quarta-feira, 30 de agosto de 2017

VAMOS APRENDER A ECONOMIZAR ?






  Você tenta economizar mais quando chega o fim do mês conclui, mais uma vez, que não sabe como economizar. Sabemos que essa é uma tarefa difícil, mas a boa notícia é que ela pode se tornar um pouco mais fácil, com as dicas que vamos apresentar em seguida:
1- Registre todas as suas despesas. Como você pretende controlar suas finanças se você não sabe exatamente o quanto gasta por mês? Este é o primeiro passo para quem quer começar a fazer seu controle financeiro. Para ajudar nessa tarefa, você tem duas opções:  a- Guardar todas as notinhas de compra e do cartão e anotar cada uma das suas despesas em uma planilha de gastos.  b- Escolher uma ferramenta de controle financeiro, para todas as suas movimentações bancárias.
2-  Crie metas para seus gastos.  Agora que você já sabe qual a sua despesa mensal, é necessário criar metas para as despesas, dividindo-as por categorias:  Exemplo: 50% da renda para os gastos essenciais: Todos aqueles necessários para se manter no dia-a-dia: Moradia, alimentação, transporte, educação, etc.; 35% da renda para as prioridades financeiras se você estiver endividado, sua prioridade será sempre quitar as dívidas; 15% da renda será destinado aos gastos relacionados a hobbies, lazer e compras no Shopping, etc.
3- Despesas para cima; renda para baixo.  Na hora em que estiver criando as metas para seu orçamento, arredonde sempre as despesas para cima e a renda para baixo. Afinal a avó já dizia: “É sempre melhor sobrar do que faltar”. Pague suas contas no mesmo dia. Mude a data de vencimento de todas as suas contas para dois ou três dias após o dia em que vai receber o salário. Assim fica bem mais fácil de organizar o dinheiro que entra, e você já paga tudo que deve e fica com o restante para passar o mês.
4- Crie prazos para seus objetivos.  Você quer quitar suas dívidas? Até quando? Quer juntar dinheiro para realizar um sonho? De hoje a quanto tempo? Quando  as metas têm datas ficamos mais motivados para cumpri-las no devido prazo. Fale sobre dinheiro com a família. Se você é casado, o tema fianças deve fazer parte do dia-a-dia do casal. Se há filhos, o mesmo vale para a família. Transparência e sinceridade são caminhos indispensáveis para organizar as finanças familiares.
5-  Busque outras fontes de renda.  Para que ficar dependendo apenas do seu salário, quando você pode conseguir um trabalho freelance para fazer nos fins de semana? Ou transformar seu hobby em uma nova fonte de renda?
6- Previna-se se sua renda for variável. Os profissionais liberais e autônomos costumam ter dificuldades em planejar sua renda mensal. A dica é olhar para os últimos 12 meses e identificar a renda máxima, a mínima e fazer á média. De preferência os gastos essenciais para o dia-a-dia devem caber na renda mínima. Nos meses em que ganhar acima da média, mande a diferença para a poupança. Exemplo: Renda mínima de 3 mil, renda máxima de 5 mil; a renda média é de 4 mil. No mês em que você ganhar 4,5 mil, deve colocar 500 reais na poupança.
7-  Dê férias ao cartão de crédito.  O grande problema de quem tem cartão de crédito, é ter a falsa impressão  de que tem uma renda maior do que na realidade. Dessa forma, uma boa estratégia para quem está aprendendo como economizar dinheiro é tirar o cartão de crédito da carteira por alguns meses, evitar compras supérfluas e passar a pagar  à vista.
8-  Vá fazer compras com dinheiro.  Outra dica infalível para quem não quer gastar mais do que o necessário, no supermercado ou no shopping, é ir fazer compras com o dinheiro contado na carteira. Assim, nos preocupamos mais em saber quanto estamos gastando e caso o valor final fique acima da meta, seremos obrigados a deixar algumas coisas que são dispensáveis nas prateleiras.
