quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A CASA DO CORAÇÃO

A CASA DO CORAÇÃO


O poeta alemão Frederico, criou um poemeto que assinala profunda lição de espiritualidade:

“O coração tem dois quartos: moram ali, sem se ver, num a Dor, e noutro o Prazer.

Quando o Prazer no seu quarto, acorda cheio de ardor,
No seu, adormece a Dor...

Cuidado, Prazer! Cautela. Canta e ri mais devagar...
Não vá a Dor acordar...”


O JOGO DO CONTENTE


Na Bíblia, existem oitocentos versículos que recomendam alegria, bom ânimo, contentamento. Assim, o jogo do contente consiste simplesmente em encontrar em tudo, em todas as coisas que acontecem, uma razão... para ficar contente; vendo o lado positivo de qualquer situação. A exemplo de um imperador romano, que dizia a si mesmo ao acordar toda manhã: “Vou encontrar um curioso, um invejoso, um ingrato, um bruto, um enganador. Todos são assim, por ignorância do mal e do bem. Quanto a mim, que já tenho conhecimento da natureza do bem, que é a Lei de Deus, e do mal que é a imperfeição do ser humano, não posso voltar-lhe as costas, pois todos somos irmãos e nascemos para cooperar na mesma obra.”


O MANDAMENTO DE MARIA


O único mandamento de Maria, registrado no Evangelho, foi numa festa de casamento em Caná, quando disse: “Fazei tudo quanto Ele vos disser”...

Esse mandamento é na verdade, obedecer a Jesus... é fazer tudo o que Ele nos ensinou. Aquelas palavras de fé, devem ser obedecidas com sinceridade como bênçãos para as horas de alegria e tristeza, de paz ou desarmonia, de trabalho ou descanso...







AS TRÊS ORAÇÕES DAS ÁRVORES


Antiga lenda conta que três árvores ainda jovens pediram a Deus, lhes concedessem destinos gloriosos e diferentes. A primeira disse que desejava ser empregada no trono mais soberano da Terra; a segunda pediu ser utilizada na construção de uma condução que transportasse os tesouros desse rei poderoso: a terceira desejava ser transformada numa torre, nos domínios desse rei, para indicar o caminho do Céu.

Um mensageiro angelical disse às árvores que o Todo-Poderoso lhes atenderia as petições. Tempos depois, lenhadores vieram e cortaram as árvores. Arrastadas para fora do ambiente familiar e confiadas nas promessas do Supremo Senhor, se deixaram conduzir com humildade.
A primeira, foi entregue a um criador de animais que mandou convertê-la
num cocho destinado a alimentar os animais; a segunda, foi adquirida por um velho que construía barcos; e a terceira, foi guardada numa cela de malfeitores para servir em momento oportuno.

As árvores mesmo separadas não deixaram de acreditar na promessa do Eterno. No bosque, as outras árvores tinham perdido a fé no valor da oração, quando após anos, vieram a saber que as três pedintes haviam obtido as concessões solicitadas.

Quais os seus destinos ? - A primeira, forrada de panos singelos, foi onde Maria de Nazaré depositou o menino Jesus, servindo de berço ao Messias; a segunda, utilizada num barco, serviu a Jesus para transmitir sobre as águas, muitos dos seus belos ensinamentos; a terceira, convertida apressadamente num cruz, em Jerusalém, seguiu com Jesus para o monte, e ali, ereta, indicou o verdadeiro caminho do Reino Celestial.

Moral da história: Todos nós podemos endereçar a Deus, em qualquer parte e em qualquer tempo, as mais variadas preces, orações, no entanto, nós precisamos cultivar a paciência e a humildade, para esperar e compreender as respostas de Deus.

Cada oração foi atendida de maneira diferente... Sempre pedimos o que nos parece bom, mas estejamos certos de que Deus nos concede sempre o melhor...


S.L. 02/03/08

O VALOR DO SER HUMANO

O valor do homem não pode ser medido por sua origem, por sua profissão, pelo dinheiro que possui, pela posição social, pelo poder que exerce; mas pelo seu empenho em contribuir para a harmonia e o bem-estar da sociedade em que vive, seja ele o presidente da república, ou o mais humilde trabalhador braçal...


NOVO COMEÇO / NOVO FIM

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...”
Chico Xavier