quinta-feira, 11 de julho de 2019

LIÇÕES DE VIDA





 
“o ser humano age conforme os desejos aos quais ele se apega. Após a morte, ele vai para o mundo seguinte levando em sua mente as impressões sutis de suas ações. E, depois de colher o que plantou, ele retorna a este mundo de ação. Assim, aquele que ainda tem desejos continua sujeito à reencarnação.”
                        Sukla Yajur Veda.

A Terra está entrando em uma nova era. Os seres humanos estão confusos. Eles anseiam por novas respostas para velhas perguntas. Nunca houve tanto interesse pelo invisível e pelo inexplicável. Na história da Terra nunca houve tantas mudanças num espaço de tempo tão curto, no entanto, há coisas que nunca mudam. Hoje, por exemplo, as pessoas se comunicam instantaneamente com o outro lado do mundo, mas em compensação nunca estiveram tão isoladas umas das outras. Vejamos, por exemplo, uma família na Terra: Pai, mãe, filho e filha, cada um vivendo no seu mundo particular; em seu quarto o filho surfava pela Internet; a mãe se entretinha com uma novela em seu quarto; o pai assistia a um jogo de futebol na sala; e a filha falava ao telefone; cada um em seu próprio mundo, e todos isolados. As pessoas se reúnem em grupos, vendo virtudes e justiça apenas em suas próprias necessidades, desejos e crenças. Agindo dessa forma, elas cortam a ligação com Deus. Todo dia nasce uma nova religião, culto ou seita; apesar disso, o ser humano continua a clamar por respostas que somente a Doutrina dos Espíritos dá. Há diferentes caminhos e verdades. Use o livre-arbítrio dado por Deus, para escolher o caminho certo para você. A verdade é complicada porque cada ser humano tem a sua, e cada um ser vê a sua como uma verdade diferente, a verdadeira verdade.

A Terra foi criada há bilhões de anos atrás e ocupa um minúsculo lugar no Universo. E, por milhões de anos, espíritos têm visitado a escola da Terra, primeiro como homens das cavernas, da Idade da Pedra, aprendendo as duras lições oferecidas por um meio ambiente hostil, cruel e perigoso. Aos poucos, eles aprenderam a se comunicar uns com os outros. Aprenderam também que precisavam unir-se para sobreviver; aprenderam a lição da fraternidade e, com o passar do tempo, o homem começou a procurar as respostas para a sua existência. Ele então inventou suas primeiras religiões; deuses do fogo, da água, das florestas, dos mares, dos ares e das montanhas. Mesmo nessas primeiras crenças havia um conceito verdadeiro: O homem era apenas uma parte de um todo maior.

Embora o ser humano tenha evoluído, ainda é muito imperfeito, carregando desde as primeiras existências na Terra, as vibrações negativas de egoísmo, ódio, ganância, vaidade e violência. Não podemos lavar essas imperfeições simplesmente mergulhando num rio, nem se prostrando diante de um altar e dizendo que aceita Jesus como seu salvador... Não é tão fácil assim, porque não haveria justiça.

Deus não castiga nem julga ninguém. Somos nós mesmos que nos punimos, porque somos responsáveis pelos nossos atos e suas consequências. Através de nossos pensamentos, desejos, palavras e ações, colocamos em movimento as condições que podem proporcionar a felicidade ou o sofrimento. Todos nós somos espíritos criados pelo Supremo Senhor. Ele nos criou à sua imagem e semelhança; e o que fez o ser humano? Em virtude da sua ignorância e atraso espiritual, o ser humano fez Deus a sua semelhança, criando uma imagem de Deus, como um ancião de cabelos e barba branca; materializando o Criador. Mais já paramos para pensar nisso? Vejamos então: Muitos são loiros, outros morenos, brancos, pretos, amarelos, masculinos, femininos, baixos, altos, gordos e magros. Certamente que não somos a imagem física de Deus, pois isso seria impossível, dada a essas diferenças. A nossa semelhança com Deus é em Espírito, porquanto Deus também é Espírito, e não esse deus feito pelos próprios homens, feito de barro que criaram para impressionar os nossos antepassados ainda ignorantes.