9-   Para de se consolar com compras.  Depois de uma semana  difícil de trabalho, é muito comum cedermos a um impulso de consumo com o pensamento: “Eu mereço comprar isso.”  A questão não é de merecimento. É claro que você merece afinal, você trabalhou duro, mas a questão nessa situação é priorizar (ou não?) seus objetivos financeiros. Seja firme na sua atitude.
10--  Aproveite mais os pequenos prazeres da vida.  Uma volta no parque, uma caminhada na praia, um cochilo na rede, um piquenique no jardim, uma brincadeira com filhos, assistir um filme comendo pipoca, em uma tarde,  ler um livro, podem ser
bem mais divertido e recompensadores do que programas caros. Comece a valorizar mais as coisas simples da vida que nos dão mais prazer. Sua mente e seu bolso agradecem.
11-  Se você tem dívidas.  Preocupe-se em quitá-las. Se você está endividado, sua primeira prioridade financeira deve ser quitá-las. Se conseguir pagar à vista, é preferível para conseguir um bom desconto nos juros. Se não, faça uma contra proposta aos credores para conseguir parcelas que caibam no seu orçamento. Caso esteja em modalidades caras de crédito, como cheque especial ou rotativo do cartão de crédito, avalie pegar um empréstimo com juros menores. Com o dinheiro, você quita as dívidas e passa a pagar menos juros.
12-  Se você não tem dívidas.  Crie uma meta de poupança mensal. Sem dívidas você pode poupar pelo menos 10 ou 15% da sua renda todos os meses. Se achar difícil guardar, por exemplo, 600 reais por mês, divida a meta por semana 150, ou até por dia 20 reais. Encare a poupança mensal como mais uma de suas despesas. No dia em que seu salário cair ou precisar de reforço financeiro, você sabe onde vai encontrar.
13-  Planeje seus pagamentos parcelados.  Se você tem a opção de comprar  parcelado sem juros, utilize o cartão, mas guarde o valor correspondente em um investimento (pode ser até na poupança) pelo período em que estiver pagando. Dessa forma sua economia estará garantindo sua compra, e, enquanto não está pagando juros, seu dinheiro estará rendendo bons lucros.
14- Crie um dia “zero gastos” uma vez por semana.  Mesmo que você não abra a carteira, você ainda estará gastando dinheiro em coisas como aluguel, seguro, água luz e telefone. Mas, mesmo assim, você ainda pode controlar o dinheiro que tem na carteira. O ideal é colocar esse dia do “zero gastos” no calendário para que se torne um sistema consistente.
15-  Torne seu objetivo visível.  Se você está economizando com um objetivo específico, como uma festa de casamento ou uma viagem dos sonhos, tente tornar essa meta visível ao seu redor. Vale um mural de fotos da paisagem da viagem na geladeira, há até mesmo quem cole cartões com recados para si mesmo, como Atenção: Casamento ou viagem. Também vale fazer programação com as datas, para quando a meta for realizada,  pesquisando os preços e as despesas.
16-  Reduza os gastos  necessários.  Economizando um pouco aqui e um pouco ali, sua conta no fim do mês vem mais baixa. Para isso confira as dicas:
- Tome banhos mais curtos;                                                              
- Desligue os aparelhos após o uso;
- Evite abrir a geladeira sem necessidade;
- Pesquise os preços nos supermercados;
- Compre os produtos da estação (mais baratos);
- Não fique pendurado no telefone ou celular;
- Experimente diversões gratuitas como passear no parque, ler um livro emprestado da Biblioteca Pública, apreciar um por do sol, visitar uma praia ou bater um papo com um amigo.

