terça-feira, 7 de março de 2017

O STF E SEUS EQUÍVOCOS




 A Ame-Brasil recebeu com profunda surpresa a decisão tomada no dia 29/11/2016 pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, ao não considerar crime a prática do aborto durante o primeiro trimestre de gravidez no julgamento de uma clínica de aborto, em Duque de Caxias (RJ). Entendemos que essa decisão gera uma jurisprudência que irá favorecer o embasamento das decisões judiciais de outras instâncias por todo o Brasil, abrindo assim um precedente para descriminalizar o aborto até o terceiro mês de gravidez.
Lamentamos profundamente a posição tomada pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que, além de desconsiderar toda a questão médica científica, assumiu um papel de legislador, ferindo a própria Constituição Federal que deveria defender, agindo de forma prepotente e desrespeitosa em relação a população brasileira, que é na sua grande maioria contrária à prática do aborto.
Assustam-nos tais atitudes do STF neste momento em que as instituições políticas, como a Câmara Federal  e o Senado Federal, encontram-se em crise. O STF deveria ser a base de sustentação na defesa do direito primordial  e mais básico do ser humano que é a VIDA. As justificativas utilizadas para defender o aborto nessas condições, baseadas no argumento de que a maioria dos “países democráticos” e “desenvolvidos” assim o fazem, é demonstrar falta de autenticidade, autonomia,  respeito próprio e jogar fora todos os conhecimentos científicos da embriologia médica.
Cabe ressaltar que o Brasil não é um país desenvolvido. A nossa cultura não é de um país desenvolvido, a nossa educação e saúde pública não é de um país desenvolvido. Não passa de um pensamento mágico e pueril achar que copiando algo de fora possa ser “bom”  para nós  ou nos transforme em país “desenvolvido” quando nos faltam  os elementos  mais básicos  e essenciais para atingirmos essa realidade. Querer copiar coisa de fora sem estar atento e sem atender às reais necessidades internas, não é uma prática de países desenvolvidos.
Esse argumento  não serve como embasamento  para decisões
tão sérias que exigem clareza e conhecimento de causa. Sabe-se que no Brasil a mortalidade materna e infantil caíram drasticamente nos últimos anos graças a vários fatores como pré-natal, saneamento básico, aleitamento materno, melhor distribuição de renda, programa de saúde da família. O aborto           nunca deverá ser usado como fonte de enriquecimento para clinicas de abortos que nada atendem às necessidades da população carente, e ser utilizado como instrumento para controle de natalidade, simplesmente abominável. O que precisamos é de educação e melhores condições sociais com profundo respeito à VIDA.
 O que caracteriza o valor de uma sociedade é sua capacidade de proteger os mais fracos, principalmente a criança no útero  materno, o elo mais frágil da sociedade, exigindo braços fortes e sensíveis que a protejam. Esperamos que no futuro esse argumento da “maioria”  não se sobreponha às conquistas do pensamento científico, dos valores éticos, do respeito ao pensamento da maioria da população brasileira.
Nesse momento nos envergonhamos profundamente dos homens públicos que deveriam ser o esteio e o exemplo de uma sociedade justa e solidária, e querem exercer o poder que só a Deus pertence.
Gilson Luís Roberto, é presidente da Associação Médica-Espírita do Brasil   (Ame-Brasil) amebrasil@amebrasil.org.br  Publicado no jornal “O Imortal” – 02/2017
===
O crime do aborto não é praticado apenas pela mulher. São responsáveis também por ele, o parceiro que muitas das vezes, força o ato criminoso por comodismo ou por não querer assumir a responsabilidade; a família que, em nome de preconceitos e interesses outros, pressiona em favor do aborto; os patrões que não aceitam ou despedem as mulheres  grávidas. Existe ainda a sinistra figura da “exterminadora de anjos”, e as clinicas que praticam esse ato cruel, desumano e condenável.
O feto que está no ventre da mãe, desde o instante da fertilização,  já é um ser vivente, com um Espírito a ele ligado, e não apenas um pedaço de carne do corpo da mãe; pedaço esse   que ela poderá descartar a seu bel-prazer, sem incorrer  no crime que comete contra a lei de Deus. Interromper a VIDA  iniciante é um delito até mais hediondo, porque o nenê não tem condições de se defender.  A mãe ou qualquer outra pessoa, inclusive os membros da 1ª Turma do STF, cometerá um crime contra a Lei Divina, ao induzir ou tirar a VIDA de uma criança antes do seu nascimento.
As mulheres devem ter sempre em mente que, a cada mãe, Deus perguntará: “Que fizeste do filho confiado à vossa guarda?” – É possível que alguma mulher tenha praticado o aborto  sem conhecer-lhe as consequências morais, psíquicas, espirituais e o crime que cometeu. Entretanto, se acordou para a responsabilidade quanto a esse ato, esforce-se para transformar o seu arrependimento em socorro a outras crianças infelizes.
A mãe é a representante do Divino Amor de Deus na Terra, ensinando-nos  a ciência do perdão, do carinho da caridade e do amor, em todos os instantes de nossa jornada terrena. Se pudermos imitá-la  nos seus exemplos de bondade e sacrifício que constantemente ela nos oferece, por certos, seremos na existência, felizes e preciosos auxiliares do Reino de Deus. Toda mãe acha que seu filho/a será sempre a sua criança, não importando a sua idade. Vários são os nomes dessas mulheres, mas sempre a chamaremos de MÃE. . .
(Pequeno trecho extraído do artigo: “A Mulher, a Mãe”)
==
PS.  Esperamos que o STF venha a modificar a atitude tomada pela 1ª Turma, e que todos os que tomarem conhecimento deste assunto, se solidarizem com o respeito à VIDA.
Este assunto foi enviado por carta, à Presidente do STF, ao Presidente do STJ, e ao jornalista Heródoto Barbeiro, da Record News, e hoje publico no meu blog.
Jc.
São Luís, 7/3/2017