Todos nós viemos da mesma fonte. Somos parte do mesmo todo que é Deus, porque somos suas criaturas. Porém, cada um de nós é diferente e tem que evoluir da mesma maneira  dos mundos que Ele criou. Em cada uma nova existência  nascemos num corpo material e estamos aqui para aprender, experimentar, ter sucesso ou mesmo falhar. Estamos aqui para evoluir e esta existência e este corpo que usamos foram moldados com base nos nossos ideais de realizações. Essa é a lei do Universo, a lei natural e espiritual, e é através do nosso livre-arbítrio, das nossas ações e dos resgates que atingiremos a evolução. Esta explicação vem sendo dita e repetida através dos séculos...

Podemos hoje orar até o amanhecer; podemos chamar a Deus de nosso Senhor; mas se as nossas ações e nossos pensamentos não estiverem cheios de amor, compaixão e misericórdia, nossas palavras serão vazias. Podemos ir a qualquer igreja, a qualquer templo protestante ou a qualquer centro espírita e achar que só isso basta, ou dizer: ”Eu aceito Cristo e peço, perdoe todos os meus pecados.” Eu digo que não há nenhuma igreja, templo, centro espírita, padre, pastor ou feitiço que faça mudar sua existência. Em nós está á resposta e o caminho para a nossa libertação e progresso. As religiões podem até apontar o caminho, mas nós é que precisamos andar, e há muitas escolhas no caminho.

Na Terra há diferentes faixas de vibração. Em cada uma dessas faixas as pessoas vivem suas existências fazendo escolhas, aprendendo, sorrindo ou sofrendo e evoluindo. Por que algumas pessoas vivem na pobreza, na doença, na fome e na ignorância?  Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não? – A resposta é simples: Resgate, expiação ou abnegação, compromissos que unem as pessoas. A razão da nossa existência na Terra é clara: superar as vontades, desejos e ambições de nossa personalidade inferior. Quando um espírito encarnado consegue isso, ele entre em sintonia com as mais elevadas vibrações e com o Criador existente em cada ser humano. Durante cada nova existência, vamos desfazendo-nos das nossas imperfeições e ilusões terrestres e trocando o peso delas pela melhora do nosso espírito.

Buda, Maomé, Moisés, Sócrates, Jesus, Allan Kardec, Gandhi, Chico Xavier, Eurípedes Barsanulfo foram mensageiros da mesma luz, e suas mensagens eram dirigidas para diferentes épocas, povos e culturas. Sempre há uma razão para tudo e para qualquer situação na Terra e no Universo. Ninguém foi criado para viver uma eterna desgraça, porque ninguém vive apenas uma existência, como pensavam antigamente nossos antepassados e ainda muitas pessoas atualmente.

A Terra está mudando e as maldades e as vibrações negativas estão sendo vencidas no mundo, (apesar de muitas situações infelizes que ainda assistimos), pela chegada de novos espíritos mais evoluídos e pela chegada da Nova Era de progresso. A Terra não foi criada para nosso prazer nem para a diversão; nós estamos aqui por uma razão e, se por ventura alguma infelicidade nos acontecer não vamos dizer que foi a vontade de Deus, para não colocarmos a responsabilidade em quem realmente merece: nós. Tudo que pensamos, falamos e fazemos tem consequências; se não agora, haverá mais tarde. O resgate é a lei natural das consequências negativas. O resgate não é bom nem ruim, é simplesmente o resultado de nossas escolhas e ações infelizes...

