domingo, 31 de janeiro de 2016

MENSAGENS E ORIENTAÇÕES





 “Apaixonar-se é fácil, permanecer amando por anos... esse é o desafio”.
“Observe que as pessoas felizes não perdem tempo falando ou fazendo o mal aos outros. Maldade é coisa de gente infeliz, frustrada, medíocre e invejosa”.
Quando você condena a religião do seu próximo, você está deixando de praticar a sua...
”Se o homicida conhecesse, de antemão, o tributo de sofrimento que a vida lhe cobrará, no reajuste do seu destino, preferiria não ter braços para desferir qualquer golpe. Se o caluniador pudesse eliminar a sombra que lhe enlouquece a visão, observando o sofrimento que o espera no acerto de contas com a verdade, paralisaria as cordas vocais ou imobilizaria a escrita, a fim de não sofrer as consequências. Se o ingrato percebesse o fel de amargura que lhe invadirá, mais tarde o coração, não agiria com indiferença. Se o egoísta contemplasse a solidão infernal que o aguarda, nunca deixaria a prática da fraternidade e da cooperação. Se o glutão pudesse enxergar os desequilíbrios para os quais encaminha o próprio corpo, apressando a marcha para a morte, procuraria a frugalidade e à harmonia. Se soubéssemos quão terrível é o resultado de nosso desrespeito às Leis Divinas, jamais nos afastaríamos do caminho reto. “Em verdade, quantos se rendem às sugestões perturbadoras do mal, não sabem o que fazem...”
“Sabia o Mestre que até a construção do Reino Divino na Terra, quantos que o acompanham viveria na condição de desajustados; efetivamente, o cristão leal, em toda parte raramente recebe o respeito que lhe é devido. Por destoar, quase sempre, da coletividade, ainda não cristianizada, sofre com a opinião negativa de muito”.
“Se ele exercita a humildade, é tido à conta de covarde; se adota a vida simples, é acusado de relaxamento; se busca ser bondoso, é visto como um tolo; Se administra dignamente, é tido como idiota; se obedece, é considerado servil; se usa a tolerância, é visto como incompetente; se trabalha devotado, é interpretado por vaidoso; se procura melhorar-se e se esforçar nas boas obras, é indicado como fingido; se tentar ajudar o próximo, é taxado de fingido e personalista. Apesar de semelhantes conflitos, prossigamos agindo e servindo em nome do Senhor, pois o Mestre segue servindo, adiante de nós...”
                                                      Emmanuel  (Livro: Fonte Viva)

Sabe aquela frase: “O amanhã pertente a Deus?” Pois é... Pertence mesmo!  Na vontade de Deus estão nossos dias e o tempo certo para todas as coisas... Não é preciso se preocupar, mas confiar, o resto Deus fará...
                                                      Yla Fernandes + modificações.

Todas as coisas na terra passam... Os dias de dificuldades, de sofrimentos e de solidão; de frustações, de dores e de lágrimas; de saudades de um ente querido, de tristeza e de felicidade... Que são lições necessárias e passam deixando no espírito imortal, as experiências vivenciadas. Se hoje é um desses dias de amarguras, elevemos nosso pensamento ao Alto e busquemos ouvir a voz suave da “Estrela de Nazaré”, a nos dizer carinhosamente: “Isso também passará”. “Guardemos, então, a certeza de que não há mal que dure para sempre e amanhã será um novo dia”.       
                                                                             Chico Xavier
“Á oração nem sempre nos retira do sofrimento, mas sempre nos reveste de forças para suportá-lo. Ela não nos afasta os problemas do dia a dia, entretanto, nos clareia o raciocínio a fim de resolvê-los com segurança. Não modifica as pessoas difíceis dos quadros da convivência, no entanto,  ilumina-nos os sentimentos de modo a aceitá-las como são.”
                                                                                        Meimei

Certa vez uma pessoa se dirigiu a um expositor do Evangelho, dizendo: “Sou uma pessoa que não faço o mal a ninguém, sempre que possível faço o bem, e tenho uma existência difícil. Vejo outras pessoas que fazem o mal, não fazem caridade, são arrogantes e se dão bem!”  O expositor esclareceu: “Você está colhendo o que semeou em outras existências, por misericórdia divina; o outro irmão está ainda plantando...”

