sexta-feira, 14 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA FAMÌLIA




A família, como todos sabem, é o bem maior e mais valioso que Deus nos concede no processo reencarnatório. Por esse motivo a Doutrina dos Espíritos nos tem ensinado sobre o papel e a importância dessa instituição, que muitas pessoas só valorizam, quando a perdem.

Emmanuel  nos diz  que  habitualmente,  somos  nós  mesmos que  escolhemos  a formação da família, antes do renascimento terrestre, com o amparo e a supervisão de instrutores beneméritos, à maneira da casa que levantamos no mundo, com o apoio de arquitetos, engenheiros, pedreiros e auxiliares. Chico Xavier afirmou também:  “chamamos a nós, antigos companheiros de aventuras infelizes programando-lhes a volta em nosso convívio e prometendo-lhes socorro e oportunidades, em que se lhes reedifique a esperança de resgates e evolução”. Outras vezes vemos dois seres nascidos de pais diferentes, serem mais irmãos pelos laços espirituais do que se o fossem pelos laços de sangue.

O ambiente familiar tem, pois, suas origens sagradas na esfera espiritual. Em seus laços, reúnem-se todos aqueles que se comprometeram, na Espiritualidade, a desenvolver na Terra uma tarefa construtiva e de fraternidade real e definitiva. Preponderam nesse instituto divino, os elos do amor para alicerçar as experiências de outras existências. Mas, acorrem igualmente os ódios e as perseguições do passado tenebroso, a fim de se transformarem pela aceitação sanguínea, em solidariedade fraternal com vistas ao futuro.

Os integrantes das famílias humanas quase sempre, são espíritos vinculados ao casal, ora mais fortemente ao pai, ora mais ligados ao lado materno, em face das próprias necessidades de aprimoramento e auto corrigenda, resgate e progresso. Em vista disso, cooperam em ações decisivas, na aproximação dos futuros pais, que lhes possibilitem a nova existência pelos processos da gravidez, reclamando naturalmente, a quota de carinho e atenção que lhes é devida. Entretanto, pode acontecer que um mau espírito peça a oportunidade de renascer como filho/a de pais bons, na esperança de que seus conselhos e exemplos o encaminhem para uma jornada melhor, e, frequentemente, Deus concede essa solicitação, como registra “O Livro dos Espíritos” na questão 209. Falando de uma pessoa cujo caráter, gostos e inclinações não têm nenhum semelhança com  os de seus  parentes,  parece que ela  não  é da  família.   A animosidade e a rebeldia de certos filhos têm essa origem, como também pode ser que sejam espíritos endividados ou credores, uns dos outros, que precisam vir na mesma família, para que sejam efetuados os resgates necessários para a evolução de todos.

Os pais podem melhorar os espíritos dos filhos a quem deram nascimento e que lhes foram confiados, através de conselhos, orientações e exemplos, pois esse é o dever. Os maus filhos são uma prova para os pais, prova essa que pode ser vencida, se os pais encararem os filhos, não como um peso, mas como uma oportunidade real de progresso para todos os envolvidos.

Na questão 385 do “Livro dos Espíritos”, podemos colher os esclarecimentos a que entendamos o porquê e a finalidade da existência da infância. As crianças – ensina o Espiritismo – são os seres que Deus envia em novas existências, dando-lhes novas aparências da inocência. Mesmo em uma criança cujo espírito é mau, suas faltas são desculpadas com a não consciência dos seus atos. Essa inocência não representa uma superioridade; é tão somente a imagem de que elas deveriam ser, quando crescerem, e se não o forem, é sobre esses espíritos que as animam que recai o resgate. Se não fora assim, o amor dos pais seria enfraquecido à vista do caráter inferior e rude do filho/a; enquanto que, crendo-os dóceis e bons, dão-lhes toda a sua afeição e os cuidam de todas as atenções. Logo, porém, que os filhos não têm mais necessidade dessa assistência, por terem crescidos, seu caráter real reaparece em toda a sua realidade. Conservam-se bons, se já eram espíritos com alguma evolução, ou se revelam com as suas deficiências, ocultas na infância, se são espíritos atrasados.

A infância tem, ainda, outra utilidade. É que os espíritos reencarnam para se aperfeiçoarem, e a fraqueza da pouca idade, os torna flexíveis e acessíveis aos conselhos da experiência e dos bons exemplos, daqueles que os devem fazer progredir. É quando se pode reformar seu caráter e reprimir suas más inclinações. Esse é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual deverão responder. Por isso a infância na existência, não é somente útil, necessária, indispensável, mas ainda é a conseqüência natural das leis que Deus estabeleceu e que regem o Universo.

A missão dos pais é um dever muito grande, que obriga a ter responsabilidades muito mais do que pensamos. As questões de nºs 208, 582 e 928 do “Livro dos Espíritos”, tratam com detalhes do assunto. Deus coloca o filho/a sob a guarda dos pais, para que estes o dirijam no caminho do bem, e facilitou a tarefa dando ao filho/a uma organização frágil e delicada, que torna acessível a todas as impressões. Entretanto, há pais que se ocupam mais com outros assuntos, sem assumirem o trabalho de encaminhar e cuidar do caráter do seu filho/a. Se este fracassar, carregarão a pena e os sofrimentos tanto o filho como os pais, porque não fizeram o que tinham de fazer encaminhando-o para o caminho do bem. 

Com respeito ainda á responsabilidade dos pais com relação aos filhos, é importante ter em mente a seguinte questão formulada por Kardec aos Espíritos Superiores, sob o nº. 892: “Quando os pais têm filhos que lhes causam desgostos, são os pais desculpáveis por não terem por eles a ternura que teriam no caso de serem bons?” Resposta dos Espíritos: “Não, porque isso é um fardo que lhes é confiado, e a missão dos pais é fazer todos os esforços para reconduzi-los ao bem. Estes desgostos são também com freqüência resultado dos maus hábitos que os pais deixaram os filhos tomarem desde pequena idade: eles colhem então a semeadura da indiferença que dispensaram aos filhos”.

Evidentemente, ensina a Doutrina dos Espíritos, se o filho se torna mal apesar dos cuidados e exemplos dignos dos pais, estes não serão responsáveis. Entretanto, quanto mais as disposições da criança forem más, mais penosa é a tarefa e maior será o mérito dos pais, se conseguirem desviá-la do mau caminho. A natureza deu à mãe, o amor para com o seu filho, no interesse de sua evolução. Se entre os animais, esse amor é limitado às necessidades materiais, e cessam quando os cuidados se tornam inúteis, entre os seres humanos, esse amor dos pais pelos filhos, persiste por toda a existência, comportando um devotamento e uma abnegação que constituem uma virtude, e muitas vezes, perduram até mesmo após a morte física que os separa.
Existem, no entanto, casos em que a mãe odeia o filho, às vezes até antes do nascimento. Por que isso ocorre?  – Responderam os Espíritos Superiores: “Algumas vezes é uma prova escolhida pelo espírito do filho, ou uma expiação (resgate), se ele foi mau pai ou mãe em outra existência. Em outros casos, a mãe má, não é senão um espírito inferior, que se esforça por dificultar a existência do filho; mas essa violação das leis da natureza, pela mãe, não ficará impune, e o espírito do filho será recompensado pelos obstáculos que haja superado”.

Orientam ainda os Espíritos na questão 888: “Todo Espírito, qualquer que seja o seu grau de adiantamento e sua situação como reencarnante ou errante, está sempre colocado entre um superior que o guia e o assiste, e um inferior diante do qual tem os mesmos deveres a cumprir”. Os laços da família espiritual não são destruídos pela reencarnação, como pensam muitas pessoas. A reencarnação apenas os separa momentaneamente, e após a volta para a Espiritualidade, os espíritos afins se reencontram. Frequentemente, esses espíritos que formam a família espiritual, se juntam numa mesma família, ou num mesmo círculo familiar, para trabalharem em conjunto, o progresso de todos.

É bem conhecida a posição de Kardec e dos instrutores espirituais acerca da importância da educação principalmente para a reforma do ser humano e do mundo em que vivemos, assunto em que o lar e a família têm influência decisiva.

Tratando das mazelas sociais e das leis que são criadas para coibi-las, os instrutores espirituais asseveram que, infelizmente, essas leis visam punir o mal quando já praticado, e não combater o mal na fonte. Somente através da educação e da religião é que se podem reformar os seres humanos. E reformados não terão mais necessidades de leis tão rigorosas e de prisões. Esse é o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, a garantia da segurança e da paz para todos. Kardec não se refere a educação intelectual, pois o ser humano pode direcionar essa inteligência para fazer o mal, mas àquela que consiste na formação do caráter; a que dá hábitos saudáveis, porque a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.

Quando se observa na população, grande massa de indivíduos sem princípios, sem freios e entregues aos seus próprios instintos... podemos imaginar as consequências desastrosas que disso resultarão. Quando o ser humano receber a educação na família, terá no mundo hábitos de ordem, de respeito que lhe permitirá viver dias menos difíceis e dolorosos.

Allan Kardec na questão 775, do “Livro dos Espíritos”, pergunta a respeito dos laços de família e os Espíritos Superiores, respondem: “O relaxamento desses laços faria o recrudescimento do egoísmo”. Emmánuel,  pensa também desse modo ao dizer:” De todos os institutos sociais existentes na Terra, a família é o mais importante, do ponto de vista dos alicerces morais que regem a existência”. É preciso que tenhamos em mente, no entanto, que a casa não é apenas um refúgio de alvenaria e madeira; é o lar onde a união e o companheirismo deve se desenvolver.