17-  Guarde o troco das compras.  Agora que você tem um objetivo maior, não sinta vergonha de guardar o troco quando lhe derem, na feira ou no supermercado. Pelo contrário, enxergue esse dinheirinho como uma recompensa pelo trabalhão que teve de escolher as frutas e legumes; chorar por um desconto e gastar sola de sapato sob o sol nas idas e vindas. Lembre-se de que de real em real se chega ao milhão.

18- Sempre que comprar não esqueça o desconto.  Nem sempre o preço do estabelecimento é o preço real. Muitas vezes o produto poderia ser vendido por um preço de 5% ou 10% menor, mas é óbvio que isso não é de interesse do comerciante. Mas como conseguir esse desconto? É muito simples; basta pechinchar, pedir desconto é uma boa maneira de negociar um preço menor e conseguir uma economia.  Peça  abatimento,  agrado, desconto, promoção e tudo o que venha a baixar o preço do produto.

19-  Envolva as crianças no hábito de poupar.  Muitas vezes achamos que as crianças são muito pequenas ou imaturas para entenderem a importância de poupar ou guardar. De maneira simples e sem trazer peso aos seus filhos, ensine-os desde pequenos, o valor do dinheiro e como economizar, guardando moedinhas em um cofrinho.

20-  Analise seu gasto com transporte diário.  O carro além de gerar despesas com lavagem, peças, combustível e seguro, pode exigir ainda que pague estacionamento ou pedágios, gerando muito mais gastos no orçamento. Veja se compensa, por exemplo, trocar o carro pelo ônibus integrado (um bilhete mensal com o metrô e ônibus). Você economiza e também tem mais qualidade ao não ter de enfrentar o trânsito caótico, no volante, podendo aproveitar seu tempo para o estudo ou a leitura de um livro. “O  Evangelho” de Allan Kardec é uma boa sugestão, para esclarecimento e conhecimento.

21-  Reveja os pacotes que você assina.  Hoje em dia a TV, Internet, telefone podem estar fazendo você gastar mais do que o necessário e nem tenha se dado conta. Veja com a sua operadora se existe a possibilidade de montar um pacote de serviços em conjunto, que costumam sair muito mais em conta do que contratar planos individuais para cada um destes usos.

22-  Economize nas contas de água e energia.  Utilize baldes para limpeza em vez de mangueiras. Não deixe a torneira aberta enquanto toma banho ou esteja a lavar algo. Aproveite a luz solar e troque as lâmpadas pelas mais econômicas e não deixe as lâmpadas acesas sem necessidade. São pequenas atitudes que fazem uma diferença grande no final do mês.

23-  Faça mais refeições em casa.  Comer fora com certeza é um dos maiores gastos que uma pessoa possa ter. Analise o quanto você está gastando diariamente para comer fora. Se for possível leve seu almoço de casa (marmita) o que lhe ajuda a montar seu próprio cardápio e a ter opções mais saudáveis. Deixe aquele restaurante que gosta, para ocasiões especiais. O mesmo vale para a pizza do meio da semana.

24-  Boa sorte e espero que tenha entendido a receita.  Aqui você aprendeu excelentes dicas para começar economizando dinheiro hoje mesmo. Muitas vezes economizar não é tarefa fácil, mas seguindo estas dicas, sei que você terá sucesso. E então, você já conseguiu descobrir onde está gastando demais? Viu como economizar dinheiro no seu dia-a-dia pode ajudá-lo a ter dinheiro sobrando e até começar a poupar?

Fonte:
Caçador de Palavras nº 63
Consulte Editora
+  Pequenas modificações e acréscimos.

Jc.
São Luís, 15/8/23017

DINHEIRO TRÁS MESMO SAÚDE E FELICIDADE?