domingo, 5 de março de 2017

DICAS PARA UMA BOA SAÚDE




  O poder das fibras:  As fibras ajudam no bom funcionamento do organismo, diminuindo a absorção de açúcar no sangue e ajudando no emagrecimento e na prevenção do câncer.
 Os tipos de fibras solúveis  são: Frutas, verduras, legumes, nozes e sementes. Elas ajudam na prevenção de doenças do coração, diminuindo os níveis de colesterol. “As fibras solúveis, em contato com a água, viram uma espécie de gel que dificulta a absorção dos carboidratos pelo organismo, fazendo com que o açúcar seja absorvido mais devagar. Esse processo provoca a diminuição da produção de insulina, que é a responsável por levar a glicose para dentro das células que, em excesso, favorece o estoque de gordura na região do abdômen, auxiliando no emagrecimento”, explica a nutricionista Paula Cintra.
As fibras insolúveis  são: Grãos, tais como: a cevada, as verduras, o arroz integral, sementes, cenoura, pepino, tomate, abobrinha e lentilhas.  As fibras insolúveis melhoram a digestão, aceleram o trânsito intestinal, ajudam na eliminação das toxinas e previnem doenças do intestino. “É necessária a ingestão de água para que as fibras cumpram  seu papel, melhorando o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e outros problemas. As fibras favorecem um atraso no esvaziamento gástrico, ou seja, você fica com o estômago cheio durante mais tempo, proporcionando a sensação de saciedade por mais tempo. Esse processo favorece o menor consumo de alimentos, diminuindo a compulsão por doces e, consequentemente, auxilia no emagrecimento e na manutenção do peso corporal”, afirma a nutricionista Marcela Freitas.
O cuidado com a balança:  Manter o peso ideal unindo boa alimentação e exercícios físicos é fundamental para se ter uma existência saudável. Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde em 2012 revelam dados preocupantes: 51% da população do Brasil, acima de 18 anos encontra-se acima do peso normal, e a obesidade já atinge 27% das pessoas. Dicas para evitar os quilos a mais: a- Faça as refeições de preferência em casa; b- evite consumir alimentos em frente á TV ou o computador; c- respeite os horários de se alimentar; d- mastigue ponderadamente; e- beba bastante água; f- pratique atividade física regularmente. Conheça os benefícios de manter o peso ideal: a- dormir bem; b- ter uma pele boa; c- prevenção de várias doenças; d- evita as fadigas; e- qualidade de vida. Estar de bem com a balança não é somente uma questão de estética. O excesso de peso acarreta diversos problemas de saúde, comprometendo o dia a dia de quem sofre por não conseguir ficar no peso certo. Quilos a mais preocupam e muito, principalmente as mulheres. Certas pessoas encontram na alimentação, uma válvula de escape, que se torna um vício, difícil de ser eliminado. A pessoa se sente infeliz e desvalorizada e então passa a comer mais. “Quanto maior o peso corporal, maior as probabilidades de diabetes, hipertensão arterial, doenças osteomusculares e alterações psicossociais”, informa o nutricionista Durval Ribas Filho, da Associação Brasileira de Nutrição.
Fique de olho no peso ideal: Para fazer o cálculo, basta dividir o seu peso, pela sua altura ao quadrado. Exemplo: pessoa com 64 quilos, dividir pela altura (l,65 x 1,65 = 2,7225)  Resultado:  64 quilos dividido por 2,7225 =  23,5  *
A tabela a seguir só vale para pessoas adultas.
Tabela:  a-  abaixo de 18,5:      baixo peso
              b-  entre 18.6 a 24,9    peso ideal   *
              c-  entre 25,0 a 29,9    sobre peso
              d-  entre 30,0 a 34,9   obesidade nº 1
              e-  entre 35,0 a 39,9   obesidade nº 2
              f-  acima de 40,0   =    obesidade nº 3 (mórbida)