André Luiz diz que a paisagem social da Terra, se transformaria para melhor se todos nós, quando na condição de seres humanos, nos tratássemos, dentro de casa, pelo menos com a cortesia que dispensamos aos nossos amigos na rua. Enfeitemos o nosso lar com os recursos da gentileza e do bom-humor. Colaboremos no trabalho dentro do lar, tanto quanto possível. Sem a organização o companheirismo e a distribuição de tarefas, torna-se impossível conservar a ordem e o bem estar dentre de casa. Recordemos que precisamos tanto dos nossos entes queridos e familiares,  quanto eles precisam de nós. Os pequenos sacrifícios em família formam a base da felicidade para todos no lar.

Jesus nos ensina na passagem em que sua mãe e irmãos lhe procuram que existem duas espécies de família; as famílias pelos laços corporais e as famílias pelos laços espirituais; as primeiras são frágeis, como á matéria e se dissolvem com o tempo; as segundas, são duráveis, se fortalecem e se perpetuam no mundo espiritual, através das diversas existências terrenas. Jesus não negligenciou nenhuma oportunidade de dar um ensinamento; tomou a que lhe oferecia a chegada de sua família para estabelecer a diferença que existe entre o parentesco corporal e o parentesco espiritual. Foi isso que Jesus quis fazer compreender, ao dizer aos apóstolos: “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Divaldo Franco foi abordado certa vez, por uma mãe desesperada que lhe pediu socorro, por causa de uma filha que estava muito revoltada com ela. Divaldo disse-lhe que deveria durante o sono da sua filha, conversar e orar por ela, diariamente, até que a filha melhorasse. Essa situação muito atual, nos dias de hoje, leva muitos pais a consultórios médicos e psiquiatras, buscando socorro para os filhos com problemas de irritação, ansiedade, pavores, agressividade, timidez, etc. Diz um Espírito Superior que com essa atitude dos pais, principalmente da mãe, utilizando-se do período em que a criança dorme, para infundir-lhe coragem e anular as impressões negativas, conversando e envolvendo-a com amor, poderá minimizar e até eliminar os problemas. O inconsciente receberá as informações que serão arquivadas e posteriormente, irá reestruturando a personalidade infanto-juvenil. Não apenas o ato de falar, mas a vibração e a emoção da oração acompanhada da palavra é que fará alcançar o desejado.

O psicoterapeuta francês, Émile Coué, do Instituto de Educação Psíquica de Nancy, na França, dá o seguinte conselho aos pais: “Devemos contribuir para extinguir os defeitos e as qualidades negativas da criança, aplicando-lhe a sugestão da seguinte maneira:  “Todas as noites, assim que a criança adormecer, se achegar ao leito, com cuidado para não despertá-la, parar  a meio metro de distância, e dizer-lhe de quinze a vinte vezes seguidas, em voz baixa (murmurando), a coisa ou coisas que se deseja dela, como, que seja uma criança boa, fraterna e caridosa”. A orientação, portanto, é que a mãe converse com muito carinho com a criança enquanto dorme, dizendo-lhe que a ama muito e que como mãe fará o possível para ajudá-la. Que aproveite a oportunidade que o amor divino lhe concede para harmonizar-se e melhorar-se. Com fé em Deus, tudo vai melhorar.

Vivemos momentos dolorosos de agressividade acentuada. Por isso é necessário que nos melhoremos, amando um pouco mais e ensinando os nossos filhos a amarem também e serem pacíficos. Se assim fizermos, um dia as penitenciárias se esvaziarão e as armas ficarão inúteis, pois é pela elevação moral que se melhora um povo, uma nação, e não por leis...  Procuremos fazer a nossa parte, não importando a tempestade que existe lá fora, porque ela também vai passar e nova aurora vai surgir.
Hoje é o dia, agora é o momento, para que os pais demonstrem e pratiquem a boa-vontade, a amizade, a solidariedade e o amor, tanto para com os seus filhos como para os parentes, os amigos, e ainda, para todos que necessitem de uma oração, conforme nos ensinou o Mestre Amado Jesus. Quantas vezes já dissemos aos nossos filhos que os amamos?  uma, duas, mais vezes.. ou nunca dissemos que o amamos ? Por que? Porque também nunca ouvimos dos outros que somos amados? Vamos começar a botar para fora esse sentimento que guardamos e precisamos externar aos nossos entes queridos.

É sempre bom lembrar também aos pais que eles são responsáveis pelas almas que Deus os confiou como seus filhos, e devem ser seus amigos e confidentes sinceros, em qualquer situação, em qualquer tempo, em qualquer idade...



Que a Paz do Senhor permaneça em nossos corações.




Bibliografia:
“O Livro dos Espíritos”
“O Evangelho Segundo o Espiritismo”
Divaldo Franco
Émile Coué




Jc.

S.Luis, 12/03/1996

REFLEXÕES SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TRANSPLANTES




vDoar órgãos é um gesto de amor e caridade no seu mais profundo sentido, desde que seja consciente e espontâneo. Ninguém deve sentir-se constrangido a doar seus órgãos, se a ideia não lhe agrada, se não está seguro de tal decisão.  Por isso, foi oportuna a Lei nº 10211, de 23/03/2001, que alterou dispositivos da Lei nº 9434/97, a qual dispensava a autorização da família, nos casos de doador-cadáver, uma vez que tornava ”doador presumido” ou “compulsório”, quem deixasse de registrar expressamente a sua condição de não doador.
A Doutrina dos Espíritos, tendo anunciado a lei do progresso, obviamente é a favor de todo avanço, seja de que área for, pugnando, entretanto, pela observação da ética. Logo, jamais poderia ser contra a doação de órgãos:       “As descobertas que a Ciência realiza, longe de o rebaixarem, glorificam a Deus; unicamente destroem o que os homens edificaram sobre as falsas ideias que formavam de Deus”.  (Livro: A Gênese)
Há muito se estuda a questão ética sobre se o ser humano é ou não proprietário de seu organismo. No sentido ético-religioso, o homem não é dono absoluto de seu corpo, mas apenas usufrutuário dele, como o é de todos os bens materiais existentes, motivo pelo qual pode, de acordo com seu livre-arbítrio e sua consciência, colocá-lo a serviço da Medicina e do próximo, se as condições o permitirem. O corpo físico é o primeiro empréstimo que Deus concede ao Espírito para o seu aprimoramento moral e intelectual. Por que não permitir que esse bem precioso, que não mais será utilizado por quem acaba de desencarnar favoreça, por meio da doação de seus órgãos, a continuação da existência de outro Espírito encarnado, para que possa, em permanecendo mais tempo na esfera terrestre, aproveite as oportunidades de crescimento e de progresso, numa espécie de moratória?
O diagnóstico da morte encefálica, que não se confunde com o estado comatoso, é o critério científico válido, atualmente, para detectar a cessação da existência. A morte é um processo complexo, lento e gradual. A existência não pode ser entendida pela simples falta da presença de sinais vitais isolados em órgãos e tecidos, mas sim de elementos vitais estruturados que, em conjunto, formam a  concepção  da  desencarnação. Uma vez morto o  encéfalo,  não há quaisquer possibilidades de reanimar o indivíduo; embora os demais órgãos, como pulmão e coração, continuem a funcionar por certo tempo, para logo mais, assim como todos os demais órgãos, interromper-se o seu funcionamento. Por isso, é fundamental que os órgãos sejam retirados para doação antes que cessem os batimentos cardíacos e a respiração, que podem ser mantidos temporariamente por meios artificiais, logo após a morte encefálica, aumentando o fator tempo para a preservação das células dos órgãos a serem transplantados, o que também facilita a tomada de providências, inclusive médicas, jurídicas e logísticas indispensáveis aos preparativos e ao êxito da cirurgia de remoção e transplante.
Após a morte, o Espírito não tem consciência de si mesmo imediatamente depois de deixar o corpo, uma vez que passa algum tempo em estado de torpor, de perturbação, que nada tem de penosa para aquele que foi um homem de bem, que se conserva calmo até a fase de um tranquilo despertar. Portanto, se algum Espírito tiver que sofrer por algum motivo, após a morte física, quer haja cremação ou retirada dos órgãos para transplantes, o sofrimento será moral e não físico e acontecerá independentemente de ser ou não cremado ou doador, visto que ninguém sofre sem que haja descumprido as leis divinas. A intenção caridosa do doador de órgãos atrairá a atenção dos Espíritos bondosos, que lhe darão ampla assistência, conforme afirmam diversas mensagens recebidas do plano espiritual, inclusive no caso de aproveitamento dos órgãos de suicidas.
O transplante de tecidos, órgãos e partes do corpo humano é um procedimento terapêutico destinado a pacientes em situação de risco. Não se desconhece, por isso, a importância da doação desses elementos vitais ao ser humano. Segundo pesquisas mais ou menos recentes, a maioria da população é favorável à doação de órgãos com tais propósitos, entretanto, muitos têm receio de doar por uma série de razões, dentre elas: em caso de doação de órgãos, após a morte, pode o Espírito doador sentir incômodo ou dor, no momento da retirada desses órgãos? – Os sofrimentos de que padecem alguns Espíritos, conforme eles mesmos revelam, são as angústias morais, que os torturam mais dolorosamente do que os sofrimentos físicos.
O Espírito recém-desencarnado pode se sentir lesado, se lhe retirarem, sem a sua anuência, os órgãos do corpo físico que habitou? – Se não houver disposição da última vontade da pessoa ainda viva, a esse respeito, tal direito transmite-se, automaticamente, aos parentes do desencarnado. Entretanto, se a família desconhecer a vontade do extinto, torna-se muito mais difícil tomar uma decisão desse porte. Por tudo isso, é de muita importância que comuniquemos aos familiares, desde já, nosso desejo quanto ao destino a ser dado aos órgãos, para que não haja, no futuro, perplexidade nem dúvidas quanto à nossa real pretensão.
Não existe o risco de erro médico, que poderia determinar a remoção dos órgãos antes da morte física; ou mesmo a provocação da morte, com fins ilícitos? - A possibilidade de erro de diagnóstico é remota, pois, no caso da retirada dos órgãos para os transplantes, a legislação exige a realização de vários exames clínicos especializados e diversos complementares, e inclusive repetitivos, sendo possível até o acompanhamento do médico da família, para checar se estão sendo tomados os procedimentos corretos. O fato de doar órgãos é um gesto de caridade e amor desde que seja com fins humanitários.
A tecnologia dos transplantes vem aperfeiçoando cada vez mais esse processo, vencendo o tradicional inimigo (a rejeição dos órgãos) e inclusive aprimorando o diagnóstico da morte física, sem prejuízo nenhum para o corpo celular, para o períspirito ou para o Espírito, que sempre recebe a proteção do Alto, por sua intenção benemérita.  Se houver algum erro médico, malversação ou má utilização dos órgãos doados, bem assim rebeldia do Espírito doador involuntário, esses fatos estarão situados na órbita da lei de Causa e Efeito.
A existência é um dos bens mais preciosos que existem, mas todos, sem exceção, estamos fadados à morte física. Não há outro meio de aprender a conviver com ela, senão compreendendo a finalidade da própria existência e pautando o nosso viver de acordo com as leis divinas. No momento de uma decisão importante como essa, coloquemo-nos no lugar dos potenciais receptores de órgãos; pensemos na mãe aflita que vê seu filho perecer por falta de um doador compatível; meditemos naqueles enfermos que, angustiados e sofridos, submetem-se, por exemplo, às máquinas de hemodiálise, à espera de um órgão, e não nos esqueçamos de que o não doador, de hoje, ele ou um seu familiar pode ser o receptor do amanhã. . .
Maiores informações sobre esse assunto pode ser encontrado no artigo cujo título é:  Doação de Órgãos.