  O dinheiro possibilita à pessoa ter conforto, bem-estar, luxo, bens terrenos e comodidades, porém não dá a paz, a saúde nem a felicidade, e ainda, não evita a velhice e a morte. A riqueza, sem dúvida, exerce uma vertigem e uma fascinação que provoca ás paixões, excitando a vaidade, o orgulho, o egoísmo, a vida sexual, sendo ás vezes, até instrumento de crimes e de perdição. Deplora-se o uso que certas pessoas se sacrificam e fazem de tudo para conseguir a fortuna e mais lamentável ainda é o uso que algumas fazem dela, utilizando-a para prejudicar e causar males aos seus semelhantes. Porém, bem empregada, a riqueza concorre para o progresso e o bem-estar da Humanidade contribuindo ainda no processo moral e intelectual das pessoas. Sabe-se que os bens da Terra pertencem a Deus e o ser humano é apenas o usufrutuário desses bens, por um determinado tempo. Essa é a razão porque a riqueza está sempre mudando de mãos.
Vejamos a saúde nos casos de duas pessoas:
João tem 40 anos, é obeso e respira com dificuldade. No emprego, onde ganha bem, fica sentado o dia inteiro. Almoça rapidamente, em geral, comida nada saudável. Transporta-se só de carro e fica nervoso no trânsito. Chega quase sempre em sua casa exausto e sem tempo para se divertir com os filhos. Vai deitar e dorme com a televisão ligada, e ao dormir, sua esposa diz que ele ronca demais! Por essas e outras, João tem grande risco de virar diabético e sofrer ainda, possivelmente, um infarto.
Pedro tem 35 anos, está em forma, faz atividade física diariamente, não se estressa no trânsito com o congestionamento. Trabalha alegre  sabendo que depende desse trabalho para manter a família e quando chega em casa, brinca com seu filho, come bem e sem pressa, e dorme tranquilamente sem roncar.
Detalhe dos dois: Pedro ganha um terço do salário de João. Então se pergunta quem tem melhor qualidade de vida? Não é difícil adivinhar; ou seja, saúde e felicidade não dependem somente de  dinheiro, mas de outras coisas também.
Muitas enfermidades se originam também no temperamento desajustado, nas emoções em desalinho, em influências negativas em virtude dos pensamentos negativos. A ansiedade, o medo, o pessimismo, a revolta, o ciúme, o ódio, são responsáveis por males que ainda não se encontram catalogados, prejudicando a saúde física, emocional e mental das pessoas. Esforce-se por permanecer em paz, cultivando pensamentos bons que lhe propiciarão sempre  alguns benefícios.

A felicidade talvez seja uma das maiores ambições do ser humano.  Mas, como descrevê-la? A felicidade acontece aos que permitem senti-la na alma, aos que querem fazer mais do que apenas viver.  Encontramos a felicidade nas crises de riso, nas lágrimas de alegria e contentamento, nas músicas especiais que nos envolve de emoções, que nos trás à memória, recordações agradáveis. A felicidade está também na saudade dos que se foram; na companhia de amigos e também num grande amor.  A felicidade não se compra e não se vende, nem é trocada, pois é um sentimento que as pessoas conquistam. Busque a sua felicidade onde quer que ela esteja; mesmo além do horizonte.

Ela existe na Natureza, nos olhos de uma criança, na lembrança do ancião, no sentimento de uma mãe. Peça para a existência, dose extras de dias felizes. Ela é encontrada também nos sonhos, nas sensações prazerosas e nos desejos, contribuindo sempre para que você seja feliz. A alegria e o amor são os elementos básicos para se conquistar a felicidade e também para a nossa paz mental. Não se esqueça de demonstrar  alegria e amor nas oportunidades que lhe aparecem  e verá que a paz e a felicidade estão dentro de você.
Quem  tem riqueza e guarda com avareza os dons de Deus, e não sabe ajudar o próximo e nem sabe dar uma boa palavra, é pobre.

Agora eu pergunto: Como está o seu dia a dia? Você está com saúde, dorme bem, alimenta-se normalmente, passa o tempo com a família, exercita-se e, acima de tudo, tem prazer na existência? Se você responder que sim, que bom!  Você com certeza é um ser feliz e deve se esforçar para manter essas metas que lhe traz felicidade.
Fonte:
Revista “Saúde é Vital” – junho de 2015.
Dr. Alfredo Halpern,
médico Endocrinologista do Hospital das Clínicas.
+ Acréscimos.

Jc.
São Luís, 18/5/2017