terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DIVALDO PEREIRA FRANCO




 
Divaldo nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, na Bahia, filho de Francisco Pereira Franco e de Ana Alves Franco. Desde a infância, se comunicava com os Espíritos. Ele cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana e se formou em professor primário em 1943.

Quando criança, a amizade de um Espírito em forma de criança alegrou ainda mais os seus dias. Era o índio Jaguaraçu, que quer dizer “Onça Grande”. Esse Espírito vinha brincar com Divaldo no quintal de sua casa todos os dias. Os dois amiguinhos brincavam sem perceberem as horas passarem; eles subiam em árvores, corriam pelo quintal e colhiam musgos e folhagem na época do Natal, para enfeitar as lapinhas, como eram chamados os presépios.

Ainda jovem, foi abalado pela morte do seu irmão mais velho, que o deixou traumatizado e enfermo. Foram consultados diversos médicos, sem obter nenhum resultado satisfatório. Foi então que a mão amiga de dona Ana Ribeiro Borges o conduziu à Doutrina Espírita, libertando-o do trauma e trazendo a consolação tanto para ele como para toda a família. Em 1945, já com 18 anos, ele mudou-se para Salvador, onde foi aprovado em concurso, para o IPASE, tendo ingressado como funcionário em 5 de novembro de 1945.

Divaldo como espírita convicto, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção em 7 de setembro de 1947. Dois anos depois iniciou a sua tarefa de psicografia. Diversas mensagens foram escritas por seu intermédio. Sob a orientação dos Mentores Espirituais, guardou tudo o que escreveu, até que um dia recebeu a recomendação de que queimasse tudo o que escrevera até ali, pois tudo não passava de simples exercício.

Em seguida vieram novas mensagens assinadas por diversos Espíritos, entre eles, Joanna de Ângelis, que durante muito tempo apresentava-se como “um Espírito amigo”, ocultando-se, à espera do instante oportuno para se apresentar, Joanna, então revelou-se como sua orientadora espiritual, escrevendo muitas mensagens, num estilo agradável repassado de profunda sabedoria e grande amor, confortando as pessoas necessitadas do amparo espiritual.

Em 1964, Joanna de Ângelis selecionou várias mensagens de sua

autoria  e enfeixou-as no livro “Messe de Amor”, que se tornou o primeiro livro psicografado por Divaldo. Atualmente o médium é recordista e conta com centenas de títulos publicados, e cerca de 5 milhões de exemplares vendidos. Aproximadamente 100 livros já foram traduzidos para mais de 15 idiomas, entre eles: O albanês, o alemão, o esperanto, o espanhol, o italiano, o norueguês, o polonês, o russo, o sueco, o tcheco e o turco. Psicografou o livro “Hacia las Estrelas”, inteiramente em espanhol, sendo o primeiro livro, escrito em um idioma que não é o do médium, que foi traduzido para o português com o título “Rumo as Estrelas”.

Desde 1952, mais de 600 crianças já foram educadas sob o regime de Lares Substitutos. 300 crianças e jovens carentes são atendidas diariamente pela “Mansão do Caminho”, que desenvolve ainda várias outras atividades beneficentes. Mas de 300 mil crianças já passaram pela assistência, cursos e oficinas da Mansão do Caminho, desde 1952.

Desde 1947, Divaldo já realizou mais de 10 mil conferências, em mais de 300 cidades do Exterior, e em 700 cidades de 25 estados no Brasil. Já esteve fazendo palestras em 53 países, sendo 21 nas Américas, 20 na Europa, 5 na África, 6 na Ásia e 1 na Oceania. Já fez 6 conferências na ONU; falou em mais de 40 universidades da América, Europa e África. Concedeu mais de 200 entrevistas a rádios e TVs no Exterior, sendo 3 vezes na Voz da América, uma rádio em língua hispânica. No Brasil, já concedeu mais de 800 entrevistas para emissoras de TV e 174 emissoras de rádio.

Convidado pela ONU, Divaldo Franco participou do I Encontro Mundial pela Paz, no ano de 2.000, na reunião de cúpula com lideres religiosos de todo o mundo, para debater e produzir uma proposta de Paz, fato inédito na história da Humanidade. A maioria das guerras, na história da humanidade foi causada por religiosos, sedentos pela supremacia e poder temporal. O Encontro Mundial pela Paz, já produziu resultados: 1º Criação do segmento “Religiosos pela Paz”, na cúpula da ONU, para trabalharem junto aos delegados políticos objetivando a Paz no Planeta até o ano de 2021;  2º Elaboração de um documento com sugestões a todos os governos da Terra, destacando a importância do desarmamento mundial de todos os artefatos bélicos, inclusive os bacteriológicos e químicos.

Comparecerem ao aludido Encontro, 749 delegados de 73 países, num total de 3.000 representantes, do Budismo, Hinduísmo, Xintoísmo, Masdeísmo, Igrejas Católica e Ortodoxa e Doutrina dos Espíritos. As propostas aprovadas em prol da Paz são: 1ª A Paz para todos; 2ª Trabalhar para acabar com a miséria no mundo; 3ª Respeito ao Meio Ambiente; 4ª O Perdão e a Reconciliação de todos os povos. Se existir unidade de pensamento entre os 4 bilhões e 800 milhões de religiosos em todo o mundo, poderemos acabar com as guerras, já que elas são provocadas por intolerantes e psicopatas que estimulam o ódio e a vingança.

Divaldo considerou a reunião emocionante, porque foi um encontro mundial de líderes religiosos em que, pela primeira vez na História,  não houve briga. Ao abordar sua religião, um líder judeu afirmou que para ser respeitada sua crença, ele deveria respeitar as outras religiões, já que não era a única. Nesse momento Joanna de Ângelis, disse ao médium:  “Deus tomou um imenso espelho no qual Ele estava refletido e atirou-o á Terra. Ao bater no solo, fragmentou-se em mil pedaços. Cada criatura da Terra ao pegar-lhe um pedaço, ficou com um fragmento que reflete Deus, mas ninguém conseguiu a posse  total, razão porque Deus se revela proporcionalmente ao nível de consciência e inteligência de cada um. Assim são as religiões: Se encarregam de revelar parcialmente Deus, sem o fazer em sua totalidade”.

Divaldo Franco é uma pessoa simples, culta, com mais de 50 anos dedicados aos meninos de rua e à sua mediunidade, tanto no meio espírita como fora dele sendo o cartão de visita que lhe granjeou respeito e credibilidade, como uma pessoa de destaque mundial.

Complemente o assunto, acessando o artigo “A Mansão do Caminho”.

 

Fonte:

Revista Espírita “O Consolador”

+ Pequenas modificações

 

Jc.

 São Luís, 16/12/2013