Fonte:
Revista “Reformador” – maio/2013
Cristiano Torchi
+Supressões e  modificações

J.C.
São Luís, 7/6/2013

segunda-feira, 10 de junho de 2013

INFORMAÇÕES ÚTEIS OU PEQUENAS ORIENTAÇÕES




 SACOLAS RETORNÁVEIS – Nós sabemos que elas são a alternativa ecológica para as sacolinhas plásticas usadas em supermercados. Pesquisadores americanos descobriram que uma em cada 10 sacolas, possui a mesma bactéria encontrada nas fezes! Para você evitar o contágio dos seus alimentos, tenha uma sacola para carne e outra para as frutas, legumes e verduras. Lave-as com frequência!
O OVO – Por ser gorduroso ajuda no aparecimento de azia. Isso acontece porque esse tipo de comida (assim como carne vermelha e frituras) retarda o esvaziamento do estômago, dificultando a digestão.  Melhor não exagerar nessas comidas.
DIARREIA – Saiba que lavar as mãos de maneira errada pode causar até uma diarreia? Para fazer a higiene correta, tire os anéis e lave os dois lados das mãos, incluindo as pontas dos dedos, embaixo das unhas e até os pulsos.
INTERNET – Você pode ter problemas se seu filho/filha que tem amigos que só conhece pela internet, e não quer que você saiba disso. Fique de olho no histórico de páginas visitadas por ele/ela e não deixe marcar encontros com pessoas desconhecidas, pela internet.
PEDRAS NOS RINS - Cólica renal é provocada pelo mau funcionamento dos rins, que favorece a concentração de ácido úrico, magnésio e oxalato de cálcio na urina. Esse acúmulo de substâncias forma os cristais (pedras) que são arrastadas para o canal urinário causando a dor. Essas pedras bloqueiam as vias urinárias, aumentando a pressão da urina que quer passar, mas não consegue, a não ser por gotas pequenas. Como prevenção, beba de 2 a 3 litros de água por dia (chás de quebra-pedra, raiz de salsa e de hortênsia são recomendados) e também evitar o consumo exagerado de carne vermelha. Ajudam a evitar o problema, caminhadas e outras atividades físicas, e também o consumo de laranjas e abacaxis que contêm citrato – mineral que eliminam o risco de pedras nos rins.
ALIMENTOS PARA CONSUMIR COM MODERAÇÃO -  O tomate possui oxalato um dos componente das pedras, mas não precisamos aboli-lo do cardápio. Só não podemos abusar de catchup e de molhos prontos. O sal favorece a eliminação de cálcio pela urina, aumentando a chance de o mineral acumular nos rins. Não consuma mais de 6 gramas por dia (l colher de chá) e controle o consumo de enlatados. A carne vermelha O excesso de consumo de carne tem o mesmo efeito do sal; estimula a saída de cálcio pela urina. Doces O açúcar aumenta o Ph sanguíneo fazendo com que o cálcio saia dos ossos e seja eliminado pelos rins com o risco de pedras.

DERRAMES – Uma pesquisa da Universidade de Alabama, descobriu que pessoas que dormem menos de seis horas por noite, correm o risco quatro vezes maior de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Além disso, dormir pouco aumenta a pressão arterial, engorda, favorece o diabete e causa inflamações crônicas.  Aumente suas horas de sono.
ALIMENTOS IDEAISMaçã ajuda a regular o intestino; morango e uva têm efeito antioxidante e desintoxicante; laranja, limão e tangerina, limpam e desintoxicam o fígado e agem no metabolismo das gorduras; abacaxi auxilia na digestão, além de possuir efeito diurético; ameixa melhora o funcionamento do intestino.
ORIENTAÇÕES  PARA  NOVAS  MÃES
Cada criança tem um jeito próprio de desenvolver-se. Desenvolver-se é crescer, aprender e fazer coisas novas, diferentes.
1-      Seu filho ou sua filha deve começar a mamar logo após o seu nascimento. A alimentação proporciona ao bebê alimento e carinho. Ela já sente, aprende e gosta que falem e cantem enquanto cuidam dela. Até os 6 meses de idade, o leite materno é o único alimento necessário;
2-      Aos 2 meses, a criança responde ao sorriso com outro sorriso. A  amamentação protege o bebê e ajuda a desenvolver sua inteligência. Coloque a criança em diversas posições e mostre-lhe  objetos coloridos. Leve-a ao Serviço de Saúde para o acompanhamento e a vacinação;
3-      Aos 4 meses, a criança fica de bruços, levanta a cabeça e os ombros. Comece a dar-lhe outros alimentos. Ela gosta de colocar as mãos e tudo o que pega leva a boca. Seus brinquedos devem ser grandes para que não caiba na boca e também limpos. Coloque a criança em vários lugares, mas atenção porque ela começa a rolar  e pode cair;
4-      Aos 6 meses, ela vira para o lado do barulho. Deve começar com duas refeições de sal, mas ainda precisa mamar. Converse com ela repetindo os sons que ela faz. Coloque-a no chão para se movimentar melhor. Olha e pega tudo: cuidado com coisas pequenas para não engasgar;
5-      Aos 9 meses, ela se arrasta ou engatinha. Brinque com seu bebê de fazer caretas, bater palminhas,: mostre alegria com o que ela for aprendendo. Converse com ela e ensine-lhe o nome das coisas e pessoas. Com essa idade ela é muito curiosa e não deixe ao seu alcance: remédios, coisas pequenas que podem ser perigosas;
6-      Com 1 ano de idade, já fala duas palavras. Sua criança já come a comida da casa, mas precisa comer mais vezes que um adulto. Ela brinca de bater, encaixar e empilhar objetos. Vai aprendo o nome das coisas. Suas vacinas estão em dia?
7-      1 ano e 6 meses, já anda sozinha e gosta de brincar com água. Ajude-a lavar as mãos e a escovar os dentes. Deixe que use a colher e o copo (preferencialmente de alumínio ou plástico duro). Comece
     a tirar a fralda e ensina ela a usar o peniquinho com paciência;
8- Com 2 anos, já sabe empilhar as coisas. Ela gosta de brincar com coisas variadas e com outras crianças. Já tem vontade própria e fala muito a palavra “não”. Já sobe e mexe em tudo: cuidado com o fogo, cabos de panelas, tomadas elétricas e outras coisas que podem criar problemas;
9-       Com 2 anos e 6 meses, já fala frases curtas. Gosta de cantar, batucar, imitar pessoas, animais, carros e brincar de “casinha”. Ensine sua criança a dizer seu próprio nome e converse sempre com ela. Ela aprende muito pela imitação: o exemplo dos adultos é muito importante. Cuidado com acidentes no trânsito;
10-       Com 3 anos, já desenha bolinhas. Sua criança precisa de outras crianças e de espaços para brincar, correr e pular. Ajude a vestir-se e a calçar os sapatos, está aprendendo a contar e conhecer as cores e gosta de rabiscar;
11-       Com 4 anos, ela já inventa e conta histórias. Adora ouvir histórias, aprender canções, ver livros e revistas. Tem atração pelo fogo, cuidado! Ensine sua criança a ser organizada, a cuidar de si e do lugar onde vive. Ajude-a para que ela aprenda melhor e possa ir crescendo com bons exemplos e sentimentos.

