terça-feira, 10 de março de 2015

PARA SER FELIZ





  “A felicidade é algo tão sublime que multiplica quando se divide”.
Vivemos num Universo cheio de mistérios e num mundo cheio de contradições. Mas qual é o maior mistério? É a existência humana. Até onde você se conhece? Apesar da grandeza da vida, o ser humano não cuida com carinho da sua existência. Algumas pessoas só procuram mudar sua vivência quando sofrem um infarto. Muitas outras só descobrem que eram felizes, quando perdem a saúde ou as pessoas que mais amavam.
Dos miseráveis aos abastados, dos incultos aos intelectuais, todos querem ser felizes; mas para muitos, ser feliz é uma miragem. Muito se fala, mas pouco se conhece sobre o que é a felicidade... Ser feliz não é ter uma existência sem perdas, frustrações e sofrimentos; feliz é ser alegre, mesmo se vier a chorar; é viver intensamente e nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos; é dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque; é ser sempre jovem, mesmo que os cabelos fiquem brancos; é amar os pais, mesmo se eles não o compreendem; é contar histórias e cantar para os filhos e netos; é agradecer muito, mesmo se as coisas derem errado, e transformar os erros em lições de vida.
Ser feliz é sentir a beleza da natureza, a brisa do vento no rosto, o cheio da terra molhada pela chuva, é extrair das pequenas coisas, grandes emoções, é encontrar todos os dias, motivos para sorrir, até mesmo de suas próprias tolices; é não desistir de quem se ama, mesmo com algumas decepções; é ter amigos para repartir as lágrimas e dividir as alegrias; é enfim, agradecer a Deus pela vida (Espiritual) e pelas existências terrenas...
Quem conquista uma existência feliz?  Será que são as pessoas mais ricas, os políticos mais poderosos ou os intelectuais mais brilhantes? Não!  - São os simples e humildes que superam os desejos e as ansiedades, vencendo o mau humor e os traumas.
Nunca tivemos um avanço tão grande na Tecnologia, mas o ser humano nunca experimentou tantos transtornos psíquicos; nunca tivemos tanto conforto, a geladeira, o telefone, o veículo, e nunca tivemos tantos meios de prazer, o cinema, a televisão, a Internet, mas o ser humano nunca se sentiu tão solitário e tão triste. A sociedade moderna se tornou uma fábrica de estresse e vivemos nesse mundo maluco. O que fazer?  Mudar de planeta não é viável.
Viver como eremita não vai adiantar, pois levaremos nossos problemas aonde formos; refugiarmo-nos no álcool e nas drogas, como muitos jovens fazem só leva á miséria e destrói a existência; fingir que nada está acontecendo é fugir da realidade. A verdade é que vivemos num mundo complicado, mas não adianta desistir, pois é nele que devemos trabalhar ser responsável e tentar ser feliz.
Se sua existência se transformou numa rotina cheia de tédio, se lhe falta prazer, alegria e encanto, é porque você não reconhece e não aprecia a natureza. Desperte!  Ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalho sem fadigas e um relacionamento sem decepções. Ser feliz é encontrar forças no perdão, esperança nas lutas e amor no coração; ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, crises e incompreensões; ser feliz é agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da existência; ser feliz é ter coragem para ouvir um “não”, é ter tranquilidade para receber uma “crítica” mesmo injusta; é curtir os pais, beijar os filhos e aceitar os amigos mesmo que eles o magoem nas verdades; ser feliz é deixar viver a criança simples que vive dentro de cada um de nós; é ter maturidade para falar “eu errei”, ou a ousadia para dizer “me perdoe”, é ter sensibilidade para dizer “eu preciso de você”, e ter a capacidade de expressar “eu te amo”. Talvez não saiba, mas há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
A existência é tão breve e, feliz, os que usam a cabeça para progredir e não para sofrer... Seja alegre mesmo quando vier a chorar; seja jovem, mesmo quando o tempo passar; tenha esperança, mesmo quando sofrer frustrações, e não deixe de sonhar, mesmo quando vier a fracassar; amanhã será um novo dia. Seja apaixonado pela existência e descubra que você é um ser humano especial para alguém...

Fonte:
Livro “Dez leis para ser feliz”
Autor: Augusto Cury
+ Supressões, acréscimos e modificações.

Jc.
São Luís, 01/10/2014