Levantando o astral  Para fugir do desânimo e recuperar a alegria é preciso rever o estilo de vida e adotar hábitos saudáveis. Espantar o cansaço e se livrar do desânimo não é tarefa fácil, principalmente quando se tem uma existência corrida, cheia de compromissos e responsabilidades em que as horas parecem não ser suficientes. Ter um tempo para si mesmo e estabelecer um equilíbrio entre o trabalho, o descanso e o lazer é fundamental. Para diminuir a sensação de esgotamento, pequenas mudanças em nosso dia a dia geram resultados satisfatórios e possibilitam maior tranquilidade para o corpo. O corpo sente os efeitos, como o cansaço que acarreta a indisposição.

Praticar alguma forma de exercícios é uma boa alternativa, pois eles ajudam a liberar os hormônios responsáveis pelo bom humor,
permitindo que a pessoa fique mais relaxada e tranquila, diminuindo o estresse. Entre as opções, caminhar, correr ou nadar é atividade que revigora e proporciona benefícios para a saúde. Alimentação saudável, composta de carboidratos e proteínas é fundamental para a saúde. “Quando ela é rica em gorduras, carne vermelha, frituras, doces; pobre em frutas, legumes e verduras, a sensação de cansaço, sono excessivo e dificuldades de concentração são inevitáveis, porque esses alimentos são de difícil digestão e necessitam de muita energia do organismo para metabolização”, explica a nutricionista Ligiane Loureiro.

Dormir bem combate o desânimo, e representa uma das melhores alternativas para repor as energias e se sentir renovado e com disposição para o dia seguinte. O ideal é dormir de 7 a 8 horas. Com o corre/corre da modernidade, as pessoas que dormem mal, além de ficarem indispostas, sofrem de dores musculares, falta de memória, irritabilidade e cansaço físico e mental. O lazer é importante no combate ao estresse e fundamental para nos desligarmos das obrigações e responsabilidades diárias, e dedicarmos algum tempo nas atividades que nos causam prazer e relaxamento. Muitas vezes, as simples atitudes modificam  e beneficiam a nossa existência...

Noites sem dormir A insônia afeta cerca de 20% da população mundial. Caracterizada pela dificuldade de dormir ou de mantê-lo, a insônia atinge, segundo a Associação Paulista de Medicina, muitas pessoas adultas, principalmente as mulheres, pelo problema de predisposição genética. A insônia pode ter várias causas: apneia, depressão, ansiedade, estresse, produção inadequada de serotonina pelo organismo, desequilíbrios hormonais, dores, preocupações, entre outras causas. Vale lembrar, entretanto, que não conseguir dormir bem em algumas situações estressantes, pode ser considerado normal. O problema se torna grave quando a insônia ou a falta do sono tranquilo torna-se constante. Nesse caso, o médico deve ser consultado. Um estudo da Universidade Laval, no Canadá, informa que pessoas que sofrem de insônia têm cinco vezes mais chances de desenvolver a depressão e o dobro do risco de sofre de diabetes e hipertensão. Evite exercitar-se antes de dormir; fazer refeições pesada à noite, consumir bebidas alcoólicas, café, chá preto e comer chocolate. Uma das formas que adoto para facilitar a dormida é fazer as orações do fim do dia e tomar um pouco de água bem açucarada.