12-       Seja feliz e faça sua criança também...
AS VACINAS E AS IDADES:
Ao nascer – BCG-ID  (dose única, evita formas graves de tuberculose) e de
Hepatite B (1ª dose, evita a Hepatite B);
2 meses – Pentavalente (DTP + Hib + HB), poliomielite inativada; oral de rotavirus humano (VORH) e vacina Pneumocócica 10 (1ª dose, evita difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções, poliomielite ou paralisia infantil, diarreias por rotavírus, pneumonia, otite e outras doenças causadas pelo pneumococo.
3 meses  - Vacina meningocócica C (1ª dose, evita doenças causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C (que ataca o sistema nervoso);
4 meses  -  Pentavalente (DTP + Hib + HB), poliomielite inativada; oral de rotavíris Humano (VORH) e vacina Pneumocócica 10 (2ª dose, evita as doenças já mencionadas em 2 meses);
5 meses  -  Meningocócica C (2ª dose, evita: vide informações de 3 meses);
6 meses - As mesmas vacinas  aplicadas em 4 meses (3ª dose, evita as mesmas doenças já mencionadas em 2 meses);
9 meses  - Vacina contra febre amarela (dose inicial evita a febre amarela);
12 meses  - Tríplice viral (SCR) (1ª dose, evita sarampo, caxumba rubéola)   e vacina Pneumocócica 10 (reforço, evita Pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo pneumococo);
Crianças até 10 anos de idade
15 meses  -  Vacina Tríplice Bacteriana  (DTP)  (1º reforço,  evita  difteria o
tétano e coqueluche); vacina oral Poliomielite (reforço, evita poliomielite ou paralisia infantil); vacina Meningocócica C  (reforço, evita doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C);
4 anos   -   Vacina Tríplice Bacteriana (DTP) (2º reforço, evita difteria, tétano e coqueluche); vacina Tríplice viral (2ª dose, evita sarampo, caxumba e rubéola);
10 anos  -  Vacina contra febre amarela (reforço, uma dose a cada 10 anos)
Obs. A vacina contra febre amarela deve ser tomada pelo menos 10 dias antes de viagem.

Vacinas para adolescentes  - O vírus da hepatite B pode ser transmitida por sangue e relações sexuais. Por isso, o infectologista Simão Ferreira alerta: “Antes dos jovens começarem a prática sexual, as três doses da vacina devem ter sido tomadas”.

11 a 19 anos  -  1ª Vacina c/Hepatite B (Três doses, sendo que a 2ª dose deve ser tomada 30 dias depois e a 3ª, 6 meses depois, evita a Hepatite B); 2ª Dupla tipo adulto (dT) (uma dose a cada 10 anos, evita difteria e tétano); 3ª Tríplice viral (SCR) (duas doses, evita sarampo, caxumba e rubéola); e  a vacina de febre amarela  tomada de 10 em 10 anos;

Vacinas para Adultos

20 a 59 anos  -  Vacina c/Hepatite B (grupo vulnerável) (três doses, evita a Hepatite B);  vacina Dupla tipo adulto (Dt) (uma dose a cada 10 anos, evita difteria e tétano);  vacina Tríplice viral (SCR) (dose única, evita sarampo, caxumba e rubéola); e não esquecer a de febre amarela que deve ser tomada de 10 em 10 anos;

Vacinas para Idosos   “Entre as principais causas de morte de idosos estão a gripe e a pneumonia. Com a vacinação esses problemas diminuem bastante”, afirma Simão Ferreira.

60 ou mais  -  Vacina c/Hepatite B (grupo vulnerável) (três doses, evita a Hepatite B); vacina c/Influenza sazonal (dose anual, evita influenza sazonal
ou gripe); vacina pneumocócica 23-valente (Pn23) (dose única, evita infecções causadas pelo pneumococo); vacina Dupla tipo adulto (dT) (uma dose a 10 anos, evita difteria e o tétano); e não esquecer a de febre amarela que também deve ser tomada de 10 em 10 anos.

O PALAVRÃO  -  “A tendência da criança, principalmente as mais novinhas, é imitar os adultos. Elas reproduzem os palavrões muitas vezes até sem saber seu significado. Algumas são mais espertas e até sabem o significado do palavrão, mas a maioria das crianças repete por repetir mesmo. Saiba como ampliar o vocabulário da criança, ensinando-a a expressar a raiva sem ser mal-educada, seguindo as sete questões”, alerta a pedagoga Natália Molina da PUC-SP. 1ª- O que fazer quando a criança fala palavrão pela primeira vez. R- Se não foi dito de forma clara, finja que não ouviu para não chamar a atenção ao fato. 2ª- E se ela continuar falando palavrão? R- Nesse caso os pais têm de impor regras, limites. Podem proibir alguma coisa de que a criança goste, por exemplo: Proibir de ver o desenho que ela gosta, mas tem de cumprir o determinado, por mais que  doe em você a punição. Ela tem de saber que vai perder alguma coisa se continuar desobedecendo. 3ª- Os pais devem explicar o que o palavrão significa? R- Na maioria das vezes, ela nem tem ideia do que está dizendo. Pode até entender em que situação se fala aquilo, mas não entende o significado. É melhor não explicar para não reforçar o uso do palavrão. 4ª -  Quando a criança começa a falar palavrão? R- Geralmente com 2 ou 3 anos, ela já repete um palavrão e o risco já está lá. Corrija desde cedo. 5ª –
Hoje a garotada fala mais palavrão do que antigamente. Por que? R- As palavras que a criança aprende não tem nada com os tempos modernos. A linguagem da criança está ligada ao ambiente onde ela vive, ou seja, se a família fala palavrão á criança repete. Segundo a especialista, algumas crianças e adolescentes conseguem separar as coisas, evitando o palavrão.
6ª- Se os pais não falam palavrão, devem afastar o filho/filha de quem fala? R- Quando é alguém da família ou um amigo mais próximo, os pais podem pedir para a pessoa não falar palavrão na frente da criança. Porém, seu filho/filha não pode ser isolado do mundo, mas não dá para deixar o palavrão virar um hábito para ela. 7ª- Certos adultos costumam achar graça ouvir a criança falar palavrão, é certo rir disso? R- Se achar engraçado e não conseguir se controlar, evite que a criança perceba isso. Ela pode pensar que está agradando e aí vai repetir outras vezes. Fique atento no trânsito,  pois é muito comum sair  gritando  grosserias,  porque
as crianças estão no banco de trás...  E por fim, não se esqueça de que toda criança sempre imita os adultos em sua volta. Dê bons exemplos...
Existem certos pais que dão bebidas alcóolicas para suas crianças e acham graça, porque estão bebendo com amigos. O simples fato de estarem bebendo em sua presença já representa um perigo e induzi-las ao álcool é o mesmo que encaminhá-las a serem futuros alcóolatras, além de ser um péssimo exemplo, com sérias consequências para toda a família. O mesmo acontece com o  “inocente” cigarro.

10 ALIMENTOS SUPERPODEROSOS  - Tudo o que comemos interfere no nosso  bem-estar, na disposição, na saúde e até mesmo no nosso humor. O segredo é não excluir nem exagerar em nada. Eis os alimentos que não podem faltar em sua mesa:  1º- A cenoura pelo alto teor de betacaroteno, é um vegetal anticancerígeno, contendo ainda potássio e vitamina A. Com grande quantidade de betacaroteno que previne o envelhecimento precoce, beneficia a visão e aumenta a imunidade do corpo e  associada a vitamina A, protege a pele dos raios ultravioleta. Coma na salada ao menos duas vezes por semana;  2º- Açafrão-da-terra é um tempero que tem alcaloides, terpenoides e flavonoides que agem contra o envelhecimento precoce. Usa-se em carnes, aves, arroz e no feijão; 3º- As frutas vermelhas como o morango, amora e framboesa contêm bioflavonoides, que defendem o sistema imunológico. Consuma as frutas frescas ou em forma de suco diariamente; 4º- O mamão papaia é fonte de cálcio, necessário para a contração muscular associada à ereção masculina e ao orgasmo feminino. A fruta ainda é rica em vitamina C, que dá força e disposição; 5º- O Arroz integral além de ser fonte de fibras, selênio, vitaminas E e do complexo B, é rico em silício orgânico;  6º- A gengibre possui gingeróis e as vitaminas A, B3 e B6, selênio e zinco que garantem energia e afastam o cansaço. Basta comer duas colheres de sobremesa ao dia; 7º- A linhaça contém o fitoquímico lignana, ótimo para acabar a fúria dos dias de TPM e ainda fazem o intestino funcionar melhor. Basta uma colher de sopa por dia;  8º- Os peixes, salmão, atum, cavalinha e arenque são ricos em ômega-3, que auxilia na oxigenação das células cerebrais e reduz o risco de perda de memória. Coma duas vezes por semana;  9º- A pimenta vermelha tem capsaicina que aumenta a capacidade de derreter gorduras durante os 20 minutos após a refeição. Ainda alivia dor de cabeça, controla o nível de glicose no sangue e ajuda no tratamento da rinite. Pode ser consumida em molho;  10º- A soja é rica em isoflavonas, tem ação estrogênica capaz de prevenir a osteoporose. Suas proteínas reduzem o colesterol diminuindo o risco de doença cardiovascular. A dose recomendada por dia é de duas xícaras (chá). Complemento: A beterraba, o tomate, a melancia e o pimentão são ricos em licopeno, que reduz o risco de câncer de próstata, combate o envelhecimento e ajuda a eliminar toxinas do corpo...

CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE AJUDAM NA FERTILIDADE  -  Veja o que comer para aumentar as chances  do teste  marcar positivo:   A  aveia ajuda  o  sistema nervoso a trabalhar melhor; reduz a ansiedade,  fornece energia  e  dizem possuir efeitos afrodisíacos; “o Chá-verde aumenta as chances tanto do homem quanto da mulher, porque ajuda a combater o estresse devido à presença de bioflavonoides , importantes para a manutenção dos  óvulos e espermatozoides saudáveis”, explica Liliane Oppermann, nutróloga de SP;  Ostras e frutos do mar são riquíssimo em zinco, mineral que contribui para a boa formação dos hormônios sexuais, principalmente  os masculinos. São importantes porque participam  da formação do sêmen, além de colaborarem na produção e na secreção da testosterona; “As Castanhas são cheias de ômega 3 6 e 9, que revertem possíveis inflamações no organismo que atrapalham a fertilidade, e de zinco, indispensável para a formação dos hormônios” informa Inty Davidson nutricionista SP;  Inhame  este vegetal leva a um aumento na taxa de fecundidade. Acredita-se que ele estimule a produção de mais de um óvulo por ciclo reprodutivo.  Quem, por algum motivo, tem o desejo de ser mãe, mas não está disponível para isso agora, deve pensar em congelar seus óvulos. “O ideal é fazer isso antes dos 35 anos de idade” diz Chedid Grieco.

