domingo, 5 de março de 2017

DICAS PARA UMA BOA SAÚDE




  O poder das fibras:  As fibras ajudam no bom funcionamento do organismo, diminuindo a absorção de açúcar no sangue e ajudando no emagrecimento e na prevenção do câncer.
 Os tipos de fibras solúveis  são: Frutas, verduras, legumes, nozes e sementes. Elas ajudam na prevenção de doenças do coração, diminuindo os níveis de colesterol. “As fibras solúveis, em contato com a água, viram uma espécie de gel que dificulta a absorção dos carboidratos pelo organismo, fazendo com que o açúcar seja absorvido mais devagar. Esse processo provoca a diminuição da produção de insulina, que é a responsável por levar a glicose para dentro das células que, em excesso, favorece o estoque de gordura na região do abdômen, auxiliando no emagrecimento”, explica a nutricionista Paula Cintra.
As fibras insolúveis  são: Grãos, tais como: a cevada, as verduras, o arroz integral, sementes, cenoura, pepino, tomate, abobrinha e lentilhas.  As fibras insolúveis melhoram a digestão, aceleram o trânsito intestinal, ajudam na eliminação das toxinas e previnem doenças do intestino. “É necessária a ingestão de água para que as fibras cumpram  seu papel, melhorando o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e outros problemas. As fibras favorecem um atraso no esvaziamento gástrico, ou seja, você fica com o estômago cheio durante mais tempo, proporcionando a sensação de saciedade por mais tempo. Esse processo favorece o menor consumo de alimentos, diminuindo a compulsão por doces e, consequentemente, auxilia no emagrecimento e na manutenção do peso corporal”, afirma a nutricionista Marcela Freitas.
O cuidado com a balança:  Manter o peso ideal unindo boa alimentação e exercícios físicos é fundamental para se ter uma existência saudável. Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde em 2012 revelam dados preocupantes: 51% da população do Brasil, acima de 18 anos encontra-se acima do peso normal, e a obesidade já atinge 27% das pessoas. Dicas para evitar os quilos a mais: a- Faça as refeições de preferência em casa; b- evite consumir alimentos em frente á TV ou o computador; c- respeite os horários de se alimentar; d- mastigue ponderadamente; e- beba bastante água; f- pratique atividade física regularmente. Conheça os benefícios de manter o peso ideal: a- dormir bem; b- ter uma pele boa; c- prevenção de várias doenças; d- evita as fadigas; e- qualidade de vida. Estar de bem com a balança não é somente uma questão de estética. O excesso de peso acarreta diversos problemas de saúde, comprometendo o dia a dia de quem sofre por não conseguir ficar no peso certo. Quilos a mais preocupam e muito, principalmente as mulheres. Certas pessoas encontram na alimentação, uma válvula de escape, que se torna um vício, difícil de ser eliminado. A pessoa se sente infeliz e desvalorizada e então passa a comer mais. “Quanto maior o peso corporal, maior as probabilidades de diabetes, hipertensão arterial, doenças osteomusculares e alterações psicossociais”, informa o nutricionista Durval Ribas Filho, da Associação Brasileira de Nutrição.
Fique de olho no peso ideal: Para fazer o cálculo, basta dividir o seu peso, pela sua altura ao quadrado. Exemplo: pessoa com 64 quilos, dividir pela altura (l,65 x 1,65 = 2,7225)  Resultado:  64 quilos dividido por 2,7225 =  23,5  *
A tabela a seguir só vale para pessoas adultas.
Tabela:  a-  abaixo de 18,5:      baixo peso
              b-  entre 18.6 a 24,9    peso ideal   *
              c-  entre 25,0 a 29,9    sobre peso
              d-  entre 30,0 a 34,9   obesidade nº 1
              e-  entre 35,0 a 39,9   obesidade nº 2
              f-  acima de 40,0   =    obesidade nº 3 (mórbida)

Levantando o astral  Para fugir do desânimo e recuperar a alegria é preciso rever o estilo de vida e adotar hábitos saudáveis. Espantar o cansaço e se livrar do desânimo não é tarefa fácil, principalmente quando se tem uma existência corrida, cheia de compromissos e responsabilidades em que as horas parecem não ser suficientes. Ter um tempo para si mesmo e estabelecer um equilíbrio entre o trabalho, o descanso e o lazer é fundamental. Para diminuir a sensação de esgotamento, pequenas mudanças em nosso dia a dia geram resultados satisfatórios e possibilitam maior tranquilidade para o corpo. O corpo sente os efeitos, como o cansaço que acarreta a indisposição.