“Observemos a sequência que prevalece nos mínimos setores da Natureza. Nada se realiza aos saltos e, na Lei Divina, não existe privilégio em parte alguma. Enche-se a espiga de grão em grão; desenvolve-se a árvore, milímetro a milímetro; levanta-se a construção, peça por peça; nasce a floresta de sementes insignificantes; começa o tecido pelos fios. As mais famosas páginas foram escritas, letra a letra; a cidade mais rica foi edificada palmo a palmo; a maior fortuna de ouro e pedras preciosas foi extraída do solo fragmento a fragmento; a estrada mais longa foi pavimentada metro a metro; o grande rio que se despeja no mar surgiu de pequenos filetes de líquidos”.
“O teu grande sonho de conhecer e fazer, nos domínios da inteligência e do sentimento, deve ser realizado pelo pequenino trabalho do dia a dia. Se algum ideal habita teu espírito, não olvides o serviço diário para que se concretize em momento oportuno. Há ensejo favorável à realização? Há percalços e lutas na senda? Prossegue assim mesmo. O tempo é lento, mas não se detém. Guarde a lição e caminhe para diante, devagar, mas confiante e sempre...”
“Vivamos cada dia fazendo o melhor ao nosso alcance. Se, administra, seja justo na distribuição do trabalho; se legislas, seja fiel ao bem de todos; se espalha o dom da fé, não te descuides das almas com quem convives; se ensinas, seja claro na lição; se curas, não menospreze o doente; se constróis, atende à segurança; se aras o solo, fazes com alegria; se ages na limpeza pública, abraças a limpeza no teu sacerdócio; se edificastes um lar, sublima-o para as bênçãos de luz e amor, mesmo que isso te custe aflição sacrifício; não te inquietes por mudanças inesperadas e recorda a Divina Providência que observa todos os nossos passos. Lembra-te de que vives, onde te encontras por iniciativa do Pai que nos supervisiona os destinos, porque se agires bem, Ele sublimará as tuas atividades e te elevará a um plano superior”.

“Quando alguém se refere à passagem evangélica da ação de dar e receber, as pessoas se recordam da palavra “dinheiro”. Sem dúvida, nos referimos aos bens materiais e há sempre mais alegria em ajudar do que ser ajudado; contudo, não devemos nos esquecer dos bens espirituais que, irradiados de nós mesmos, aumentam a intensidade da alegria em torno de nossos passos, pois quem dá recolhe a felicidade de ver a multiplicação daquilo que deu. Administra com bondade e terás o crescimento da confiança; estende a bênção do perdão e fortalecerás a justiça; dê o bom exemplo e garantirás a nobreza de caráter; oferece a gentileza e encorajarás a fraternidade; cede ao teu próximo algo mais que o dinheiro; dê também teu afeto, tua alegria, teu tempo e, em verdade, entrarás na posse dos sublimes dons do equilíbrio, da paz, da felicidade e do amor, hoje e amanhã e serás ajudado neste mundo e no Céu, conforme estiveres ajudando na Terra”.

“Por que não somos compreendidos?  Por que motivo a solidão invade a nossa alma? Por que razões as dificuldades nos cercam? Por que tanta sombra e tanta aspereza em torno dos nossos passos?  E a cada pergunta, feita de nós para nós mesmos, seguem-se a não conformação e o desespero,  reclamando com cólera, as vantagens de que nos sentimos credores. Declaramo-nos, as vezes, decepcionados com a nossa família, desamparados pelos nossos amigos, incompreendidos  pelos parentes e até perseguidos pelos irmãos. O desencanto transforma nossa existência num rosário de queixas. Se temos notícia do Evangelho, preparemos nossa alma para ajudar sempre... A Terra é a nossa escola; a Humanidade é a nossa família. Cada dia é o ensejo para aprender e auxiliar. Por mais aflitiva seja a nossa situação, devemos amparar sempre para merecermos também ser abençoado pelo Senhor, que nos convoca da obra do amor...”

                                                      Emmanuel (Livro: Fonte  Viva)

Pessoas infelizes contam mentiras, inventam e até simulam histórias, para tentarem frustrar a felicidade das outras. A inveja faz tudo isso. Eu não conheço nenhum invejoso feliz; todos eles são sozinhos, sem sucesso, sem amor e dignos de muita pena...

Não se lamente por envelhecer; isso é um privilégio negado a muitos.

