terça-feira, 21 de setembro de 2010

POR QUE NÃO ACREDITO NO CENSO DO IBGE

POR QUE NÃO ACREDITO NO CENSO DO I.B.G.E.

No Censo de 2000, fui visitado por um recenseador que desejava lhe respondesse apenas o Questionário Básico (simples), sem levar em consideração dados importantes da minha pessoa e dos meus familiares; inclusive sobre instrução, saúde, trabalho, renda familiar, composição da família, religião e outros fatores, porque o questionário completo era feito de dez em dez residências visitadas (não sendo o meu caso). Na primeira das dez residências era feito o Questionário de Amostra (completo) que englobava as declarações das demais nove residências.
Assim sendo, se na primeira residência a instrução, a família e a renda fosse inferior; o chefe de família estivesse desempregado ou aposentado e a religião fosse diferente da nossa (espírita), seriamos igualados e incluídos aos dados dessa residência, o que achamos uma irregularidade e não concordamos. Vejamos um pequeno exemplo: Se no conjunto de dez residências a primeira tendo moradores cuja religião seja a católica, e nas demais existirem protestantes, espíritas e umbandistas, será que estes gostariam de serem contados como católicos, tirando-lhes o direito da sua fé ? E se fosse o contrário, elas estariam correspondendo a realidade ?
Na época, recusei fazer o recenseamento e comuniquei por carta, ao chefe da Divisão de Pesquisa do IBGE no Maranhão, declarando as minhas razões e criticando o sistema adotado de amostragem. Em resposta, ele me informou que seria bastante dificultoso e de custo elevadíssimo, conhecer a realidade sócio-econômica de uma população, mediante o recenseamento de todas as residências, quando segundo ele, os mesmos resultados seriam obtidos através da amostragem. Não concordei com ele e não me convenceu de que fosse o Censo honesto.
Hoje, passados10 anos, volto a receber a visita de uma recenseadora com um sistema evoluído de coleta digital, porém, segundo a mesma me informou, o sistema de coleta de dados é o mesmo adotado em 2.000: Um Questionário Completo na primeira residência e as nove seguintes residências, o Questionário Simplificado, considerando os demais dados, os coletados na primeira residência
Uma vez mais, voltei a despachar a recenseadora sem fornecer os dados e fiquei sem ser recenseado., por não concordar como o mesmo sistema de coleta que acho falho. Por que não se faz um Censo que realmente mostre a situação dos habitantes deste país se o mesmo é feito de 10 em 10 anos? Se o Censo é para mostrar a realidade em que vive o povo brasileiro e influenciar na tomada de decisões do Governo Federal, lamento mais uma vez que ele esteja ainda com falhas tão gritantes, no século vinte e um.

Jurandy Castro (Jc)

S.Luis, 21/09/2010