domingo, 10 de junho de 2018

VINAGRE -- TEMPERE A SAÚDE COM ELE




 
Além de incrementar as receitas com seu inconfundível toque ácido, o vinagre aparece em estudos como um saboroso parceiro contra o diabetes e outros males. Esqueça a salada por um momento. Em sua longa trajetória, o vinagre já teve status de remédio, prescrito no tratamento de diversas doenças pelo doutor Hipócrates (460-370 A.C.), o pai da Medicina. Relatos dão conta de que Cleópatra (69-30 A.C.)  a rainha do Egito, incluía o vinagre no  preparo de seus rituais de beleza, enquanto os soldados romanos o consumiam como uma espécie de tônico para garantir mais vigor nas batalhas.
E ao que parece, o papel do vinagre na saúde permanece atual. Uma busca no Pubmed, a biblioteca virtual de pesquisa médica do governo americano, revela mais de 18 mil estudos com o vinagre só na última década. Há indícios de que ele colabore com a digestão, o equilíbrio do colesterol e até a perda de peso. Entre as evidências mais recentes está a do seu apoio no controle do açúcar no sangue. Junto a um estilo de vida saudável, o vinagre agrega pontos à prevenção do diabetes tipo 2.
De acordo com Carol Johnston, professora de nutrição da Universidade do Arizona, nos EU, o efeito sobre a glicemia vem do principal componente do vinagre: “O ácido acético interfere na digestão do amido no intestino”, explica a pesquisadora. Com o ácido acético em cena, menos açúcar cai na circulação, o que poupa o pâncreas de produzir mais e mais insulina – situação que pode desgastá-lo e levar ao diabetes. Carol ressalta, porém, que o vinagre não faz milagre. É preciso continuar comendo com moderação as fontes de carboidrato refinado, como pães e massas, por exemplo. O vinagre participa da saúde como ator coadjuvante.
O vinagre foi obra do acaso. Ele foi descoberto há pelo menos 8 mil anos, quando foi observado uma transformação no vinho. “Trata-se do produto da fermentação do álcool etílico por bactérias acéticas”, explica o agrônomo Celito Guerra, da Embrapa. O nome de batismo vem do latim: “Vinu agre ou vinho azedo”, conta o etimologista  Deonísio da Silva, da Universidade Estácio de Sá, no Rio. Nem só de vinho é feito o vinagre, mas de múltiplas origens, como de álcool elaborado da cana de açúcar; de hortaliças como tomate, cenoura, pepino e outros vegetais; de maçã; de outras frutas como abacaxi, carambola, figo, framboesa, tamarindo, e de vinhos branco e tinto.
Segundo a nutricionista Carol, a atuação positiva sobre os níveis de glicose acontece com a ingestão de duas colheres de sopa de vinagre, diluída em um copo com água antes das refeições. Estranhou a receita?  Carol tranquiliza: os benefícios também são alcançados por meio do uso cotidiano na salada, em mistura com o azeite, nesse caso, o ideal é utilizar uma parte de azeite e duas de vinagre. No Brasil, beber vinagre até pode causar certa repulsa, mas, em países como Japão e Alemanha, é comum encontrá-lo como aperitivo em bares e restaurantes. O perigo ronda os excessos – alguém que deixa a salada nadando em vinagre! “Se usado com moderação, não há contraindicações”, afirma o médico nutrólogo Edson Credídio, do Colégio Americano de Nutrição.
O uso do vinagre faz sucesso há muito tempo para os mais diversos fins. Como remédio, usado para manter a pele bonita, diminuindo a oleosidade, mas não deve ser usado por quem tem a pele sensível ou ressecada, e sempre diluído em água. O ácido acético dá um chega pra lá nos parasitas. O procedimento é embeber os fios de cabelos e o couro cabeludo, deixar 20 minutos e depois enxaguar. Pingue algumas gotas de vinagre em um algodão ou gaze e coloque sobre a picada do inseto. O ácido acético é eficaz para diminuir o coça-coça. Jogar vinagre no local do ataque da água-viva ajuda a atenuar a toxicidade, mas não suprime a necessidade de procurar um médico. Um pouco de vinagre, água quente e algumas gotas de óleo essencial e fazemos um escalda-pés... Eis uma boa receita para relaxar e ainda conter os fungos de uma micose.
A nutricionista Maristela Strufaldi diz que, graças à sua capacidade de realçar o sabor dos alimentos, o vinagre ajuda a diminuir nossa dependência do sal de cozinha, pois o abuso do sal é um dos patrocinadores da pressão alta. Na cozinha ou fora dela, o vinagre exerce função milenar: a de conservante. Esse ácido inibe o crescimento de fungos e bactérias, daí o uso na higiene das verduras, e serve também para limpar vidros. A dica é misturar partes iguais de água e vinagre em um borrifador para aplicar. Ainda serve para tirar odores. Para livrar do cheiro nas mãos após picar cebolas e alho, lave as mãos com vinagre e um pouco de sal.
Fonte:
Revista “Saúde é Vital” – 10/2017
+ Pequenas modificações.

Jc.
São Luís, 25/10/2017

Nenhum comentário: