segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A MANSÃO DO CAMINHO




 
A Mansão do Caminho foi fundada em 15 de agosto de 1952, e o primeiro local da Mansão do Caminho, nome dado em homenagem a “Casa do Caminho” dos primeiros cristãos, situava-se na Rua Barão de Cotegipe 124, no bairro da Calçada. Somente em 1955, foi adquirido o terreno onde foi construída a nova sede da Mansão do Caminho, localizada a Rua Jayme Vieira Lima 104                                           no bairro Pau de Lima, em Salvador. A sua fundação se deu quando Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira se conheceram em agosto de 1945, quando Divaldo lecionava na Escola de Datilografia Nossa Senhora do Carmo, no bairro dos Quinze Mistérios, em Santo Antônio, na cidade de Salvador, capital da Bahia, onde Nilson se matriculou para o curso de datilógrafo. Nesse dia, nasceu uma amizade, uma fraternidade espiritual que, alicerçada e fomentada pela Doutrina Espírita, duraria por toda a existência.

A Mansão do Caminho é uma obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção e está construída numa área de 78 mil metros quadrados, envolvida pelo verde da mata nativa e pelo colorido dos seus jardins, sendo um   admirável complexo educacional e assistencial, contando com 50 edificações, fora as construções em andamento, distribuídas em ruas, bosques e lago, onde são atendidas três mil crianças e jovens de famílias de baixa renda. São desenvolvidas várias atividades como, por exemplo: Creche, escolas de Ensino Pré-Escolar, Básico e Fundamental, além de Informática, Cerâmica, Panificação, Bordados, Tapeçaria, Reciclagem de Papel, Atendimento Fraterno, Caravana Auta de Souza, Casa da Cordialidade e Bibliotecas. Para funcionar todo esse trabalho, a Instituição conta com mais de 200 funcionários, além de 400 colaboradores voluntários permanentes.

A Creche acolhe diariamente cerca de 150 crianças de dois meses a três anos de idade, com dedicação e carinho, alimentando-as cinco vezes ao dia, conforme a idade e a necessidade nutricional da criança, que são banhadas e vestidas, tendo no corpo de funcionários, uma pedagoga, uma assistente social, uma nutricionista, auxiliares de enfermagem, educadoras e duas médicas pediatras, fornecendo ainda o medicamento ministrado na Creche e doando para ser levado para casa, proporcionando também atividades recreativas e pedagógicas. No final da tarde, todas as crianças levam para casa cinco pães e, nos fins de semana, um farnel com gêneros alimentícios, principalmente leite.

Na área da Saúde, existe a Policlínica, Laboratório e o Centro de Parto. Na Policlínica existe um Posto Médico, que, com o passar do tempo, cresceu e passou a atender a população do bairro Pau de Lima e adjacências, composto  de um Laboratório que atende aos alunos, funcionários e as pessoas assistidas pela Instituição, desenvolvendo ainda o Projeto Saúde Integral, envolvendo mais de 600 assistidos, entre recém-nascidos, crianças, adolescentes,  gestantes e idosos. O Centro de Parto, Marieta de Souza Pereira, uma homenagem à mãe de Nilson de Souza Pereira, está equipado e com seis leitos para o conforto das parturientes e do obstetra no seu trabalho abnegado.

Na área de Informática, mantem curso permanente de informática básica e manutenção de computadores; na área gráfica, produz e comercializa toda a obra espírita e doutrinária psicografada pelo médium Divaldo Franco e assistido pela sua mentora Joanna de Ângelis.

Visitando a Mansão do Caminho, anos atrás, os confrades Elza e Marcos Guapo, da cidade de Astorga-PR colheram e registraram em texto o que viram, do qual extraímos as informações sintetizadas em seguida:  A Mansão do Caminho, situa-se no bairro de Pau de Lima, um dos bairros mais pobres da cidade de Salvador, onde a miséria é claramente visível o dentro do qual Divaldo, Nilson e outros companheiros construíram uma verdadeira cidade.

A Mansão possui vários locais onde voluntários confeccionam peças para bazares beneficentes voltados para gestantes. As crianças recebem tratamento médico e hospitalar, dentários e psicológicos, o que é realizado tanto por voluntários quanto por profissionais renumerados. Esses benefícios são estendidos à população do bairro, que é como dissemos muito necessitada. A Instituição serve também, diariamente, sopa para muitas famílias e também cestas básicas para as famílias mais carentes.

Existe ainda uma gráfica na Mansão que dispõe de equipamentos de última geração em matéria de impressão, e é nela que são editadas as obras da psicografia de Divaldo Franco, e que são distribuídas por todo o Brasil e para vários países da América do Norte, América do Sul e para a Europa e Ásia.

A Mansão do Caminho realiza todo esse trabalho e se mantém independente com recursos próprios sem qualquer auxílio público. Ela é mantida por toda a renda arrecadada com a venda dos livros psicografados pelo médium Divaldo Pereira Franco. Neste ano a Mansão do Caminho completou 61 anos de atividades dedicadas ao auxílio e amparo aos mais necessitados, cumprindo a orientação de Jesus quando disse: “Faze ao teu próximo tudo o que desejares para ti mesmo”.

A Mansão do Caminho é uma das muitas Instituições Beneficentes Espíritas espalhadas pelo Brasil, prestando um trabalho social com dedicação e amor. Quem desejar visitá-la ou receber maiores informações deve entrar em contato pelo telefone 71 – 3409-8320

 

Fonte:

Jornal “O Imortal” – 09/2013

Internet

 

Jc.

São Luís, 18/10/2013