quarta-feira, 27 de julho de 2016

BEBA MAIS ÁGUA, TENHA MELHOR SAÚDE.






 Aumentar um pouco o consumo diário de água já faz diferença para baixar o ganho calórico – especialmente quando ele vem de produtos cheios de açúcar e gordura.
Sabe aquele copinho de água que oferecem a você em situações corriqueiras, como no consultório médico, no salão de beleza ou de manicure, em uma loja? Pois a decisão de tomá-lo pode fazer um bem danado à sua saúde, sobretudo se estiver controlando o peso. Foi o que concluíram cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, após analisar os padrões alimentares de 18 mil pessoas, aproximadamente.
De acordo com a pesquisa, acrescentar de um a três copos de água à sua rotina, propicia um maior controle sobre o apetite e uma redução de 68 a 205 calorias no consumo diário. Os cientistas ainda perceberam que esse reforço na hidratação baixou, em paralelo, a ingestão de açúcar, colesterol e sódio. Para termos uma ideia, quem tomou três copos extras de água chegou a ver uma diminuição de 18 gramas de açúcar, 21 miligramas de colesterol e até 235 miligramas de sódio entrando no organismo ­– números pra lá de expressivos. Ou seja, investir mais (e mesmo que de forma modesta) no consumo de água, não traz benefícios apenas em termos de perda de peso, pois, pessoas com colesterol alto e tendência a problemas cardiovasculares também saem ganhando.
É prudente ressaltar que estamos falando aqui do consumo de água pura, e não de outras bebidas como refrigerantes e sucos. Raquel Labonia, nutricionista da WelMove Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, na capital paulista, alerta que essas outras bebidas fornecem muitas calorias, sem falar em açúcar e sódio. Ao privilegiá-las em vez da água, no dia a dia, é mais fácil ocorrer o efeito inverso ao que foi apontado na pesquisa americana.
Mas de onde vem esse poder de saciar da água? – Ruopeng, epidemiologista e autor do estudo, explica: “A ingestão de água faz o estômago dilatar  e, assim, nos sentimos mais satisfeitos, o que aplaca o desejo por alimentos calóricos”. Isso ajuda a entender por que o consumo de açúcar caiu tanto entre as pessoas que apostaram no líquido transparente.
Raquel ainda lembra que ás vezes confundimos sede com fome.
Por essa razão, quem está sempre hidratado tende a comer menos ao longo do dia – outro fator que contribui para a economia de calorias, açúcar, colesterol e por aí vai... Apesar do trabalho não ter avaliado em que momento as pessoas tomaram água. Ruopeng diz que uma boa pedida é tomar uns goles antes das principais refeições. Ora, quem chega à frente do prato com a sensação de barriga cheia provavelmente pegará mais leve nas garfadas.
O endocrinologista  André Elias, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, afirma que recorrer a água após as refeições também tem suas vantagens. É que ela ajuda a formar o bolo alimentar, facilitando a digestão e a absorção dos nutrientes.
Pelo visto, aceitar aquele copínho de água despretensioso que nos é oferecido, é um ato de gentileza para com o nosso próprio corpo e a nossa saúde.
Mesmo que você já consuma a quantidade de água adequada para seu corpo, vale a pena colocar um copo de água extra na rotina. Se a sede for muita e quiser beber mais, não há problema: Até 5 litros diários são positivos. Entretanto, as encrencas, como alteração nos níveis de sódio no sangue, só aparecem ao se ingerir algo como 10 litros de água durante o dia. O ideal é: 40 mililitros por quilo de peso corporal. Exemplo: Uma pessoa que pese 70 quilos deve ingerir 2,8 litros de água por dia...

Fonte:
Revista “Saúde é Vital” - 04/2016
Reportagem de Mariana Toledo

Jc.
São Luís, 20/4/2016

I N T E R E S S E S






 O que na existência se faz por interesse? – Ou, o que na existência se faz sem interesse? – Esta é uma pergunta bem interessante. Vejamos então o assunto.

Interesses existem de todas as maneiras e formas. Existe o interesse direto como o indireto, que tanto pode trazer vantagem ou não. O interesse, às vezes, está oculto e dele não nos damos conta sem uma análise profunda.

Há o interesse de existir materialmente para evoluir, por isso o espírito reencarna. Existe o interesse de continuar a existência, por isso respiramos e nos alimentamos; existe o interesse de permanecermos vivos, por isso, quando doentes, logo procuramos um meio para nossa cura, além do interesse de querermos nos livrar dos sofrimentos que a doença trás; existe até o interesse de morrer, quando a pessoa já bastante idosa ou bastante sofredora, debilitada e desesperança deseja a morte, com o interesse de querer se livrar dos seus padecimentos;  o interesse de evitar o sofrimento de seus parentes e ainda, o interesse de habitar o tão sonhado “céu”, prometido por Jesus para os justos.