A nossa existência fica complicada em razão dos medos; todos nós temos medos diferentes, mas a emoção e os resultados são sempre os mesmos. Vamos dar um pequeno exemplo: - Quem são as pessoas mais famosas e bem-sucedidas que conhecemos? - São os empresários bem sucedidos, os políticos, os artistas e alguns jogadores de futebol. Vocês acham que, por terem atingido certo nível de fama, fortuna e poder, eles não têm medo? – Vocês acham que eles não temem o dia em que a fama ou a fortuna se acabarem? – Será que eles não têm medo de ficar velhos, de perderem as posições que alcançaram e da morte lhes separar de tudo isso? – Pois saibam que todos têm medo; medo do mundo, medo de suas fraquezas e do vazio de suas almas, e é por causa desses medos que muitos procuram as drogas que as levam ao crime e a morte. Se eles soubessem por que nasceram neste mundo o que programaram para si, eles não precisariam se drogar ou viverem enganando a si mesmos por causa de seus medos... Cada um de nós é responsável pelo medo que os outros sentem, porque, quando rejeitamos alguém porque ele ou ela não é bonito/bonita, não é inteligente, amigável, não se veste bem, somos responsáveis pelo medo desse alguém, pela sua rejeição, sua dor, sua raiva, seu revide, e como somos ligados uns aos outros, sofremos também.

Muitas pessoas pensam que a existência não tem sentido porque não entendem o que estão fazendo aqui, por que nasceram e o que esperam dela. A Terra é uma escola onde nós aprendemos e nos aprimoramos. Por isso nós estamos aqui; somos parte do Universo de Deus, para crescermos e evoluirmos como tudo o mais. Nós somos Sua criação e precisamos aprender por nós mesmos. Deus nos deu o livre-arbítrio para fazermos as nossas escolhas, às vezes boas outras vezes más, e como espíritos, crescer espiritualmente. Cada momento, cada hora, mesmos nas mais diferentes situações de insegurança, angústia e sofrimento, vivamos sabendo que somos espíritos eternos criados por Deus e fazendo parte D’Ele, para sermos felizes.

Creia, nenhuma existência na Terra é perdida; nenhuma é um fracasso, nenhuma termina em derrota. Isso não é possível, em face da Lei de Progresso a que estamos todos submetidos, e, as vibrações negativas existem para que possamos fazer as nossas escolhas e nossa evolução. Cada espírito aprende do seu próprio jeito e em seu tempo. Nenhum espírito é melhor ou pior que outro; apenas estão em faixas diferentes, em razão do progresso que alcançaram. Certa vez um sobrinho me perguntou como eu explicava a lei de progresso, de um criminoso que havia matado doze pessoas.  Eu lhe fiz ver que se na existência presente ele tinha matado doze pessoas, em outra existência anterior, pode ter sido um elemento que comandou a morte de centenas de pessoas; e em outra mais anterior ainda, pode ter sido um conquistador que destruiu cidades e levou a morte milhares de pessoas. A sua situação de ignorante das leis divinas de amor e fraternidade, perante a eternidade o faz continuar devedor. Arrependido de seus atos, conforme me fizera sabedor, pode na próxima existência ele vir ainda com a índole de criminoso, e provocar a morte de apenas uma pessoa. Na seguinte existência, mais arrependido ainda, pode vir sofrendo de todas as faculdades que prejudicou nas suas ações anteriores, resgatando seus débitos para com a justiça divina. Assim se processa o progresso do Espírito.

Jesus é o governador do mundo em que vivemos. Ele é o guardião da vibração terrestre, e há diferentes níveis de vibração no Universo; algumas altas e outras baixas. Ele falou sobre esses diversos níveis quando disse que “há muitas moradas na casa do Pai.” Jesus veio como um Espírito de luz encarnar nesta baixa vibração da Terra, para mostrar a todos como viver. Ele mesmo disse: “Eu vim como uma luz, para que todos não fiquem na escuridão. E, se alguém ouvir minhas palavras e não as guardar, eu não o julgarei, porque eu não vim para julgar o mundo.” Ele também demonstrou  que a morte não existe! Ao invés da morte, há o renascimento, dependendo do lado pelo qual a pessoa está passando. Se alguém está chegando neste mundo, chamamos nascimento, e se alguém está partindo deste mundo, chamamos morte... Sabemos que não existe a morte, apenas nos libertamos do corpo físico e voltamos como espírito ao mundo espiritual de onde viemos e que é a nossa verdadeira vida.

