segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O CULTO DO EVANGELHO NO LAR




 
A reunião dos familiares para o Culto do Evangelho no Lar tem as seguintes...

 

FINALIDADES  (*)

 

1º-  Evangelizar a família;

2º-  Unir a família proporcionando-lhes paz;

3º-  Estudar em família as diretrizes do Evangelho;

4º- Proporcionar momentos de diálogo e  reflexão sobre  os  problemas  que afligem  o  ser  humano, à luz dos ensinamentos Cristãos;

5º-  Cultivar o hábito salutar da oração em família;

6º- Higienizar o lar através  de  pensamentos  e  sentimentos elevados, criando  um  padrão vibratório de harmonia;

7º- Auxiliar a família a enfrentar e superar as dificuldades materiais e espirituais, mantendo á fé e a esperança pela Oração e a Vigilância;

8º-  O  berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma.

 

O Mestre disse:  “Onde estiverem em meu nome, duas ou mais pessoas reunidas, aí eu estarei presente”.

 

 

 

PROCEDIMENTOS        

 

Escolhe-se um dia na semana e uma hora em que seja possível a presença dos familiares, observando-se com rigor o dia e o horário que deverá ser de ½ á 1 hora a reunião, com constância e pontualidade, para facilitar a assistência espiritual.

A direção do Culto do Evangelho no Lar caberá a um dos cônjuges ou a pessoa que disponha de maiores conhecimentos doutrinários.

Antes do início da reunião, prepara-se o local, colocando sobre a mesa, o Evangelho de Jesus e outros livros, e um copo com água, para ser beneficiada pelos Benfeitores Espirituais, em nome de Jesus.

 

ROTEIRO PARA O CULTO

 

1- Leitura dos itens de (Finalidades) (*)

2- Prece inicial

3- Leitura de uma mensagem ou de um trecho de um livro

4- Leitura, estudo e comentário do Evangelho de Jesus

5- Prece final de encerramento.

 

OBSERVAÇÕES

 

1.1- A leitura inicial tem por objetivo preparar o ambiente e proporcionar o equilíbrio emocional, a fim de facilitar melhor o aproveitamento das lições apresentadas;

 

1.2- A prece  inicial   deve   ser   em   tom  de  voz  audível  a  todos  os   presentes,   de   forma   simples   e espontânea, que deverá ser acompanhada pelos demais, mentalmente em silêncio. Na prece pode-se pedir o amparo de Deus, para os necessitados e sofredores do corpo e da alma, para  o lar onde o Evangelho está sendo estudado, os presentes, os parentes e amigos, seus lares, pela Paz na Terra e por toda a humanidade, constituída de encarnados e desencarnados;

 

1.3- Leitura de uma mensagem ou de um trecho de um livro que trate de temas morais ou evangélicos;

 

1.4- O estudo do Evangelho deve ser feito em  seqüência  para o conhecimento  gradual  e ordenado dos ensinamentos  que o livro contém. Poderá ser feito comentários sobre o trecho lido,  buscando-se a necessidade da sua aplicação no dia-a-dia;

 

 

1.5- A prece de encerramento será feita por um dos presentes, agradecendo  as  bênçãos recebidas  no Culto do Evangelho  no  Lar, pela  Paz, pelo dia,  pelas lições e ainda pedindo a fluidificação da água que está sobre a mesa, pelos Protetores Espirituais, presentes a reunião.

 

Finaliza-se a prece, encerrando-se a reunião com as palavras: “Assim seja, se for da vontade de Deus e do nosso merecimento”.

 

Após o encerramento da reunião, todos devem beber um pouco da água fluidificada.

 

==============================================================

                            

 

Joanna de Ângelis  descreve os benefícios do Culto do Evangelho no Lar, na obra “Messe de Amor”, dizendo: “Dedica uma noite da semana, ao Culto do Evangelho, a fim de que Jesus possa estar em tua casa. Prepara a mesa e coloca sobre ela um copo com água; abre o Evangelho e estuda a mensagem e ora para que Jesus venha visitá-los. Quando a família ora e os corações se unem em fé, o equilíbrio oferta consolo e a paz derrama saúde para todos, e a rua recebe os benefícios da comunhão com o Alto”.            

 

==============================================================

 

PRECE  DOMINICAL  (PAI NOSSO)                                                                                                                 

 

 

Pai nosso que estás em todo o Infinito e no nosso íntimo,

Santificado seja o vosso nome,

Venha a nós o Vosso reino de Paz e Amor,

Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Universo.

