quinta-feira, 15 de março de 2012

AGRADECER

A G R A D E C E R

É tão fácil agradecer sinceramente e esse agradecimento começa com um “muito obrigado”, mas, o ser humano não tem o hábito de ser agradecido, por isso, agradecer é um hábito pouco exercitado pelas pessoas. O agradecimento é uma forma de retribuir uma colaboração recebida, um favor ou um pedido atendido, um trabalho realizado, uma súplica atendida, uma graça alcançada, uma prece recebida em nosso favor ou de algum ente querido que esteja necessitado e é uma maneira de externar nosso sentimento de gratidão a Jesus ou ao Pai Celestial, pela nossa vida, pela presente existência, por mais uma jornada terrena, por todas as dádivas que recebemos diariamente e também os nossos entes queridos. Agradecer deve ser uma constante na nossa jornada terrena, desde o acordar até a hora de deitar...

Agradeçamos, primeiramente, a Deus pela nossa vida, pelo novo dia, pela saúde, pelo teto, agasalho, alimento e o ar que respiramos desde que nascemos, sem jamais nos ter faltado e que está sempre a nossa disposição e de graça. Agradeçamos também pelos nossos pais, que nos criaram, pela esposa/esposo, filhos e demais entes queridos. Agradeça ao Pai Celestial, as bênçãos de paz e felicidade, pelo repouso, pelos companheiros, pelos desconhecidos que trabalham anonimamente para que tenhamos as facilidades e as possibilidades de viver, amar, trabalhar, servir, crescer e evoluir. Agradeçamos também pelas dificuldades, problemas e sofrimentos, que são colheitas e resgates de dívidas contraídas para com a justiça divina.

Agradeçamos a Deus também pela água que nos dessedenta, pelo sol que ilumina o nosso dia e nos proporciona a existência, possibilitando o nosso trabalho, pela noite que nos possibilita o repouso; pela saúde, pelos amigos... Agradeçamos ao lavrador que planta o nosso alimento, à terra que cumprindo o determinismo divino, germina a semeadura e possibilita o alimento, ao padeiro que fabrica o pão, à empregada ou companheira que faz o café da manhã e as refeições, ao motorista que nos leva ao serviço, ao patrão que nos dá o trabalho, ao subalterno que nos atende, ao carteiro, ao lixeiro e a tantas outras pessoas que tornam a nossa existência mais fácil, agradável e feliz... Agradeçamos ainda aos protetores espirituais que nos amparam e a todas as pessoas que nos ajudam e nos animam a seguir o caminho da evolução.

Natureza, existência, família, semelhante, trabalho, chefe, provas, expiação, enfermidade, sofrimento, saúde , amigo, inimigo, tristeza,
alegria, situação financeira, são alguns exemplos para gratidão ou reclamação de nossa parte. Um destes itens, é motivo de gratidão
ou reclamação de nossa parte, dependendo do nosso ponto de vista. Costumamos também reclamar de tudo. Quando chove, reclamamos do mau tempo; quando faz sol, reclamamos porque está quente; quando é noite, gostaríamos que fosse dia; quando é dia, nos incomodamos desejando que a noite chegue logo; se o tempo passa depressa, reclamamos querendo a ampliação do dia para 36 horas, e assim por diante. Vamos tentar fazer o contrário? Vamos agradecer por tudo, até mesmo pela dor que nos atinge profundamente, pois ela é a renovadora e a causadora da nossa evolução.

Vamos exercitar o silêncio quando a vontade de reclamar visitar a nossa mente, provocando-nos para ações menos recomendáveis. No dia, temos três períodos delimitados: manhã, tarde e noite. Vamos assumir o compromisso de agradecer pelo menos uma vez em cada período do dia. Agradeçamos pelo bem e pela oportunidade de melhoria, pela prova e pela expiação, pela bênção do trabalho e pela libertação. Na existência, é recomendável aprendermos a agradecer mais e reclamar menos.

Joanna de Angelis, no livro “Psicologia da Gratidão”, começa recontando o mito de Perseu, filho de um deus com mãe humana. A marca principal de Perseu é o sentimento de gratidão à genitora, cuja vida defende ardorosamente, enfrentando uma sucessão de perigos. A todos impõe a força de sua determinação amorosa, mas não foge à fatalidade de provocar a morte do próprio avô. Em outras palavras, consegue promover o bem, mas não se livra do mal: ironia da vida, na vida de quase todos nós humanos.

Agradeço Senhor meu Deus, pela minha existência, pelos anos vividos, pelo dia de hoje, por tudo o que de bom me tem acontecido, pelas bênçãos que me tem proporcionado, possibilitando-me trabalhar a minha evolução espiritual. Agradeço também pelos meus pais, irmãos, parentes e a família que me proporcionou e que me ajudam a me melhorar. Agradeço ainda pelas dificuldades que tenho enfrentado durante os meus 81 anos de existência e pelos dias que ainda me proporcionará durante a presente existência. Obrigado, senhor, obrigado meu Deus, obrigado meu Pai, obrigado meu Criador, obrigado, obrigado...

O agradecimento é uma obrigação que não devemos jamais esquecer. O pior dos defeitos é a ingratidão e o esquecimento hoje, dos que nos beneficiaram ontem. Gratidão é sinal de progresso espiritual e de alma que caminha para a felicidade futura. Por isso, prezado irmão ou irmã, nunca esqueça de agradecer a Deus, a todos e a tudo que nos cerca e nos servem.

Meu lema atual é amar, trabalhar e servir, que deve estar presente na minha existência, para que possa melhor me apresentar quando tiver que comparecer, na Espiritualidade, perante a Justiça Divina.



Bibliografia:
Geraldo Campetti Sobrinho
+ acréscimos.



Jc.

S.Luis, 18/10/2006