O mundo de hoje está muito mudado e é muito mais complicado do que o mundo de nossos pais. Porém a existência é a mesma de milênios atrás. Todas as sociedades e culturas, atualmente, estão mudando numa velocidade nunca vista antes, e nos sentimos deslocados por causa dessas mudanças. O que está acontecendo? Aonde tudo isso vai nos levar? E por que está acontecendo? – O que está acontecendo, chama-se evolução. A existência nesta vibração (Terra) se resume em escolhas, e a vibração terrestre está mudando por escolhas do ser humano que está evoluindo. Quanto maior o avanço espiritual, maior a evolução que traz o desenvolvimento, que por sua vez pede um nível maior de escolhas e responsabilidades.

As mudanças que estão se realizando é resultado da evolução da vibração atual, pois a Terra está entrando numa Nova Era. Valores espirituais e ideais mais elevados terão uma nova importância, em virtude da chegada de espíritos mais evoluídos a Terra, enquanto que os espíritos mais atrasados, por não se adaptarem a nova era, irão reencarnar em outros mundos. Entretanto, parece que não estamos progredindo, mas regredindo, em virtude da violência de hoje. A violência, sem sombra de dúvida, é uma questão espiritual, porque enquanto o ódio, o egoísmo, o desejo de posses terrenas, a ganância e a exploração existirem nesta vibração, certamente que a violência continuará. A violência também é resultado do medo. Esse medo é que faz uma nação temer a outra que fica mais forte; que faz os brancos temerem os negros, os ocidentais temerem os orientais, e o mais inconcebível, uma religião temer a outra. A resposta para tudo isso é: ignorância, inveja, medo e ódio...

Somente quando os seres humanos se conscientizarem de que são espíritos imortais e que toda ação praticada tem a sua reação; quando se reconhecerem como filhos de Deus, essa competição constante, de irmão contra irmão, por posses terrenas provisórias e posições de destaques, desaparecerá da face da Terra; será a ocasião em que não haverá mais necessidade de enganar e roubar alguma coisa, porque o ser humano evoluído não terá desejo nem inveja do que tem o seu irmão, por saber que tudo o que existe, pertence a Deus, que premiará todo aquele que tenha merecimento.

Existem ainda muitas pessoas que não confiam em Deus e acham que as coisas acontecem sem o seu consentimento. Mesmo as coisas que acontecem que nos chocam e não encontramos explicação, são do determinismo divino, que está dando a cada um, de acordo com o livre-arbítrio exercitado nesta ou em outra existência, a oportunidade de se libertar do passado negativo. Está havendo e ainda haverá grandes mudanças no mundo. Estamos enfrentando atualmente a tempestade que, prenuncia a bonança. A Terra não será mais em futuro próximo, um mundo de sofrimentos e expiações. Dentro de mais algum tempo, ela receberá uma vibração mais elevada, com a chegada dos novos espíritos que instalarão a paz que Jesus desejou para este mundo. Sabemos perfeitamente que nem todos os que vivem atualmente na Terra, estarão afinados e sintonizados nessa nova vibração espiritual. Entretanto, haverá lugar para onde irão, os que não praticarem o bem e aceitarem à luz, porque, disse Jesus: “Na casa do Pai há muitas outras moradas.”

Finalizando esta exposição sobre “Lições de Vida”, eis ainda uma bela lição: Certa vez perguntaram a Buda, o que mais o surpreendia na humanidade, e ele respondeu:  “Os homens que perdem a saúde para conseguir o dinheiro, e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem no futuro, esquecem o presente, de tal forma que, acabam por não viver nem no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”


Que a Paz do Senhor esteja em nossos corações.