Existem interesses diversos como o de se alimentar de acordo com seus gostos para satisfazer o paladar; o de beber este ou aquele líquido por lhe agradar o gosto ou pelo interesse de lhe dar coragem para alguma ação; o de vestir com determinada roupa para se apresentar bem e satisfazer a vaidade; o de calçar determinado sapato pelo conforto e prazer de estar na moda; o de usar um relógio para saber as horas; o de usar óculos, para ter o interesse da boa visão; o de cuidar do corpo para se sentir bem e ter saúde; o de trabalhar, para não depender dos outros e ter seu próprio dinheiro; o de agradar a uns e outros para ser simpático e estimado; o de locomover-se para exercitar-se, passear, resolver assuntos e dirigir-se para outro local; o de dormir para descansar o corpo e não prejudicar a saúde; o de se divertir para descontrair e não cair na depressão; o de falar para se comunicar com os outros; o de ouvir para saber das “fofocas”, das coisas ou para aprender; existe o interesse de constituir família por vários motivos: entre eles evitar a solidão, ter uma companhia para repartir tristezas, problemas e alegrias; consolidar afetos e dar continuidade a  família; temos o interesse de criar e educar os filhos para que se tornem bons cidadãos, constituam um lar e perpetuem o nome da família.

Assim, desde o presidente do país até o mais humilde ser humano, o interesse sempre está presente, quando pensamos, falamos e fazemos ou deixamos de fazer alguma coisa. Até o simples fato de não se fazer nada, já demonstra o interesse oculto que é o de ser um parasita; assim mesmo há interesse nessa situação de inércia; o simples ato de respirar demonstra o interesse de continuar existindo.

Durante nossa existência, existem o interesse de crescer, de estudar, de trabalhar,  de ser importante,  de ter uma situação privilegiada,   de ter uma posição social,  de praticar o mal ou o bem,  etc.   A verdade é que toda e qualquer ação ou reação que praticamos, tem sempre um interesse direto ou indireto, claro ou oculto, que nos beneficia ou prejudica, ou a um nosso semelhante. O bebê chora porque tem interesse de alguma coisa; a criança pede, reclama e exige por algum interesse, o adolescente tem o interesse que o mundo lhe sirva às vontades, o adulto sempre está interessado em algo que sente fazer falta; no idoso, o interesse vai desde o carinho dos netos até o desejo de se libertar do velho corpo, com problemas de saúde, que lhe impossibilita os prazeres de outrora, desejando até a morte como descanso para seus sofrimentos.

Existem interesses diversos movidos pelo prazer e desprazer, pela ambição e desprendimento, pelo orgulho, vaidade e humildade, pela ganância e simplicidade, pela mentira e pela verdade, pelo egoísmo e pela caridade, pelo ódio e pelo amor, assim como em nosso benefício e em benefício e prejuízo do nosso próximo. Até Jesus, ao vir a Terra e viver entre nós, também foi movido pelo interesse de fazer a vontade do Pai e, ainda, pelo desejo de ajudar a nós outros, pobres mortais ignorantes e atrasados. Foi por isso que Ele veio ao mundo e realizou como Mestre, o curso de aperfeiçoamento da existência e da evolução espiritual.

Não existe, portanto, essa de se dizer que se faz isto ou aquilo sem interesse. Se você tiver dúvidas ou não aceitar a ideia de que tudo se faz por interesse, pense em algo que você julga que não faz por interesse, e certamente vai descobrir o interesse oculto; é só procurar. Tudo o que fazemos consciente ou inconscientemente, é por um desejo, um prazer, uma necessidade, um dever,  o fazemos por um interesse que se manifesta. Agora mesmo em que estou escrevendo este artigo, estou movido pelo interesse de transmitir esta minha opinião, de realizar este trabalho, mesmo sem o interesse de cobrar nada por esta exposição.  Se, vivemos na base do interesse, a nossa consciência é quem vai julgar se os nossos atos estão voltados para a maledicência, prejudicando nossa evolução; ou se estão voltados para a fraternidade, à caridade o bem, ajudando-nos na caminhada para a luz, o amor e o Reino Divino. São tantos os interesses que nos move durante a existência que seria até enfadonho continuar mencionando-os.

Mas, será que tudo é movido pelo interesse?

Pesquisando e analisando muito cheguei à conclusão até hoje, de que finalmente descobri algo que não é movido pelo interesse, que é:  A SIMPATIA ou a ANTIPATIA, que sentimos instantaneamente, ao conhecermos uma outra pessoa. Esse fato não é movido pelo interesse, porque esse sentimento é espontâneo e já estava gravado no Espírito. Entretanto, no desenvolver desse sentimento, o interesse passa a existir. Exemplo: Ao conhecer certa pessoa e sentir simpatia ou amor por ela (como se diz; a primeira vista), nos vêm logo o interesse de saber o seu nome, de conhecê-la melhor, de nos tornarmos simpáticos a ela, de conquistarmos a sua amizade, de sabermos onde e como vive etc. etc.

Se, cientes dessa realidade, por que não procurarmos viver em paz com nossos semelhantes, seguindo os ensinamentos de Jesus? Por que não vivermos em harmonia com a Natureza e as Leis de Deus, fazendo o bem, se temos o interesse maior de merecer uma boa morada na Casa do Pai Celestial, quando da nossa partida da Terra? Seja você um interessado pela sua paz, harmonia e felicidade, fazendo dos seus interesses a escada para a sua felicidade beneficiando também o seu próximo, aqui na Terra para alcançar também a felicidade na Espiritualidade, para onde você, Espírito imortal, irá um dia, juntar-se aos seus entes queridos.

Desejo a todos que lerem este artigo, muita paz, harmonia e saúde. . .  eis o meu interesse final...          


Jc.


S .Luís, 4/11/1998                                                                               Refeito em 7/6/2016