terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A EDUCAÇÃO FÍSICA

  


 
Por que a educação física é importante para seus filhos? Por meio dessa disciplina e sob orientação de profissionais, os jovens aprendem e se preparam para desenvolver as habilidades de ser, conhecer, conviver e fazer – os quatros pilares que dão base ao ensino, segundo a Unesco.

Aulas de educação física significam muito mais do que atividades corporais. Por meio dos conhecimentos específicos dessa disciplina e da prática constante de atividades físicas e esportivas, seu filho/filha desenvolve competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais, psicomotoras e valores. Terá ainda que aprender a dividir tarefas, de modo a encontrar soluções para todo tipo de situação, inclusive as derrotas. Pela participação em atividades coletivas ele deixará de pensar apenas em si mesmo para contribuir com o bem-estar das outras pessoas.

A educação física ajuda o filho a se desenvolver.

Melhora as habilidades motoras, e quanto mais experiência motora seu filho desenvolver, mais preparado ele estará para corresponder aos desafios da existência; estimula as capacidades cognitivas, desenvolvendo o raciocínio lógico, exercitando o planejamento, estimulando a memória, ajudando a compreender situações e estratégias e ensinando a resolver problemas; confere domínio corporal, pois ao fazer atividades físicas e esportivas seu filho também vai testar seus próprios limites físicos, conquistando o controle sobre seu próprio corpo, e conhecendo diferentes formas de se relacionar com os outros e com o ambiente. Jogando, dançando ou lutando, se exercitando de acordo com estilos e técnicas; aprimorando as competências através da prática de atividades físicas e esportivas, do ponto de vista psicológico e intelectual, melhora a concentração e ainda promovendo a disciplina e a determinação.

A educação física ajuda a identifica os problemas corporais.

Valorizando a consciência corporal, não pretende formar atletas, mas pessoas conscientes de si mesmas e do próprio corpo, sem que o culto do corpo seja o objetivo; reeduca a postura, pois ela é fundamental para melhorar o rendimento sem prejudicar o corpo inteiro, que provoca um desconforto quando incorreta; dá o sinal de alerta como está o organismo, sendo possível detectar problemas como obesidade, desnutrição, déficit de crescimento, distúrbios biológicos e neurológicos, que podem ser tratados sem que haja problemas na fase adulta.            

 A educação física trabalha o equilíbrio emocional.

Revelando o verdadeiro desafio que não é superar o colega, mas a si mesmo; prepara para a vitória ou a derrota, pois toda prática esportiva tem altos e baixos; na vitória, festeje, na derrota se conforme; estimula a autonomia, pois é importante fazer uma escolha, mesmo nos momentos de tensão; mostre ao seu filho que nada é garantido e que cada situação tem um fim imprevisível, estimulando-o a superar os riscos para que se torne capaz de dominar as frustrações; as atividades físicas e esportivas reforça a autoestima liberando hormônios favorecendo o bem-estar e a confiança em si mesmo;  valoriza a criatividade, pois o jovem que elabora várias formas de fazer uma tarefa, terá vivência maior para enfrentar situações adversas no futuro.

A educação física ensina a trabalhar em equipe.

Mostra a importância de partilhar e entender que o mais importante é a equipe e não ele mesmo; ensina a enxergar as outras pessoas e assim, cada um é estimulado a se identificar com o outro em diferentes ambientes e situações, enfatizando que todos são iguais, mas têm habilidades distintas que ajudam a fortalecer o todo; a harmonia do conjunto só será atingida se for trabalhado o desenvolvimento de todos os integrantes, com suas diferentes capacidades e habilidades; reforça que todos são importantes cada um assumindo diferentes papéis no grupo ou equipe. Assim ele aprenderá a respeitar os outros; ensina a lidar com os riscos e situações, escolhendo esta ou aquela resposta que poderá ser benéfica para si ou o grupo; ensina a repensar as estratégias e as alternativas para várias situações vivenciadas.

A educação física reforça o valor da cooperação.

A importância de colaborar, praticando atividades físicas ou esportivas com o foco na cooperação; enquanto é instigado a cooperar para resolver um problema, ganha liberdade para se expressar mostrando o seu jeito de ser; mostrando ainda novas saídas para as situações para os problemas diários; fomenta a confiança no próximo onde deve existir uma relação de troca de informações onde aprendem a conversar sobre o que não deve ser silenciado;

A educação física ajuda na relação entre pais e filhos.

Evita a cobrança exagerada sobre o processo de construção de hábitos para um estilo de existência ativa e saudável; incentiva as escolhas do seu filho/filha, para descobrir quais as atividades físicas ou esportivas que eles mais se identificam...

 

Fonte:

Cartilha de Educação Física

Revista “Saúde” – 09/2013

+ Pequenas modificações

 

Jc.

São Luís, 29/9/2013