Bibliografia:
Livro “Quando Ele voltar”
Novo Testamento
+ modificações e acréscimos 

Jc.
S.Luis, 17/4/2007.
Refeito em 03/03/2019

EVOLUÇÃO HUMANA





 
Partindo do princípio de que todos nós tivemos várias encarnações e que o ser humano  é constituído de  Espírito, Perispírito  e  Corpo Físico, na classificação kardequiana,  poderemos realizar uma série de observações sobre as heranças palingenésicas.
Sabemos que o Espírito é um foco de inteligência que possui, ao seu redor, um corpo energético de características eletromagnéticas, conhecido como perispírito. É através do perispírito que o espírito se prende ao corpo físico, visto que apresenta uma estrutura vibratória intermediária: nem tão sutil como o espírito e nem tão condensada como a matéria orgânica. Serve ele, portanto, de elo que liga as duas partes e se caracteriza como um corpo de forma complexa, porque possui campos de força que obedecem aos comandos do espírito que os repassa para a vestimenta física, quando de sua união com a mesma.
O vocábulo espírito designa o princípio inteligente individualizado. O espírito é o centro da vontade e a fonte geradora de todos os comandos que chegam ao perispírito sob as formas mais diversas possíveis. É no espírito que se encontram o inconsciente puro, o inconsciente passado e o inconsciente atual. Essas zonas do espírito são capazes de regular os eventos psíquicos e influenciar toda a existência de relações da pessoa.
Pitágoras (570 a 500 A/C) já afirmava que “a alma é a verdadeira substância distinta do corpo, ao qual preexiste e no qual se encarna”. O pai da filosofia estava adiante de seu tempo, pois já separava a alma do corpo e admitia a imortalidade da alma e da reencarnação.  Sócrates (469 a 399 A/C) dizia que o espírito é a causa da existência no corpo; desde que esse princípio animador o abandone, o corpo perece e morre. O Pai da Filosofia Grega chegou a afirmar que o espírito é o nosso único bem imperecível e temos de educá-lo.
O presidente americano Abraham Lincoln teria dito que se nós soubéssemos quem somos e para onde nós iremos após a morte, por certo agiríamos de maneira diferente.  A visão espírita alarga os horizontes a respeito desse magno tema.
Hernani Guimarães de Andrade (contemporâneo) definiu o espírito como um arquétipo, tetradimensional histórico e  auto organizado, possuindo o arquivo completo de sua evolução histórica, atingindo por seus próprios meios, estágios mais avançados, armazenando experiências anteriores e delas se valendo para evoluir sempre. A importância, portanto, do autoconhecimento permitirá uma melhor tomada de atitudes na conquista da paz interior.
É comum falarmos nas emoções, sensações, virtudes, violência e deixamos o conhecimento do espírito para depois, quando, na realidade, é ele o objeto da existência e de toda a educação humana. É nele que se encontra o psiquismo humano com seu arquivo de vivências e a fonte impulsionadora dos pensamentos. A felicidade ou a infelicidade depende, portanto, da educação que se lhe dê. A orientação segura na direção de sua transformação moral é que levará o espírito para melhores estágios evolutivos. Educar os sentimentos é trabalhar esse campo do espírito que se relaciona com a moral. Vejamos o ponto de vista da Doutrina dos Espíritos a respeito desse tema:
- O espírito é o resultado do aperfeiçoamento do princípio inteligente que veio fazendo experiências através dos reinos da Natureza, até a sua completa individualização, recebendo então o nome de Espírito;
- Todos os espíritos  foram criados simples e ignorantes, e nenhum foi criados já santos enquanto outros foram criados imperfeitos;
- Sua coloração varia do escuro ao brilhante, conforme seu grau de evolução espiritual;
- Durante as reencarnações ele vai acumulando experiências e conhecimentos, desenvolvendo capacidades e progredindo sem nunca retroagir:
- Ele influencia a sua própria genética do corpo físico por intermédio do perispírito;
- As zonas psíquicas do espírito possuem a capacidade de arquivar vivências e de influenciar a encarnação seguinte, de acordo com o conteúdo saudável ou deletério que exista em seu interior;
- O uso da prece fervorosa, da oração sentida, da meditação profunda, do hábito de bons pensamentos e sentimentos modifica a energética espiritual, trazendo paz á alma encarnada.
Como observamos, todas as funções psíquicas estudadas por psicólogos e psiquiatras fazem parte da estrutura do espírito. Desde a inteligência até as emoções, elas nada mais são do que elementos pertencentes à alma.                             

