sábado, 10 de novembro de 2018

A FAMÍLIA EDUCA, A ESCOLA ENSINA





 
É sempre bom lembrar que é em casa que a criança aprende a falar e a dizer:
Bom dia      =     Boa tarde    =    Boa  noite   =   obrigado
Com licença   =   Desculpe   =    Por  favor   =
É em casa que a criança também aprende:
A ser honesta   =   A ser pontual   =  Não falar palavrões
Não xingar  = Respeitar os pais  = Respeitar as pessoas
Respeitar os mais velhos  =  Respeitar os professores
É ainda em casa, que a criança aprende:
A não falar de boca cheia  =  A não jogar nada no chão
A ser limpo    =    A ser religioso    =    A ser organizado
A ter limites = Ajudar os pais =  Cuidar das suas coisas
Aprender  a  não   mexer  nas  coisas  dos  outros e ser solidário e  amigo para o bem de todas as pessoas.
É na escola que os professores ensinam às crianças, as matérias essenciais ao conhecimento das coisas,
como:     Artes    =     Biologia    =    Ciências   =     Física
Educação Física  =  Filosofia   =  Geografia   =    História  
Línguas  = Matemática  =  Moral  e  Cívica  =  Português    
Química  =  Sociologia,  e  o que foi ensinado no lar...
Fonte:
Internet
+ Modificações

Jc.
São Luís, 21/10/2018

A UMBANDA





 
A palavra umbanda deriva-se de m’banda, que em língua quimbundo (língua nacional de Angola), significa “sacerdote” ou “curandeiro”. Apesar do desenvolvimento nas classes mais humildes, a Umbanda tem um registro histórico de seu nascimento, que se confunde com o de Zélio Fernandes de Morais (1891-1975), natural de Niterói, na época, capital do estado do Rio de Janeiro.
Aos dezessete anos de idade, acometido de estranha paralisia que desafiava os médicos, em virtude de ter, por vezes, postura de um velho que dizia coisas incompreensíveis. Ele foi examinado por um médico que aconselhou à família levá-lo a um padre, mas foi levado a um Centro Espírita. Ali. Zélio foi convidado a se sentar à mesa da sessão mediúnica, sendo logo tomado por uma força sobrenatural, que diz: -- Aqui está falando uma flor!  Em seguida ele se levantou e foi ao jardim do Centro, colhe uma flor do jardim e deposita-a á mesa. Outros médiuns participantes da sessão começaram a incorporar espíritos que se intitulavam pretos velhos, escravos e índios.
Naquele Centro Espírita, até então, só incorporavam espíritos “evoluídos”, de doutores, intelectuais, pensadores, etc., esses espíritos eram considerados atrasados e deviam ser evitados. Estabeleceu-se então uma contenda entre “entidades” que se comunicavam sobre o que é realmente um espírito atrasado ou não.  Foi então que o Espírito que havia incorporado  em Zélio se revelou como o Caboclo das Setes Flechas – o senhor dos caminhos, que desapontado com o preconceito cultural e racial ali dominante, anunciou que criaria uma nova religião onde os pretos velhos, os negros escravos e os índios  considerados Espíritos atrasados, poderiam se manifestar e passar à humanidade seus conhecimentos.
Isso aconteceu exatamente no dia 16 de novembro de 1908, ás 20 horas, ao se manifestar novamente o caboclo em Zélio, e anunciou a criação de uma nova religião. Em nome desse Espírito, Zélio curado, com a ajuda de um pequeno grupo crente, passou a realizar curas e logo fundou o primeiro templo dedicado ao culto, com o nome de “Tenda de Umbanda  Nossa Senhora da Piedade”, registrada em cartório em 1908. A Umbanda combina elementos da filosofia Espírita, elementos do Candomblé, dos vários cultos afro-brasileiros, do cristianismo, do catolicismo, das tradições indígenas, sem a prática de sacrifícios, e, modernamente, conhecimentos de cultos esotéricos. Ela foi confundida durante algum tempo com a “macumba carioca” e a “Quimbanda”.
Os principais Orixás considerados santos e associados as forças da Natureza, são: Iansã,  Nanã, Obaluaiê, Ogum, Omulu, Oxalá, Oxossi, Oxum, Olorum (Deus), Xangô, Yemanjá. Os Caboclos são os Espíritos dos índios; os Pretos Velhos são os Espíritos dos escravos trazidos da África e os Erês são os Espíritos das crianças.
As reuniões são praticadas em locais denominados de “casa”, “terreiro” ou “barracão”, onde recebem as pessoas sem qualquer discriminação e a ritualística de abertura é composta de danças para os Orixás ao som de atabaques e tambores e cânticos chamados de pontos cantados, tendo os médiuns vestimentas especiais e no altar, as imagens dos santos católicos, velas e defumação de ervas e orações. O guia chefe chama os médiuns que formam uma roda para receberem as entidades (incorporação dos Espíritos) onde são realizadas as consultas, aplicados os passes e realizadas as curas, com banhos de ervas  e ainda a queima de incenso, para resolver os problemas das pessoas assistidas, tendo em vista a prática voltada para a caridade.
A Lei nº 11.635 de 27/12/2007, instituiu o “Dia Nacional de Combate ao Preconceito Religioso”, que passou a proteger as religiões de matrizes africanas, para evitar que alguns fiéis das igrejas neopentecostais continuassem a fazer ataques à Umbanda.

Fonte:
Jornal “O Imortal” – julho de 2018
Internet – Umbanda
+ Acréscimos

Jc.
São Luís, 1/8/2018