PRESSÃO ALTA  -  Saiba como proteger sua saúde e de sua família da hipertensão, uma das maiores causas de derrames e infartos, e descubra os alimentos que devem ser evitados, informa Beatriz Levischi.

1º- Riscos. A pressão alta pode causar lesões graves no coração, nos rins e no cérebro. “É uma das principais causas do infarto, derrame e insuficiência renal”, diz o cardiologista Luiz Bortolotto diretor do hospital das clínicas. 2º- Diagnóstico. Como não apresenta sintomas alarmantes, ele é feito a partir da medição da pressão arterial: Há problemas quando os valores são maiores de 14 por 9. Fique atento!  3º- Prevenção. Filhos de pais hipertensos devem se preocupar ainda mais em praticar atividades físicas, comer menos sal, evitar estresse, não fumar e controlar o peso. Uma redução de até 15% do peso já melhora a pressão arterial. Exemplo: Quem pesa 100 kg e perde 10 kg (10%) já se sente menos cansado e com menos dores. Vale o esforço. 4º- Alerta!  Atenção, a cada três brasileiros, um sofre de pressão alta. A doença é responsável por 40% dos infartos e 80% dos casos de AVC, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. 5º- Tratamento. Hipertensão não tem cura, mas controle para evitar complicações. O tratamento inclui hábitos de vida saudáveis e remédios indicados pelo médico, entre eles o Losartana potássica.

                                   O SAL E A HIPERTENSÃO
Durante muito tempo, o sal foi apontado como um grande vilão para o coração, responsável pelo aumento da pressão arterial. Porém, pesquisas realizadas na Bélgica revelaram que quem como mais sal não tem mais risco de desenvolver hipertensão. Essa informação reacendeu as discussões sobre a relação direta do sal e a hipertensão arterial. Entenda o assunto que é uma polêmica mundial:
Afinal, qual é o efeito do sal sobre a pressão arterial?
O que é pressão arterial? – O sangue bombeado pelo coração exerce certa pressão nos vasos sanguíneos. A pressão arterial seria, portanto, a resistência que o sangue encontra para circular pelos vasos. A pressão arterial ideal é 12/8, ou seja pressão sistólica (mais alta) igual a 120 mmHg, e diastólica (mais baixa) de 80 mmHg.
O que é a hipertensão? – É o aumento da pressão arterial, o que causa diminuição da elasticidade dos vãos sanguíneos. Com isso, pode-se provocar uma sobrecarga do coração, rins e cérebro, aumentando os riscos de derrame, infarto e outros problemas. A hipertensão é diagnosticada quando for aferida, em repouso, como maior que 14/9, durante três dias diferentes.
Qual o papel do sal no organismo? -- O sal é importante para o controle da passagem de fluidos e de ions pelas células, mantendo a pressão osmótica delas. O cloreto de sódio é também um dos responsáveis pelos mecanismos elétricos do organismo. A falta ou o excesso desses compostos pode interferir no equilíbrio entre líquidos e substâncias do corpo.
O cardiologista Hélio Castello esclarece que, em 90% dos casos, a pressão alta possui causas genéticas e os outros 10% costumam ser por conta de distúrbios hormonais, renais, etc. O grande problema do sal é que o excesso de sódio no organismo é um dos diversos fatores de risco que podem precipitar o aparecimento da hipertensão em pessoas que já possuem tendência genética para desenvolvê-la. “Hoje existem adolescentes de 16 anos, ou até menos, que já apresentam pressão alta agravada por conta de fatores ambientais”, alerta o especialista. O que acontece é que o sal puxa água, ou seja, favorece a retenção de líquidos nos vasos sanguíneos, aumentando as chances de endurecer suas paredes e precipitar a hipertensão.
Para o cardiologista, os estudos realizados na Bélgica são apenas estatísticas, mas servem para alertar que a hipertensão não é agravada por um fato isolado. Aliás, Castello ressalta que nenhuma doença acontece por um único fator, mas sim por um conjunto deles. No caso da hipertensão, não basta apenas controlar o sal, é preciso também estar atento à ingestão de gordura (fator ainda mais perigoso, pois pode causar entupimento dos vasos), o consumo do cigarro, o sedentarismo, a diabetes, obesidade e estresse.
O mais importante é mudar o estilo de vida como um todo (alimentação, exercícios físicos, etc.), para melhorar o conjunto e não apenas um aspecto da saúde do organismo.
Controle o consumo do sal – As pessoas hipertensas ou com tendência genética para tal podem limitar o consumo do sal à medida de uma tampinha de caneta BIC (cerca de 1g) por dia. O Ministério da Saúde assinou um termo de compromisso com a indústria alimentícia que deve definir o teor máximo de sódio a cada 100 gramas dos produtos, estabelecendo um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos. Para saber mais detalhes sobre o acordo, acesse o site do Ministério: www.saude.gov.br.
Fonte:
Revista “Mulher Dia a Dia” nº 31/2012

Oito passos para evitar a pressão alta.  1º- Consuma menos sal e evite alimentos ricos em sódio. Observe o rótulo: acima de 7% do valor diário já é perigoso;  2º- Tire o saleiro da mesa, assim você evita a tentação de polvilhar mais sal antes mesmo de ter experimentado a comida;  3º- Utilize temperos naturais, tanto frescos como desidratados. Salsinha, coentro, alecrim, alho...  4º- Prefira alimentos frescos em vez de comprar uma lata de ervilha e prepare molho caseiro de tomate;  5º- Coma alimentos ricos em potássio presente na banana que ajuda a dilatar os vasos, reduzindo a pressão;  6º- Inclua na dieta mais frutas, verduras e legumes, comendo pelo menos cinco porções ao dia, que significa uma concha uma unidade ou um cacho; 7º- Reduza o consumo de gordura saturada da carne gorda,  pele de frango, leite integral, creme de leite e de
 animais que engordam, e o aumento de peso provoca a pressão alta;  8º-  Evite os produtos industrializados que são os campeões de sódio (usados nesses casos como conservantes).

TROQUE O SAL POR TEMPEROS NATURAIS, que são os grandes aliados da saúde, tais como:  Alecrim, ideal para sopas, ovos peixes legumes e vegetais, podendo ser usado também em carne de porco e aves, que estimula a circulação e a digestão;  Alho e cebola,  que podem ser usados no preparo de todos os pratos. O alho ajuda a controlar a pressão e os níveis de colesterol e a cebola diminui os riscos de trombose e aterosclerose; Hortelã, confere sabor a sucos e chás, vinagrete e saladas verdes, combatendo a dor de estômago e tem ação diurética e digestiva;  Cebolinha, muito usada em molhos, massas, omelete, carnes e peixes, contendo vitaminas A e C e auxiliando nas gripes e doenças respiratórias e facilita a digestão;  Coentro, ideal para peixes, carnes, sopas e legumes, sendo fonte de cálcio, fósforo, ferro e vitamina C, indicado em casos de diarreias, além de ser vermífugo e estimulante das funções digestivas; Manjericão,  Da à comida um aroma agradável e é bom para temperar frango, sopas, massas e molhos à base de tomate, tendo ação diurética e auxilia no tratamento do diabetes;  Manjerona, indicada para o preparo do arroz e legumes cozidos, estimulando a digestão e tem efeito calmante; Orégano,  é usado para aromatizar pizzas, pães, feijão molhos, omelete, assados, peixe, aves, queijos e como aperitivo, ajudando a combater enjoos e gases;  Salsa,  pode ser usada em qualquer tipo de comida; carnes,  peixes, legumes, saladas, sopas e molhos. É rica em vitaminas A e C e minerais, possuindo ação diurética e digestiva; Tomilho, pode ser usado para aromatizar carnes, molhos e pães, acentuado o sabor de peixe e frango. É rico em magnésio, vitaminas C e do complexo B, sendo digestivo e reduzindo o colesterol evitando o envelhecimento precoce.

CINCO VERDADES SOBRE O LÚPUS

1ª  Ela é uma doença inflamatória crônica autoimune que altera o sistema imunológico e pode levar à disfunção ou falência de órgãos e sistemas.
2ª  Os sintomas são:  febre,  mal-estar, fadiga, dor no corpo, ínguas, perda
do peso ou inchaço, dores nas juntas, aftas, lesões na pele e perda de cabelos, quando se manifesta exteriormente.
3ª Acredita-se que a doença se manifesta devido a fatores genéticos, hormonais, ambientais e alterações imunológicas.
4ª  Além das lesões na pele, compromete as juntas, o funcionamento do rim e a circulação sanguínea.
5ª  É necessário consultar um médico reumatologista. O tratamento é feito por meio de medicamentos, uso oral um deles é o Reuquinol 400mg.

SE VOCÊ SE LIGA EM HORÓSCOPO, veja qual é o seu signo:  Capricórnio (22/12 a 20/01);  Aquário (21/01 a 19/02);  Peixes (20/02 a 20/03);  Áries (21/03 a 20/04);  Touro (21/04 a 20/05);  Gêmeos (21/05 a 20/06);  Câncer (21/06 a 21/07);  Leão (22/07 a 22/08);  Virgem 23/08 a 22/09);  Libra  23/09 a 22/10);  Escorpião (23/10 a 21/11);  Sagitário (22/11 a 21/12); boa sorte.