“Quando você estiver sozinho, vigie sua mente; quando estiver com os outros, vigie a sua fala”.                     
                                                                                          Atisha

“Nosso problema será sempre construir na própria alma, a perfeição que exigimos nas outras pessoas”.
                                                                              Emmanuel


“A pena de morte tem como fundamento, não o desejo de reparação ou de justiça, mas a sede bruta de vingança”.
                                                                                 Hélio Pelegrino

O ser humano só será considerado civilizado, quando diminuir a distância entre o que diz e o que faz; até que, num dado momento, a sua fala seja igual a sua prática.

“A beleza física agrada aos olhos, mas é a doçura das ações que encanta e eleva a alma”
                                                                               Voltaire

Quando você para de olhar para o celular, e erguer os olhos, vai ver o céu, os pássaros, as árvores e as pessoas...            

Todo dia você está com Deus...

No sorriso da criança, na Natureza sempre florida,
No canto dos passarinhos, você sente Deus na oração,
Num olhar, numa esperança, na própria essência da vida,
Na harmonia com carinhos, pulsando no seu coração!
                                                     
Todo dia você observa Deus...                     

No riacho cristalino, na escuridão do Infinito,
No pequeno peixe do mar, nas ondas das praias.              
Existem muitas estrelas, brilhando e encantando,
Na clara luz do luar. Que beleza, poder espiá-las.

Todo dia você sente Deus...

Nos segredos da vida, no orvalho sobre a relva,
No germinar das sementes, na Natureza que encanta,
Nos movimentos da Terra, que gira incessantemente,           
No cheiro que vem da terra, e no Sol que se levanta!

Todo dia você percebe Deus...

Nas flores que desabrocham, no ciclo da Natureza,
Perfumando toda a atmosfera, neste ir e vir constante,
Nas folhas que brotam, o broto renovado, que beleza,
Anunciando a primavera... Na vida que segue adiante!

Todo dia você vê Deus...

No suor de quem trabalha, Deus é pai, Deus é Amor,
No calo duro das mãos, pulsando dentro do coração,
No homem que planta trigo, no trigo que faz o pão,       
Deus é sempre a esperança, quando se faz a oração.

Todo dia  você está com Deus...

Deus é o criador do Universo,
Ele sempre dá o perdão.                   
É o alento do sofredor,                                 
Deus é justiça no coração.

Deus é sempre a esperança                                                                                                                                        Amando a todos com paixão,                                                                           Ao perdoar  a quem o ofende                                                                                     Ele sempre dá o perdão.

Todos os dias, Deus está com você...

Será que você não sentiu,  você ainda não o percebeu?                        Não há vida sem volta, não há volta sem ida,
Deus no colorido dos olhos, dos próprios filhos seus?                           A morte não existe, ela é a porta de uma nova vida!...
                       
                                                         Rita  Pando + modificações.


“Jesus não nos pediu muita coisa; não exigiu que fizéssemos grandes sacrifícios ou que escalássemos o monte Everest. Ele só nos pediu que nos amássemos uns aos outros”.
                                                                                   
                                                                        Chico Xavier


DEPOIS?
Se você puder faça hoje, por que...
Depois o cedo fica tarde,
A prioridade muda,
O encanto acaba,
A saudade se esvai,
O dia passa e tanta coisa muda.
Não deixe nada para depois,
Porque você pode perder
As melhores oportunidades,
Os melhores momentos,
As melhores experiências,
Os melhores sentimentos,
As melhores amizades,
Os melhores dias que se foram...

A melhor religião é aquela que te aproxima das pessoas através do Amor; e não aquela que te afasta através dos preconceitos.     


EXALTAÇÃO  AO PERDÃO

Pai, perdão por todas as minhas falhas!      
Perdão se tenho vontade de chorar,
Perdão por não conseguir meu intento,
Perdão por minhas pernas a fraquejar...

Perdão por minhas palavras,
Perdão pelas ofensas sem merecer,
Perdão pelos amigos que falham
Perdão se vejo a vida a correr...

Perdão pelas injurias recebidas,
Perdão por defender com ardor
Perdão por aqueles que merecem
Perdão pelos cânticos de amor!..

Perdão por ser errante faltoso
Perdão por meu sensível coração
Perdão por querer sempre aprender
Rogo-vos, Pai, o meu perdão!...

Perdão por não ser tão caridoso
Perdão por minha simples oração,
Perdão por esta exaltação sublime
Peço-vos, simplesmente, o “perdão”!...

                                            Eda Carneio Rocha + modificações.


Fontes diversas
 + Modificações.

Jc.
São Luís, 27/9/2015
Refeito em 10/11/2015