O Perispírito

O vocábulo perispírito foi um neologismo, criado por Allan Kardec
para designar o envoltório do Espírito. Etimologicamente, temos: peri (grego) = em torno, spiritus (latim) – perispírito. Existem dezenas de vocábulos diferentes para  designar esse corpo sutil da alma; os mais conhecidos são: 
- corpo espiritual, empregado pelo discípulo Paulo;
- psicossoma, criado por André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier;
- corpo astral, de origem esotérica;
- Kama-rufa, utilizado no budismo;
- corpo fluídico, usado por  Leibnitz
A Codificação Espírita faz uma síntese sobre o períspirito, dizendo:
-  A natureza do períspirito é mais ou menos etérea  segundo o mundo  e o grau do Espírito; isto é, o períspirito poderá ser mais ou menos denso, com maior ou menor frequência energética e alterando-se de acordo com as vibrações vertidas do Espírito;
- As propriedades são as mais variadas possíveis. Ele poderá ser suscetível aos comandos ou se modificar ante as vibrações provindas do exterior;
- As funções são além daquela de servir de elemento intermediário  e ligar o espírito ao corpo, ele atua também na formação do corpo físico durante o período de gestação, bem como lhe fornece elementos vitais durante a existência do corpo físico;
- Outras observações informa que o perispírito apresenta-se com uma estrutura mais ou menos semelhante à do corpo material, só  que em outra frequência vibratória. Ele poderá estar tão densificado (sem brilho)  ou tão etéreo (iluminado e irradiando luz), dependendo de suas condições espirituais. O perispírito ainda está vinculado a uma série de outros fenômenos tendo parte importante no processo reencarnatório acompanhando o Espírito durante suas existências.                         

O Psiquismo

A Doutrina Espírita explica que a origem do Espírito se perde no tempo. Ele é um produto originado da essência espiritual, criada por Deus em época remotíssima, e destinado a um processo de constante aperfeiçoamento. Esse princípio espiritual em sua gênese um impulso inicial das forças divinas da criação e se torna, a partir daí, um elemento participador do processo evolutivo. Nessa longa caminhada ele recebe e produz influências variadas que irão tipificar uma energética espiritual cada vez mais aprimorada e com certas condições de atuar junto à matéria densa.
Tudo fica arquivado nesse repositório sutil em condições de configurar uma vida mental embrionária em seu início. O conjunto de elementos vibráteis dessa estrutura em desenvolvimento é que irá compor o que hoje se chama Psiquismo. É importante destacarmos que a partir da fase humana seu complexo psíquico já atingiu condições mais nobres e mais capazes de estabelecer conexões mentais entre as diversas funções psíquicas que se estruturam em seu interior. Vimos, então, o processo da memória, dos instintos em transformação, do surgimento das emoções, da inteligência em níveis cada vez mais elevados e das demais capacidades que se estruturam na parte psíquica do ser humano.

Funções Psíquicas


As funções  especiais do psiquismo  atuais, caracterizam o nível  de 
desenvolvimento mental e espiritual da criatura humana. Nossas funções psíquicas demandam conhecimento constante e prática na direção de nossa pureza espiritual. O autoconhecimento é importante porque sem ele o indivíduo não vê o caminho de seu futuro e não sabe por que age ou reage dessa ou daquela maneira.

Instintos

No capítulo IV, 1ª parte de “O Livro dos Espíritos”, o instinto  foi descrito como uma espécie de inteligência ou como uma inteligência sem raciocínio, rudimentar e não racional. Os Espíritos explicam, ainda, que o instinto existe sempre, mesmo entre pessoas mais intelectualizadas, o que significa dizer que podemos aliar o instinto a inteligência, oferecendo-lhe uma boa dose de razão. Quanto menos intelectualizado for o ser humano, mais ele seguirá as suas forças instintivas. Um sujeito, por exemplo, poderá cometer desatinos para saciar seus instintos, como acontecia no período primitivo da humanidade. Até hoje ainda vemos e constatamos comportamentos que denotam uma ancestralidade animal ainda muito forte em certas pessoas, onde o instinto sobrepõe o sentimento. As forças instintivas são muito exploradas pela mídia, conduzindo as pessoas a uma aceitação de programas que em nada contribuem para o aperfeiçoamento do indivíduo e da sociedade em geral. Os instintos, portanto, possuem sua razão de ser e sua utilidade no desenvolvimento do ser humano, e quando eles estão sob o comando da inteligência e do bom senso, há um aprimoramento considerável do mesmo na direção dos sentimentos mais elevados.

Inteligência

A inteligência é conceituada como uma função mental que permite ao ser humano aprender ou conhecer, bem como saber enfrentar situações novas. Ela é adaptativa, isto é, possibilita o conhecimento e a adaptação das diversas situações que surgem na existência da pessoa. Diz-se que aqueles que têm mais facilidades para o aprendizado e para resolver as questões que aparecem são mais inteligentes do que aqueles que não a possuem.      Essa função tem  rotulado  as pessoas de inteligentes ou pouco inteligentes, dividindo-as segundo algumas capacidades intelectuais de que são portadoras; o chamado teste de Q.I.  Através dele se destacam os gênios, os superdotados, os acima ou abaixo da média.  Significa dizer que o gênio verdadeiro possui uma mente com grande inteligência adquirida pelo conhecimento nas múltiplas existências.
Na visão espírita o ser humano vem desenvolvendo aptidões nas suas várias etapas existenciais e, dependendo de sua escolha, ele poderá aprofundar o estudo e o aperfeiçoamento dessas ou daquela aptidão, adquirindo, então, a inteligência na área correspondente. Um Albert Einstein, por exemplo, não se constrói  em apenas uma encarnação. Possivelmente ele veio desenvolvendo o campo da matemática e da física em encarnações passadas, assim, como um Francisco de Assis começou sua espiritualidade em outras encarnações. Visto que o ser humano não possui uma única existência, é lógico que ele vem adquirindo conhecimento e mais conhecimento no transcurso de suas existências e continuará esse processo no futuro. Daí o surgimento de uma inteligência mais aprimorada a cada existência. É evidente, também, que o desenvolvimento de algumas aptidões e vocações favorecerá o aprimoramento de outras aptidões.

Sentimentos

Os sentimentos foram estudados por várias áreas de estudo do conhecimento humano. Cada vez mais os neurocientistas conseguem localizar, no cérebro, as regiões correspondentes á fala, à audição, a parte da inteligência, às diversas emoções, os sentimentos e demais atributos do ser humano. O estudo do cérebro é muito importante por tudo aquilo que ele representa na estrutura do corpo físico, bem como pela grande central de reações químicas  que ele é; no entanto, por detrás dele, está a fonte mental de todos os fenômenos emocionais e morais: O ESPÍRITO. A ciência terrena, evidentemente, ainda não logrou chegar até a gênese das funções psíquicas, suas origens reais e profundas.
O sentimento é o cerne da espiritualidade. Ele pode ser considerado uma função racional, mais sutil, porque obedece a lógica do coração e não da cabeça. Os dicionários definem os sentimentos como um conjunto de qualidades morais do indivíduo, portanto, altamente transformadora de uma sociedade. Sem as qualidades morais o ser humano voltaria à barbárie, às guerras sem fim e aos sofrimentos de toda ordem. Essas qualidades são a essência  das leis divinas que regem a felicidade humana. Na visão espírita, os sentimentos foram aflorando progressivamente durante as múltiplas existências terrenas. A forma mais primitiva desses sentimentos manifesta-se sob as expressões de maldade, de egoísmo, de ganância e de todas as outras maneiras ainda bem conhecidas em nossa época. Não foi sem razão que Allan Kardec insistentemente nos afirmou: “...no encarnado como no desencarnado, é sobre o sentimento  que se faz necessário atuar”. 

Fonte:
Livro “Educação dos Sentimentos”
Jason de Camargo
+ Pequenas modificações

Jc.
São Luís, 31/12/2015
Refeito em 10/7/2019