O ATO DE PENSAR  “Quem não se ocupa se preocupa”, palavras do escritor Oto Lara Resende. É exatamente isso o que acontece! “Cabeça vazia, advogado do diabo” diz o ditado popular. Se você pensar “que dia lindo” ou “que dia chato”, acredite, seu dia será exatamente o reflexo do que pensou. Por isso vigie seus pensamentos porque eles sempre podem gerar
 um efeito tanto positivo quanto negativo. Só depende do que você pensa.
APRENDA A OUVIR CRÍTICAS - Como disse o escritor americano Norman Peale: “O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica. Por isso. Prefiro crescer com os erros ao invés de me gabar com meros aplausos”.


Obs: Estes assuntos foram retirados de várias revistas “Ana Maria”.
Os assuntos “Alimentos que ajudam na fertilidade e o horóscopo” foram retirados da revista “Corpo a Corpo”, edição novembro/2012.
Pequenas alterações e complementos.

Jc.
São Luis, 24/12/2012
Refeito em 10/06/2013


DIVERSOS PEQUENOS TEXTOS - 2

 


  SOLUÇÃO NATURAL

Os Espíritos benfeitores já não sabiam como atender à pobre senhora obsidiada. Perseguidor e perseguida estavam mentalmente associados à maneira de polpa e casca no fruto.

Os amigos desencarnados tentaram de todos os modos afastar o obsessor, induzindo a pobre senhora a esquecê-lo, mas debalde.  Se ela tropeçava na rua, pensava no obsessor; se alfinetava um dedo em serviço, atribuía-lhe o golpe... Se o marido estivesse irritado, dizia-se vítima do verdugo invisível... Se a cabeça lhe doía, acusava-o... Se um prato se espatifasse, no trabalho doméstico, imaginava-se atacada por ele.., Se aparecesse alguma dificuldade econômica, transformava a prece em crítica ao obsessor infeliz...

Reconhecendo que a senhora não encontrava libertação, por teimosia, os instrutores espirituais ligaram os dois – a senhora e o acompanhante invisível – em laços fluídicos mais profundos, até que ele o obsessor, renasceu dela mesma, como filho necessitado de carinho e de compaixão.

Os benfeitores enfim descansaram; o obsessor descansou; a obsidiada descansou e o esposo dela também descansou.

Transformar obsessores em filhos, com a bênção da Providência Divina, para que haja paz nos corações e equilíbrio nos lares, às vezes é a única solução.

Bibliografia:
Hilário Silva
 Livro “Luz no Lar”

=  =  =

PARA ONDE VÃO OS POLÍTICOS ?

Para onde vão, no mundo espiritual, os políticos que enganam e roubam o povo?

A respeito dessa pergunta, lembramo-nos de um fato passado com o prof. Raul Teixeira, físico, professor universitário, espírita, conferencista de alto nível e médium de grandes recursos. Certo dia, ele foi convidado a fazer uma conferência numa cidade importante do Brasil, e, ao dirigir-se para almoçar num restaurante, com os seus anfitriões, enquanto esperavam que o semáforo abrisse para atravessarem larga avenida, ele viu uma mulher andrajosa, junto a um caixote de lixo, a separar o lixo mais limpo do mais sujo, a procura de comida.  Tal cena causou-lhe tamanha impressão, que perdeu a vontade de almoçar, mesmo com a  necessidade de se alimentar. Enquanto tentava se recompor mentalmente, já no restaurante, pensando naquele ser que nada tinha, e ele ali num restaurante com os seus amigos, apareceu-lhe, através do fenômeno da vidência espiritual, um espírito amigo, que o acompanhava na sua tarefa doutrinária, que o acalmou dizendo-lhe que mesmo que fosse dar comida limpa, àquela senhora, ela recusaria. E o Espírito, em breves pinceladas contou a história daquela mulher.

Aquele espírito, em existência anterior, fora um famoso político brasileiro, ainda hoje muito reverenciado, que por ter prejudicado tanto o povo, tinha reencarnado numa condição miserável, devido ao mecanismo do complexo de culpa que fez, após a morte do corpo físico, no mundo espiritual (onde não conseguimos esconder nada, nem de nós,  nem dos outros), voltando numa condição miserável para aprender a valorizar aquilo que ele tanto desprezara na existência anterior: as dificuldades  financeiras do próximo. Curiosamente, o nome desse famoso político estava afixado nesse local, dando nome à avenida, e essa mulher, por uma fixação inconsciente, não largava aquele local onde outrora lhe prestaram grandes homenagens. Não era um castigo divino, mas sim uma decorrência da Lei de Causa e Efeito, onde cada um colhe de acordo com seus pensamentos, sentimentos e atos.

Em futuras reencarnações, cada um colhe de acordo com o que semeou no seu passado. Assim se justificam as diferenças de sofrimentos morais entre os seres humanos. Sendo a Doutrina dos Espíritos uma ciência de observação e uma filosofia de conseqüências morais, como seria bem diferente o nosso planeta, se todos os que roubam, que enganam, que se aproveitam do poder que exercem, que exploram os seus semelhantes, se conhecessem a reencarnação (hoje uma evidência científica), esse conhecimento dar-lhes-ia um novo rumo existencial, na certeza de que todos os nossos atos repercutirão sobre nós mesmos, para o bem ou o mal, conforme a qualidade dos mesmos, nesta existência, no mundo espiritual e  também nas existências futuras.  Tentar desconhecer a situação com um simples”eu não acredito nisso”, não vai alterar a responsabilidade que cada um de nós tem sobre os seus pensamentos, sentimentos e ações. Poucos são os políticos, ao se encontrarem no mundo espiritual e verificarem que cumpriram o seu dever, se sentem felizes. Infelizmente, essa realidade ainda é mínima; a maioria dos políticos que governam na Terra, em futuras reencarnações, terão que reparar os seus erros e abusos com dolorosas expiações, a exemplo do que aconteceu com a senhora, comentada neste artigo e com o rico avarento da história contada por Jesus com o título “Lázaro e o rico malvado”.

Bibliografia:
José Lucas
Revista Espírita de Campos

Jc.

S.Luis, 6/11/2011

=   =   =

A ESCOLHA DO IMPERADOR

Certo imperador chinês estava morrendo e não tinha nenhum filho para assumir o trono. Decidiu ele então escolher um entre milhares de chineses “comuns” para substituí-lo. Assim, reuniu todos seus súditos em frente ao palácio e deu a cada um deles uma semente, de flores distintas. Aquele chinês que plantasse a semente cuidando dela com muito carinho e um ano depois apresentasse a mais bela das flores, seria o próximo imperador da China.

O tempo passou e na data marcada, na praça em frente ao palácio, havia milhares de chineses com vasos lindos e flores ainda mais belas – azuis, rosas, vermelhas e amarelas... O imperador então se levantou e foi até a multidão. Caminhou durante algum tempo no meio daquelas flores maravilhosas. Então ele escutou um rapaz chinês chorando. Perguntou a ele o que havia acontecido. O rapaz mostrou ao imperador um vaso feio, somente com terra e sem nenhum sinal de alguma flor, e disse: “Havia plantado a semente e nada havia acontecido. Trocara a terra,  pusera mais água e nutrientes e nada mudou; a planta simplesmente não nasceu”.

O imperador então voltou ao seu trono e anunciou que o rapaz que estava chorando herdaria seu trono...  Porque ele, o imperador, havia distribuído sementes secas e mortas a todos os concorrentes. A honestidade e a coragem do rapaz, fizera o imperador tomar tal decisão. Os outros, tinham trocado as sementes que apresentavam belas flores tentando enganá-lo e assumir o trono...

Obs.
Autor Desconhecido.

=   =   =

A  AIDS

No século vinte, o homem domou doenças mortais como a gripe e a tuberculose e aumentou a média da existência do ser humano para 80 anos nos paises mais desenvolvidos. No entanto, no terceiro milênio, uma das regiões da Terra, afunda na miséria e parece nem ter saído do primeiro milênio. Com 800 milhões de habitantes, parte da África bate às portas do século XXI, com um pedido de socorro, a um contingente que reúne 29 dos 35 países mais miseráveis do planeta. Misérias, guerras e Aids, anulam na África, os benefícios que o desenvolvimento e o progresso proporcionaram à Humanidade.

Ameaçam o presente e o futuro do continente, além das misérias, a Aids, que já atingiu 35 milhões de pessoas. Em cada 10 pessoas infectadas no planeta, 9 são africanas; estas são constatações do jornalista Flávio Henrique, em reportagem publicada no jornal “O Globo”, do Rio de Janeiro. São estatísticas que impressionam e preocupam.

Analisando  o  assunto,  o  confrade  Geraldo Guimarães  comentou:  “Acima das leis
humanas, prevalece a Lei Divina de “causa e efeito”. A razão porque, em cada 10 pessoas infectadas de Aids, 9 estão na África, onde também estão os 29 países mais miseráveis do mundo, é a utilização geográfica apropriada, onde devedores das Leis Divinas, em novas encarnações, de um modo geral, juntos, resgatam suas faltas, fazendo ao mesmo tempo um apelo à Humanidade; dizendo a todas as criaturas, que precisamos socorrê-los, e que devemos nos precaver de desmandos de comportamento, que venham a gerar em nós, contingências expiatórias desse porte de sofrimentos”.

=   =   =

 SOLUÇÕES  FAMILIARES

 Adágio Popular:  “Casa dos pais, escola dos filhos. O lar não é apenas o primeiro santuário, mas também, o primeiro educandário”.

Sem a Paciência, a Renúncia e a Boa Vontade, impossível se torna a constituição de uma família saudável no lar.

A Paciência, em verdade, segundo Emmanuel, é perseverar na edificação do bem, a despeito das arremetidas do mal, prosseguindo corajosamente, quando nos seria mais fácil desistir. Em família, quantas pessoas, quantas vezes, tiveram vontade de desistir de auxiliar este ou aquele parente difícil!  Muitos desistiram! Muitos mais prosseguem na luta. Navegando no mar tempestuoso da existência, quantas vezes somos tentados a cruzar os braços cansados do esforço que fazemos. A Paciência que é a ciência da Paz anda muito escassa atualmente. Ela é a virtude que nos impulsiona a prosseguir na jornada difícil.