 

O pão nosso, de cada dia,

Nos daí hoje, amanhã e sempre que merecermos;

Perdoa Bom Pai, as nossas dívidas, nos possibilitando resgatá-las

E nos dai forças para também poder perdoar os nossos devedores

Não nos deixeis cair nas tentações das nossas próprias inferioridades,                                                                                                                                                                                     

E livra-nos do mal que ainda existe em nós mesmos

Porque sois todo Bondade,  Amor,  Justiça e toda a Misericórdia.

 

Assim seja, Senhor, se for da Vossa Vontade; e do nosso merecimento.

 

 

 

 PRECE  DE  FRANCISCO  DE  ASSIS       

 

SENHOR,

Fazei-me instrumento de Vossa Paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver a injúria, que eu leve o perdão;

Onde houver a dúvida que eu leve a fé;

Onde houver desespero que eu leve a esperança;

Onde houver trevas que eu leve a luz;

Onde houver tristeza que eu leve a alegria.

OH! MESTRE, permiti que eu procure mais consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

Amar, que ser amado.

Porque é dando que se recebe;

É perdoando que se é perdoado.

E é morrendo que se vive para a vida eterna.

 

==============================================================

                                         

PRECE  DE  CÁRITAS

 

Deus, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, daí a força àquele que passa pela provação; daí luz àquele que procura a verdade, ponha no coração do homem a compaixão e a caridade.

 

Deus daí ao viajou a estrela-guia; ao aflito a consolação; ao doente o repouso. Pai, daí ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor, que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade Senhor, para aqueles que não vos conhecem, esperança para aqueles que sofrem.

 

Que a Vossa bondade permita aos Espíritos Consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé. Deus, um raio, uma faísca do vosso Amor pode abrasar a terra. Deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até vós como um grito de reconhecimento e amor.

 

Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Poder... oh! Bondade...  oh! Beleza... oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte alcançar a vossa misericórdia. Deus nos dê a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós. Nos dê a caridade pura; nos dê a fé e a razão; nos dê a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde deve refletira vossa santa e misericordiosa imagem...

 

OBS:

Esta prece foi ditada pelo Espírito de Cáritas,

para a médium Mme. W. Krell, em 25/12/l873

 

Atenção:

Uma destas orações, devemos fazer todos os dias ao levantar, agradecendo por mais um dia de existência para o exercício do bem, e ao deitar, pelo dia que passou cheio de bênçãos, de resgates, de harmonia de alegrias e de paz.

 

                                 

RETRATO  DE  JESUS

 

“Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existe nos nossos tempos, um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é proclamado com o profeta da verdade, e os seus discípulos dizem que é filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado; em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus; ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma só palavra: é um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto, e há tanta majestade no rosto, que aqueles que o veem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura, são distendidos até as orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes.

 

Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos nazarenos, o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis.  A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, mas separada pelo meio, seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros, o que  surpreende é que resplandecem no seu rosto como raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplandece, apavora, e quando ameniza, faz chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade.

 

Diz-se que nunca ninguém o viu sorrir, mas antes, chorar. Tem os braços e as mãos muitos belos; na palestra, contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele se aproxima, verifica-se que é muito modesto na presença e na pessoa. É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua Mãe, a qual é de uma rara beleza, não se tendo, jamais, visto por estas partes uma mulher tão bela, porém se a Majestade Tua, ó César, deseja vê-lo, como no aviso passado escreveste, dá-me ordens, que não faltarei de mandá-lo o mais depressa possível.

 

De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que esse tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o têm como Divino e muitos me querelam, afirmando que é contra a lei de Tua Majestade; eu sou grandemente molestado por estes malignos hebreus.

 

Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo, aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido.

 

Vale da Majestade Tua, fidelíssimo e obrigadíssimo... Públio Lêntulo, presidente da Judéia”.

L’indizione sétima, luna seconda”.

 

OBS:  (Este documento foi encontrado no arquivo do Duque de Cesadini, em Roma. Essa carta, onde se faz o retrato físico e moral de Jesus, foi mandada de Jerusalém ao Imperador Tibério César, em Roma, ao tempo de Jesus.)

 

 

 

Jc.

 

São Luís, 24/7/2009

Refeito em 18/11/2013