Estrutura frágil A osteoporose enfraquece os ossos, causa fraturas e compromete a qualidade da existência. Caracterizada pela redução progressiva da densidade óssea, a osteoporose afeta homens e mulheres e está, na maioria das vezes, associada à terceira idade. Frágeis, os ossos ficam mais suscetíveis ás fraturas, e as mais comuns são as das vértebras, do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Isso acontece porque os ossos estão em constante renovação e a cada dez anos, em média, todo o esqueleto humano é reconstruído. Esse processo feito por células chamadas osteoclastos e osteoblastos, acontece todo tempo, sem cessar. É ele que permite, por exemplo, que o organismo se recupere de uma fratura. Com o passar do tempo – e por isso o problema está relacionado com a idade -  essa renovação celular diminui. Resultado? – Os ossos tornam-se mais porosos e frágeis, e quando essa perda óssea é maior, temos a osteoporose. Infelizmente, a osteoporose é silenciosa e muitas vezes só é percebida depois de uma fratura que parece sem sentido. Por ser tão “discreta”, a densitometria óssea, um exame feito por raio X, é importante para o diagnóstico da osteoporose. Os resultados são classificados em três faixas de densidade: normal, osteopenia e osteoporose.

Prevenção e tratamento  Praticar exercícios físicos, ingerir alimentos ricos em cálcio, tomar banho de sol para fixar a vitamina D no organismo. Com esses hábitos, a massa óssea se desenvolve de maneira forte e saudável. Depois de instalada, a osteoporose deve ser tratada após se descobrir suas causas, com medicamentos como hormônios e calcitonina de salmão.

Fonte:
Revista da Extrafarma nº 4  10-11/2013
+ Acréscimos e pequenas modificações

Jc.
São Luís, 31/10/2013
Refeito em 25/2/2017

PEQUENAS MENSAGENS ESPÍRITAS




  “Nunca deixe de sonhar por medo, de se machucar. Se o mundo usou alguém para lhe ferir, Deus usará alguém para lhe curar!”
“Nos momentos mais difíceis da sua existência, Deus lhe recomenda: Ore, confie e espere.”
“Tudo o que você semear, cedo ou tarde terá que colher. . . Nossa existência é um eterno plantio. Escolha semear com sabedoria para não se arrepender.”
“Não se orgulhe pensando “eu tenho isto” ou “tal coisa me pertence”. Nada é nosso, nem mesmo o corpo que usamos; um dia, partimos e ele fica na terra.”
“Ter fé, não significa estar livre de momentos difíceis; mas ter a força para enfrentá-los, sabendo que não estamos sozinhos nem desamparados. . .”
“A cada novo instante nós temos a liberdade e a responsabilidade de escolher para onde queremos seguir; mas é bom lembrar que tudo tem seu preço a pagar.”
“Se eu quero ser amado pelo que sou; eu devo estar disposto a amar todos ou outros como eles são.”
“Ninguém pode convencer alguém a mudar de atitudes; o portão da mudança só pode ser aberto de dentro para fora.”
“Não importa o tempo que levamos para cativar alguém; o importante é deixarmos lindas lembranças para que mesmo ausente, nos façamos presente.”
“O que não depende de nós e da nossa vontade, só nos resta acreditar que Deus está cuidando para tudo dar certo.”
“Tire um tempo em silêncio para ouvir seus protetores, mentores, amigos espirituais, seu anjo de guarda; chame-o como quiser... eles possuem muitas orientações para passar, pois somos como crianças inexperientes neste Universo em constante evolução.”
“O tempo é um tesouro divino em nossa existência, contudo, somente vale se lhe dermos o devido valor.”
“Aquele que não sabe doar, não está pronto para receber, pois, é dando que se recebe.”
“Somos humanos não somos perfeitos; cometemos erros, falhamos,  tropeçamos, nos machucamos, nos levantamos e continuamos  aprendendo e crescendo. Somos gratos  por essa oportunidade sem preço que se chama de existência!”
“Cuidemos da nossa mente e do coração, porque são deles que saem o que é bom ou ruim, e que constrói ou destrói. . .”

A cada dia que vivo e a cada passo que dou,
Levo comigo a certeza, que sozinho não estou.
Comigo está Deus, para cuidar de mim,
Amar-me e me fazer um vencedor...