A Renúncia é outro pré-requisito para os que pretendem realmente edificar uma família feliz. A renúncia é a mestra da paciência. Renunciar, de alguma forma é melhorar, é consertar, é reformar, é destruir barreiras que dificultam o relacionamento familiar, evitando estimular a discórdia e a violência entre as pessoas.

Finalmente,  “Boa-vontade entre os homens”, presente na Saudação dos Anjos que anunciaram a chegada do Messias à grande família humana, deve ser uma constante nos lares que buscam na Paz, a alegria de viver. Onde houver a Paciência, a Renúncia, haverá sempre a Boa-vontade para a construção de uma família, onde cada membro dela, busque seu crescimento, movido pela capacidade de transformar, em luz o que foi trevas, em amor o que foi ódio, em virtude os vícios que impediram, no passado, a concretização de uma família, com base nas lições de amor e paz do Mestre Amado Jesus.

Com a prática desse exercício, estaremos aptos a entender as diferenças, aceitá-las e  justificá-las, encontrando o remédio único para nos curar de todos os males – O Amor Incondicional.

=   =   =

DOUTRINA DOS ESPÍRITOS

A Doutrina dos Espíritos não se apresenta à  Humanidade como uma imposição do Superior ou Inferior; busca sim, abrir a mente humana ao conhecimento geral sobre a vida espiritual e a existência terrena, sobre tudo o que existe, suas causas e manifestações.  Trazendo ela, os aspectos filosóficos, científicos, morais, religiosos, educacionais e sociais, veio no momento certo, esclarecer os problemas e dar-lhes soluções corretas, com a revelação de realidades desconhecidas e de verdades antigas, como a doutrina da reencarnação, conhecida há milênios no Oriente.

Quando somos alvo de problemas que causam desencanto e mal estar, devemos procurar entender as causas e tudo fazer para acalmar nosso mundo íntimo, buscando nas mensagens do Evangelho de Jesus, as diretrizes para desanuviar nossa mente diante desses testemunhos, para melhorarmos nossas atitudes, eliminando o  orgulho, que obscurece nossos melhores sentimentos.

Passamos a refletir em torno desses problemas que vivenciamos, sabendo que irão passar, em virtude das soluções que chegarão para superá-los. Não estamos na Terra somente para viver prazeres e ilusões, mas também para os testemunhos diante dos problemas e das aflições que nos chegam de diferentes formas,  nos levando a sofrer, muitas vezes injustamente, se analisarmos apenas a presente existência, som o conhecimento de que já tivemos anteriores e teremos outras existências no futuro.

Em nossa caminhada evolutiva, nos defrontamos com situações nas quais são analisadas as nossas reações e o nosso comportamento diante do poder, do dinheiro e da beleza física. Poucos são os que sabem lidar com estes atributos sem ferir o próximo, sem se deixar levar pelas paixões perturbadoras...  Dos três, consideramos o poder o mais prejudicial. As pessoas mudam quando dispõem de autoridade material. Tornam-se arbitrários, prepotentes, insensíveis, usando máscaras e procurando ocultar seus conflitos e seus atos, sua realidade interior atual... Julgam-se corretas em suas decisões sem levar em consideração os sentimentos, não analisando seus gestos e atitudes e se perdem ante as bajulações dos que os cercam enquanto estão no topo das decisões... Esquecem-se de que tudo é transitório e de que, pela lei de “causa e efeito”, estão semeando o que colherão no futuro...  Às vezes nem o aconselhamento dos mais experientes, conseguem demovê-los de atitudes impensadas e prejudiciais aos seus semelhantes, que lhe parecem inferiores. É de lamentar e de tristeza ver essas pessoas caminharem para futuros resgates dolorosos...

=   =   =

PEQUENAS  LIÇÕES

“Oração e caridade”, disse o Mestre, é o que podem expulsar certos tipos de espíritos. Portanto, oremos com muito fervor e abstemo-nos de todo o mal, fazendo o bem para que possamos libertar as pessoas da influência desses espíritos.

=   =   =

Se o Mestre disse: “Sede Perfeitos”, é porque a perfeição é possível de ser alcançada; se Ele nos veio ensinar, é porque podemos aprender; se nos veio servir de modelo, é porque o podemos imitar;  se nos afirmou ser Ele “O Caminho, a Verdade e a Vida”, é por ser o caminho que devemos seguir; verdade que podemos praticar; vida que podemos enriquecer, tanto na Terra como na Espiritualidade, com as luzes e tesouros do Evangelho.

=   =   =

O girassol nos fornece uma lição evangélica. Ele reage à presença do astro-rei (Sol), acompanhando seu curso no horizonte durante as horas do dia. E quantos de nós nos mantemos voltados para o Cristo? Quantos procuram acompanhar Sua trajetória  de ação renovadora e luminosa, espalhando, saúde, amor e benefícios?

=   =   =

FORÇAS DIVERGENTES

Allan Kardec nos advertiu de que forças organizadas surgiriam para combater o Espiritismo e outros que desejariam introduzir nele, sistemas divergentes que nada têm com a Doutrina dos Espíritos. Respeitamos todos os que seguem outras correntes de pensamento. Se o sistema que abraçaram é bom, assumam suas próprias filosofias e não queiram desmoralizar e colocar no Espiritismo, o que não é dele.  A Doutrina dos Espíritos, representando o “Consolador Prometido por Jesus”, não combate àqueles que praticam com sinceridade o Evangelho de Jesus e nem aceita sistemas divergentes como a cromoterapia, a apometria e outras mais, sendo aceita apenas,  as terapias do passe e da água fluidificada.

=   =   =

IGREJAS PENTECOSTAIS

Não é segredo para ninguém que as igrejas pentecostais arrecadam tanto dinheiro que seria impossível esconder o fato ou fazermos de conta que não o vemos. É por esse motivo que os que dirigem essas igrejas, não toleram que seus fiéis se aproximem da Doutrina dos Espíritos (Espiritismo), pois sabem que os perderão, caso eles abram seus olhos e suas mentes para o conhecimento e para a razão que a Doutrina Espírita apresenta. O medo deles é perder o patrimônio e não as almas. Por que tanto pavor com o Espiritismo? – É muito simples. Trata-se de interesses materiais; unicamente pelo dinheiro que é arrecadado. Quando o crente acordar e quando os pastores, bispos, etc., ficarem com a responsabilidade de ganhar seu sustento com o suor do trabalho e não de seus fiéis, as coisas mudarão. Por isso, o medo do Espiritismo...

=   =   =

JULGAMENTO

O falecido prefeito de New York, La Guardia, era famoso por suas tiradas filosóficas. Costumava presidir um tribunal onde eram julgados casos policiais simples.

Numa dessas sessões, apresentaram-lhe um homem que fora surpreendido roubando um pão. La Guardia julgou-o, considerando-o culpado e o condenou a pagar a multa de cinquenta dólares. Depois, dirigindo-se à pequena multidão que lotava o recinto, sentenciou: “Quantos aos presentes, estão todos condenados a pagar um dólar cada um, até atingir o limite da multa imposta ao réu, para que ela seja quitada e ele, libertado”.

Após breve pausa, enfatizou:  “Os senhores estão multados por viverem numa cidade onde um ser humano é obrigado a roubar um pão para matar sua fome”.

Esse episódio permite-nos considerar que todos nós, habitantes de qualquer cidade do Brasil, estamos sujeitos a uma pena mais grave, a uma multa mais severa, em virtude de vivermos num mundo onde as palavras; caridade, bondade, fraternidade, solidariedade, são virtudes conhecidas, mas infelizmente raramente práticada, cujo exercício é indispensável aos que fazem parte de qualquer cidade e que se diz cristão.

Dizem que os Espíritos Superiores ensinam que a felicidade no Céu é socorrer a infelicidade na Terra. Assim sendo, na medida em que nos preocupamos em socorrer os infelizes aqui na Terra, é que faremos a nossa felicidade no Céu. Não existe outra alternativa... Justificativas como: Não tenho tempo! Não tenho nada para doar!   Prometo para mais tarde! Até que gostaria, mas...! Meu tempo passou! - Tempo, nós temos; só falta é  boa-vontade. A prática do Bem é o melhor remédio para as doenças do corpo e da alma, já comprovado pela medicina. A idade da ferramenta não prejudica o trabalho, mas a ferrugem por estar sem atividade é que é prejudicial. Amanhã colheremos apenas espinhos em nosso caminho se não semearmos o Bem agora!...  E o Bem se faz de diversas maneiras, sem que seja preciso o vil metal; precisa-se apenas de querer ajudar o próximo, como fez Jesus ao distribuir benefícios a todos sem doar uma única moeda. Experimente visitar um doente,  ajudar um cego a atravessar a rua, amparar um idoso,  acudir com uma palavra amiga um angustiado, dar um copo com água a quem tem sede, dar uma ajuda a uma criança, fazer uma oração pelos que sofrem, e muitas mais maneiras de servir ao próximo é fazer o Bem. Garanta a sua felicidade no Céu, ajudando os que necessitam aqui na Terra...

“Todo aquele que sabe e pode fazer o bem, e não o faz, será responsabilizado pelo mal que resulte de não haver praticado o bem”         
                                                                                       Apóstolo Tiago, C.4 v.17

=   =   =

O QUE REPRESENTA PARA O SER HUMANO, O SUCESSO?  

O conceito de sucesso  (bom êxito,  resultado feliz)  nos  dias  atuais  está  muito ligado aos quatro deuses criados pelo ser humano: dinheiro, poder, fama e status – constituindo o novo politeísmo contemporâneo.