Praticar alguma forma de exercícios é uma boa alternativa, pois eles ajudam a liberar os hormônios responsáveis pelo bom humor,
permitindo que a pessoa fique mais relaxada e tranquila, diminuindo o estresse. Entre as opções, caminhar, correr ou nadar é atividade que revigora e proporciona benefícios para a saúde. Alimentação saudável, composta de carboidratos e proteínas é fundamental para a saúde. “Quando ela é rica em gorduras, carne vermelha, frituras, doces; pobre em frutas, legumes e verduras, a sensação de cansaço, sono excessivo e dificuldades de concentração são inevitáveis, porque esses alimentos são de difícil digestão e necessitam de muita energia do organismo para metabolização”, explica a nutricionista Ligiane Loureiro.

Dormir bem combate o desânimo, e representa uma das melhores alternativas para repor as energias e se sentir renovado e com disposição para o dia seguinte. O ideal é dormir de 7 a 8 horas. Com o corre/corre da modernidade, as pessoas que dormem mal, além de ficarem indispostas, sofrem de dores musculares, falta de memória, irritabilidade e cansaço físico e mental. O lazer é importante no combate ao estresse e fundamental para nos desligarmos das obrigações e responsabilidades diárias, e dedicarmos algum tempo nas atividades que nos causam prazer e relaxamento. Muitas vezes, as simples atitudes modificam  e beneficiam a nossa existência...

Noites sem dormir A insônia afeta cerca de 20% da população mundial. Caracterizada pela dificuldade de dormir ou de mantê-lo, a insônia atinge, segundo a Associação Paulista de Medicina, muitas pessoas adultas, principalmente as mulheres, pelo problema de predisposição genética. A insônia pode ter várias causas: apneia, depressão, ansiedade, estresse, produção inadequada de serotonina pelo organismo, desequilíbrios hormonais, dores, preocupações, entre outras causas. Vale lembrar, entretanto, que não conseguir dormir bem em algumas situações estressantes, pode ser considerado normal. O problema se torna grave quando a insônia ou a falta do sono tranquilo torna-se constante. Nesse caso, o médico deve ser consultado. Um estudo da Universidade Laval, no Canadá, informa que pessoas que sofrem de insônia têm cinco vezes mais chances de desenvolver a depressão e o dobro do risco de sofre de diabetes e hipertensão. Evite exercitar-se antes de dormir; fazer refeições pesada à noite, consumir bebidas alcoólicas, café, chá preto e comer chocolate. Uma das formas que adoto para facilitar a dormida é fazer as orações do fim do dia e tomar um pouco de água bem açucarada.

Estrutura frágil A osteoporose enfraquece os ossos, causa fraturas e compromete a qualidade da existência. Caracterizada pela redução progressiva da densidade óssea, a osteoporose afeta homens e mulheres e está, na maioria das vezes, associada à terceira idade. Frágeis, os ossos ficam mais suscetíveis ás fraturas, e as mais comuns são as das vértebras, do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Isso acontece porque os ossos estão em constante renovação e a cada dez anos, em média, todo o esqueleto humano é reconstruído. Esse processo feito por células chamadas osteoclastos e osteoblastos, acontece todo tempo, sem cessar. É ele que permite, por exemplo, que o organismo se recupere de uma fratura. Com o passar do tempo – e por isso o problema está relacionado com a idade -  essa renovação celular diminui. Resultado? – Os ossos tornam-se mais porosos e frágeis, e quando essa perda óssea é maior, temos a osteoporose. Infelizmente, a osteoporose é silenciosa e muitas vezes só é percebida depois de uma fratura que parece sem sentido. Por ser tão “discreta”, a densitometria óssea, um exame feito por raio X, é importante para o diagnóstico da osteoporose. Os resultados são classificados em três faixas de densidade: normal, osteopenia e osteoporose.

Prevenção e tratamento  Praticar exercícios físicos, ingerir alimentos ricos em cálcio, tomar banho de sol para fixar a vitamina D no organismo. Com esses hábitos, a massa óssea se desenvolve de maneira forte e saudável. Depois de instalada, a osteoporose deve ser tratada após se descobrir suas causas, com medicamentos como hormônios e calcitonina de salmão.

Fonte:
Revista da Extrafarma nº 4  10-11/2013
+ Acréscimos e pequenas modificações

Jc.
São Luís, 31/10/2013
Refeito em 25/2/2017

Nenhum comentário: