domingo, 30 de setembro de 2018

TRANSIÇÃO PLANETÁRIA




  Allan Kardec apresenta-nos em sua obra a seguinte classificação dos mundos quanto ao grau de evolução:
Mundos Primitivos – em que encarnam pela primeira vez os espíritos imperfeitos que estão  nessa categoria;
Mundos de Expiação e Provas -  Predominância do mal sobre os bons, por serem lugares de exílio  dos espíritos rebeldes à lei de Deus;
Mundos Regeneradores -  nestes mundos não mais existem expiações por serem mundos transitórios;
Mundos Felizes  - Predomínio do bem, não havendo mais provas e expiações e os espíritos trabalham para o bem comum;
Mundos Celestes ou Divinos -  morada dos espíritos que já estão purificados; neles só existe o bem.
Dentre as classificações indicadas por Allan Kardec, a Terra encontra-se no estado de mundo de provas e expiações, ou seja, superou apenas o primeiro estágio que é o de mundo primitivo. Somos ainda muito atrasados no que tange ao progresso moral e espiritual. Neste planeta ainda há o predomínio do mal sobre o bem, até que seja revertido com a evolução dos espíritos nele encarnados. A Terra fornece exílio aos espíritos que necessitam passar por provas e expiações, que são as condições depuradoras, porém dolorosas.
Mas afinal, o que são provas e expiações? – O espírito de Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier, no livro “O Consolador” define esses dois conceitos: “A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da educação espiritual. A expiação é a pena imposta ao espírito malfeitor que cometeu um crime.”
As provas são, portanto, oportunidades concedidas por Deus para o progresso do espírito, ao passo que a expiação é imposta e visa ao resgate da falta e a reeducação do espírito faltoso. Devemos ter ciência de que Deus não é algoz, mas apenas aplica esse recurso aos espíritos que ainda são como crianças em pleno desenvolvimento, incapazes de compreender o que seria mais útil para a sua evolução. Esse mecanismo é a prova da misericórdia divina, que oferece a condição de crescimento a todos, através dos próprios méritos.
Em face destes esclarecimentos podemos então compreender porque na Terra existem tantas mazelas como guerras, escravidão, exploração, miséria, crimes, epidemias, pobreza, doenças incuráveis, desastres naturais e diferentes formas de desencarnes coletivos. “As provas e expiações ou qualquer nome que se lhe dê, o resultado deve ser o mesmo: a melhoria do espírito.” (Revista Espírita de setembro/1863)
Como já foi dito, a Terra é um mundo de provas e expiações, com tendência a evoluir para um mundo de regeneração; por isso os Espíritos Superiores têm-nos alertado que para subir para mundo de regeneração, é necessário que seus habitantes também evoluam para que possamos habitar os mundos superiores que aguardam por nós.
Mas, quando essa transição se efetivará? A resposta para essa pergunta não é tão fácil como gostaríamos que fosse, pois não existe um tempo predeterminado para um evento dessa grandiosidade. Podemos considerar que as transformações são graduais e ainda contínuas. Ela tende a ocorrer na mesma velocidade do progresso dos espíritos que habitam o planeta. Para nós, julgamos um tempo considerável, mas para a espiritualidade o que conta é o tempo que levarmos para a transformação moral.
Os Espíritos Superiores nos orientam que em virtude da atual reencarnação de milhares de espíritos evoluídos para essa transição, e outros milhares de espíritos transviados que terão suas últimas oportunidades na Terra, um período muito difícil vai passar a humanidade, com o aumento da criminalidade, da corrupção, da imoralidade, da ganância, em que a ética e a moral estarão comprometidas. Chegaremos ao fundo do poço e só então, após essa fase conturbada e de dores é que a transformação irá de fato ocorrer.
“Antes, porém, de chegar esse momento, a violência, os crimes, a corrupção, a sensualidade, os escândalos e o desamor atingirão níveis jamais imaginados, enquanto as enfermidades degenerativas, as cardiopatias, os transtornos de conduta, os cânceres, os vícios, fruto das paixões das criaturas que lhes sofrerão os efeitos; e após tudo isso, lentamente surgirão os valores da paz, do amor, da harmonia entre as pessoas, da saúde, da alegria, da integração ao espírito cósmico da vida.”
Muitos serão exilados para outros mundos de provas e expiações por causa dos seus atos criminosos, e muitos outros poderão continuar na Terra e desfrutar de um mundo de regeneração, onde não existirá mais o mal. Cabe a cada um de nós iniciarmos essa mudança que queremos ver no mundo. Não é preciso realizar grandes feitos ou fazer mudanças vultosas; basta apenas que sigamos a recomendação de Jesus de fazer o bem e sejamos portadores da paz e do amor. É sempre possível fazer o bem através de gestos simples; seja com um sorriso, com uma palavra amiga, uma ajuda desinteressada, ouvindo a quem necessita desabafar, ou apenas silenciando diante de uma ofensa. Devemos construir um futuro melhor, fazendo boas obras nos dias de hoje, como “um trabalhador da última hora.” É plantando o bem e o amor aos nossos semelhantes que teremos o merecimento para habitar um  dia os mundos felizes, de que nos fala Jesus...

Fonte:
Jornal “O Imortal” –  9/2018
Artigo de André Luiz Alves Jr.                                           + Supressões e modificações.               

Jc.
São Luís, 25/9/2018