Falsas ideias
-- Não me dedico ao bem porque sofro muito. Claro equívoco. A provação é inerente ao Planeta e inevitável na existência humana. Urge agir na construção do bem , para que as provas necessárias não nos encontre desprevenidos, exibindo braços cruzados.
-- Não faço preleções em torno do bem, porque carrego muitas faltas. Eis o engano. Aguardar a perfeição  para indicar o bem impedir-nos-ia de apregoá-lo, de vez que ninguém existe perfeito na Terra.
-- Não estudo porque tenho dificuldade.  Puro logro.  Obstáculos representam a condição natural de todas as aquisições começantes que, reclamam tempo e abnegação para se firmarem. Se a semente dissesse que não tinha vocação de ser planta viva, desistindo de lançar no solo o seu próprio embrião, ninguém encontraria os benefícios da árvore.
-- Não faço oração porque não possuo merecimento.  Mera ilusão.  A oração é recurso mais imediato para as criaturas ainda distantes das esferas celestiais. A prece não altera o terreno acidentado  em que uma pessoa se encontre; no entanto, é uma luz que aponta o caminho certo.
Suportas em casa grandes flagelações, qual se te visses em praça inimiga, carregando  o coração cravejado de farpas, e acalentas a ideia da morte, como se devesses abreviar o tempo da provação. No entanto, para lá do horizonte físico, multidões de almas afetuosas solicitam com fervor, posição semelhante àquela em que te achas, de modo a reencontrarem os adversários de outras eras na forma de entes queridos, a fim de resgatar os débitos do passado... Acalma-te, reconsiderando atitudes. Tua posição de hoje, por mais terrível, compõe o caminho ideal para a felicidade perene que te laureará na luz do amanhã.
Todo Espirito que reencarna na Terra, sempre transporta consigo determinados conhecimentos adquiridos em existências anteriores antes de iniciar uma nova romagem na escola física.                  Paganini, aos 4 anos, é reconhecido exímio violinista;              Beethoven, aos 6 anos,  dá notáveis concertos;                         Goethe, aos 6 anos, escreve em seis idiomas;                            Pasteur, aos 7 anos, formula um processo de manipular ácidos; Caruso,  aos 9 anos, aparece como tenor consagrado;              Newton, aos 10 anos, é conferencista de assunto científico;       Edison, aos 10 anos, registra inventos diversos;                          Hansen, aos 12 anos, torna-se bacteriologista;                             Einstein, aos 12 anos, desfruta fama de matemático;                Byron, aos 13 anos, compõe admiráveis poemas;                       Volta, aos 13 anos, articula o acumulador de energia;                Galileu, aos 17 anos, estatui a lei do isocronismo do pêndulo.  Toda precocidade no bem  aponta compromisso anterior da alma. Que nem a doença  e nem o desgaste físico te possam estagnar o apostolado constante no bem.
Afirmam que a caridade está a caminho do desaparecimento, pois que, em se elevando gradualmente o padrão da existência terrena, dia virá no qual ás populações não mais carecerão de assistência, de vez que o futuro lhes conferirá a benção do lar, a luz da escola, o alimento básico, o vestuário seguro, o transporte fácil e o trabalho compensador.  Realmente esse é o supremo desejo de todos nós quanto à existência terrena. Porém, até lá, torna-se mister remediar os infortúnios e os males ocultos que atormentam o Espírito humano, envolvido nas redes das provas necessárias e justas, seja por exigência da evolução, seja pelos impositivos de causa e efeito. É muito fácil dar do que tempos; difícil é dar de nós mesmos.
Ideias e ideais:                                                                      
Assim como a melodia nos encanta os ouvidos, o perfume nos delicia o olfato, a paisagem nos felicita as retinas, a iguaria nos deleita o paladar, a ideia nos ilustra e alimenta o cérebro; dirige teus passos e conduze-os com segurança, seja no espinhal dos dias tempestuosos ou no remanso das horas tranquilas. O Espírito não
vive sem ideias e nem as perde com o fenômeno da morte; mesmo contra a vontade, vê-se obrigado a pensar. Imanizada a esse ditame do próprio existir, a alma sofre ou sente prazer até dormindo, através de pesadelos ou sonhos alegres. Quem odeia, retém ideias parasitas e tóxicas; quem nada faz de produtivo guarda ideias estéreis e improdutivas. Quando pensas: -- Eu posso! Tenho força e devo perseverar! – Essa ideia tem mais importância do que riqueza, autoridade ou prestígio humano que te possam favorecer. Surge a ideia, logo após é ideal e todo ideal é destino, na forma que lhe queiramos dar. A boa ideia, no momento da necessidade, é solução que surge inesperadamente e não tem preço...

Fontes:
Lar Espírita Fraterno – Internet.
Livro: “Seareiros de Volta” de Waldo Vieira.

Jc.
São Luís, 24/2/2017