Vemos então o sucesso ser restringido às vitórias na existência material e nos prazeres que dela pode usufruir. Observam-se gerações inteiras receberem essa informação como sendo verdadeira, mostrando-lhes modelos e ídolos a serem seguidos e adorados, escondendo que a base desses símbolos é de “barro”. Isso é fato notório e comprometedor do desenvolvimento moral da humanidade na Terra.

O verdadeiro sucesso, aquele que proporciona a felicidade duradoura, está longe das vitórias acima citadas. Desde que o ser humano se reconhece com um ser espiritual, imortal, vivendo no planeta uma de suas inúmeras experiências reencarnatórias, as suas conquistas e objetivos estão acima das vitórias materiais. Essas,  podem ser boas e úteis como recursos, mas são problemáticas quando colocadas como metas e objetivo da existência. O sucesso acalentado deve estar ligado a uma consciência tranqüila, uma postura ética, que proporcione um bem estar coletivo, através de boas ações, independente da condição sócio-econômica.

Dinheiro, poder, fama e status podem ser ótimos servos, mas são péssimos senhores.

Uma mãe que, apesar de todas as dificuldades econômicas,  é um bom exemplo de humildade e retidão para seus filhos, é um sucesso; um profissional que, apesar de não ser o mais famoso, nem o mais rico, trata com honestidade, qualidade e delicadeza a quem necessita de seus serviços, é outro exemplo de sucesso; o homem público que não se corrompe quando no poder, apesar de tudo facilitar essa ação, e procura utilizar-se da sua posição para o desenvolvimento da comunidade (e não do seu próprio bolso), mesmo quando não reeleito, é um homem de sucesso.

Há tantos exemplos de sucesso na existência que passam despercebidos do ser humano porque não são manchetes de jornais, nem notícia no rádio e na televisão, exatamente porque o modelo de sucesso está desvirtuado dos verdadeiros objetivos da existência. O sucesso, às vezes, não está especificamente no fruto dos resultados das ações, mas sim na verdadeira intenção do agente. Algumas vezes o resultado pode não ter sido o desejado, mas a ação na direção de proporcionar o melhor é o que vale.

De forma lenta e gradual as conquistas morais estão tomando o seu verdadeiro lugar nas preocupações humanas. Hoje a honestidade está ganhando mais importância que a esperteza;  a caridade saiu da simples condição de esmola para se tornar um nobre sentimento de solidariedade; o egoísmo, a arrogância e a vaidade, gradualmente vão sendo substituídos pela humildade, simplicidade e bondade. Em termos gerais, ainda estamos distantes de constituir uma sociedade justa e humanitária, mas o ser que se coloca acima da existência material, antevê o sucesso e a felicidade como as conquistas do Espírito. Allan Kardec afirma isso de forma clara no comentário à questão nº. 941 do “Livro dos Espíritos, quando diz: “O ser humano estando mais preso à existência corporal do que a espiritual, tem, na Terra, penas e gozos materiais. Sua felicidade consiste na satisfação fugaz de todos os seus desejos. Sua alma constantemente preocupada e angustiada pelas vicissitudes da  existência, se  mantêm num estado de ansiedade e tortura perpétuas. O homem moral, que se colocou acima das necessidades artificiais criadas pelas paixões, experimenta, já neste mundo, prazeres que o homem material desconhece. A moderação dos desejos dá ao seu Espírito, calma e serenidade. É feliz pelo bem que faz e não há decepções para ele; as contrariedades deslizam sobre sua alma sem lhe deixar nenhuma impressão dolorosa”.

Jornal “Seara Espírita”
Luis Roberto Scholl

=   =   =

É TEMPO DE MUDAR

Questiona-se o que mais intriga os seres humanos...

SE... eles fartam-se de serem crianças e têm pressa de crescer...
SE... depois de adultos, suspiram por voltar à ser criança...
SE... perdem a saúde para conseguir o dinheiro...
SE... depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde...
SE... pensam tanto no futuro que deixam de viver o presente...
SE... passam pela existência sem deixar nenhum vestígio de sua passagem...
SE... vivem como se não fossem morrer...
SE... morrem como se não tivessem vivido...

=   =   =

Pare e reflita: Você ainda pode acertar sua existência. Todos os dias, quando você acorda recebe o mais belo presentes que Deus lhe dá: A DÁDIVA DA EXISTÊNCIA.

Você que administra sua existência, faça com que ela seja voltada para realizações positivas que lhe perpetue a passagem no mundo e que realmente valha ser vivida...

=    =    =

UMA QUESTÃO DE PARADIGMA

“Vôo com máquinas mais pesadas do que o ar é inviável e impossível”.
                                                           Simon Newcomb – Astrônomo de renome em 1902
“É um sonho patético imaginar que... automóveis irão tomar o lugar de ferrovias nas viagens de longa distância”.            Congresso Americano de Transportes, 1913.
“Creio que no mundo existe mercado para apenas uns cinco computadores”.
                                                           Thomas J. Watson, presidente da IBM – 1943.

=    =    =
NOSSOS  “MORTOS”  VIVEM

No dia de finados, as pessoas reverenciam os seus mortos. Mortos fisicamente, porque o desprendimento dos laços que prendiam o Espírito ao corpo material, permite a ele a sua libertação e o retorno à Espiritualidade. O Espírito sendo imortal passa a habitar outro mundo, sendo recebido pelos entes queridos que o precederam nessa viagem.  Ao tomar conhecimento da sua nova condição, recebe o merecimento pelas atitudes nobres realizadas, pelo amor dedicado aos seus semelhantes, quando de sua estada na Terra, sendo então conduzido a colônias de repouso e bem-estar, para que possa algum tempo depois, ser integrado em novas tarefas, tanto na Espiritualidade como junto aos seres humanos, para sua constante evolução espiritual.  Por outro lado, a maior infelicidade para o Espírito, é passar para a Espiritualidade, carregado de vícios e de maldades... Quantos sofrimentos vai passar.

É natural que as pessoas lamentem a ausência dos entes queridos e que sintam saudades. Sabemos que até o rochedo mais rígido, movido pelos imperativos da Natureza, rebenta em prantos criando o córrego generoso que vai banhar o solo ressequido. A saudade é um sentimento legítimo da alma, representando carinho, esperança e confiança nos designos divinos. O desespero, ao contrário, é prejudicial às criaturas, pois as leva ao mar da angústia e da revolta às Leis de Deus, de onde é difícil regressar em perfeito equilíbrio emocional.

Creia, sinceramente, que os nossos chamados “mortos” estão vivos e libertos do corpo físico, aguardando o momento de novo reencontro na Espiritualidade ou, a oportunidade de retornar ao nosso convívio, em nova existência, na qualidade de filho, neta, bisneto, ou amigo nascido em outra família, mas com afinidades conosco. Lamentando a separação temporária de algum ente querido, façamos uma oração a Deus, pedindo pelo nosso ente amado, tendo a certeza de que Deus que nos criou, para nos amarmos mutuamente, jamais nos separaria para sempre.

Tenhamos saudades porque esquecimento de entes queridos ou benfeitores é ato de ingratidão, mas vamos transformar as saudades em ações benéficas de amor ao próximo, em seu nome, como demonstração do nosso carinho e consideração. Vem bem a propósito as palavras de Jesus: “Nenhuma ovelha do rebanho do meu Pai se perderá”. Em seguida afirmou aos seus apóstolos:  “Eu seu o Caminho, a Verdade e a Vida”, e quem quer que creia em mim, jamais morrerá”.

Que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, nos conforte com a Paz e a Resignação e nos dê também forças para aceitarmos Suas Leis...                        

=   =   =

                 NOSSAS NECESSIDADES E O NOSSO MERECIMENTO

Todas as coisas chegam para nós, pelo trabalho, pela oração e pelo poder divino; porém, é preciso que tenhamos o  merecimento.
“Nunca se esqueça de dizer ‘se for de minha necessidade e merecimento, que eu alcance essa graça’. Faça assim e veja a diferença que essas palavras vão fazer em sua existência”.
Você já pediu a Deus por uma graça? Se, alcançou o que pedia, provavelmente precisava e a merecia. Em nossas crenças, nos achamos sempre merecedores de alcançar o que pedimos. É que ás vezes, na nossa infantilidade, julgamos Deus como um pai do mundo que nos dá o que pedimos. E se não nos atende nos julgamos vítimas, mas a verdade é que não temos o merecimento, ou o que desejamos nem sempre é o melhor para nós. Esquecemos que em Sua Infinita Sabedoria e Bondade, Deus só deseja o nosso bem. Como temos a visão limitada, por conta do nosso atraso espiritual e pelo que ainda precisamos aprender, não sabemos distinguir o que precisamos realmente, ou o que queremos por nossa vaidade..
Isso lembra o livro “O Mago de Strovolos” de Kyriacos Markides (Editora. Pensamento) sobre o espiritualista Daskalos, conhecido por suas curas espirituais. Na obra, Daskalos é internado para amputar a perna. Um dia antes da cirurgia, ele fala a Deus: “não vou implorar que salve a minha perna. Ela é sua; se deve ser curada ou cortada, que seja feita a Vossa vontade”. No dia seguinte, Daskalos estava com a perna curada.
Quantos de nós colocamos um drama na vontade de Deus tal qual Daskalos? Com certeza, muitos poucos. É que vemos Deus com olhos humanos. Se entendermos seu Amor imenso e depositarmos em sua vontade o pedido ou o motivo do sofrimento, a energia à nossa volta muda. Entretanto, nunca se esqueça de se dirigir a Deus, dizer com bastante fé: “se for de minha necessidade e merecimento, que eu alcance essa graça”. Faça assim e veja a diferença que essas palavras e a sua fé vão fazer em sua existência.


Fonte:
Mel Aitak
Revista “Ana Maria” – 12/4/2013
+ Modificações e acréscimos


Jc.
S.Luís, 23/11/2011
Refeito em 10/06/2013