terça-feira, 10 de abril de 2018

QUANDO OS FILHOS SAEM DE CASA





 
Depois que os filhos crescem e procuram seguir seu destino, muitos deles saem da casa dos seus pais, embora outros continuem, e muitos casais se deparam com um grande desafio de suas existências: o chamado “Ninho vazio.”  Essa situação pode até fazer com que o casal tenha a impressão de que eles nem se conhecem mais.
Um especialista em assuntos familiares, disse: “Eu já ajudei muitos casais que não faziam ideia de como podiam ficar unidos novamente. Depois que os filhos saíram de casa, parece que eles não têm mais nada para conversar ou compartilhar.” Muitos pais estão passando por esse problema e não sabem como agir, porque os filhos sempre foram a alegria, a esperanças e a prioridade do casal.
Como isso, o casal fica tão acostumado com as atenções e responsabilidades de pai e mãe que acabam se afastando um do outro; isso fica bem evidente quando os filhos saem de casa. Uma mãe declarou que “quando meus filhos estavam em casa nós ainda fazíamos algumas coisas juntos.” Mas, depois que os filhos se foram de casa, ela voltou a dizer: “Eu e meu marido passamos a ter prioridades diferentes.” Esse distanciamento deles, chegou ao ponto dela dizer para o esposo: “Parece que nós só estamos atrapalhando um ao outro.”
Um livro sobre assuntos familiares disse o seguinte: “Quando enfrentam essa situação, muitos têm a impressão de que estão casados com uma pessoa completamente diferente.” Nessa situação muitos casais ficam com a sensação de que eles têm pouca coisa em comum, e cada um passa a buscar os seus próprios interesses e não mais o do casal. O resultado disso é que eles parecem ser apenas conhecidos que moram juntos, e não um casal outrora harmonioso.
A boa notícia sobre o assunto é que vocês podem evitar esses problemas. Na verdade,  podem até gostar dessa nova fase em suas existências, e como ajudá-los a conseguir isso. Para início, devem aceitar a mudança, porquanto as Escrituras Sagradas dizem: “O novo ser humano deixará seu pai e sua mãe.” Quando os filhos moravam com os pais, o objetivo era treiná-los para lidar com os desafios da idade adulta. Se os pais olharem por esse lado, vão se sentir orgulhosos quando  saírem de casa, porque a missão de treiná-los foi cumprida.
É claro que os pais vão sempre ser pai e mãe dos seus filhos. Mas, agora eles cresceram e a função dos genitores não é mais de aconselhar, mas de supervisionar e ajudar dentro do possível, sem interferir.  Essa nova relação com seus filhos vai permitir que continuem bem achegados a eles. Ao mesmo tempo, vão conseguir dar mais tempo para eles mesmos. O mais aconselhável é  que o casal converse sobre o que cada um está sentindo nessa nova fase; escutem um ao outro com carinho e atenção e sejam sempre pacientes e compreensivos. Esse vácuo que os pais estão sentindo talvez demore um pouco, mas logo vocês se reaproximarão e esse esforço vale a pena, não só para vocês como também para os seus filhos, noras, genros e netos.
Certamente, levou algum tempo para aceitarem que tinha havido uma mudança. Porém, agora com mais tempo, comentem as qualidades que mais chamaram a atenção quando vocês se conheceram. Tentem lembrar como foi lidar com as dificuldades iniciais da existência em casal. Na verdade vocês podem ser muito felizes nessa nova fase. Conversem sobre as coisas que vocês gostariam de fazer ou que vocês poderiam realizar como passeios, viagens, visitas ao(s) filho(s) e netos, pois vocês se tornaram pessoas livres aptas a novas realizações.  Uma das maneiras de melhor aproveitar o tempo é ajudando outras pessoas e compartilhar suas experiências com elas. Para isso, existem muitas Entidades que necessitam de voluntários para algumas tarefas, e se engajando numa delas vão observar que o serviço vai fazer o tempo passar e a satisfação de ajudar o próximo, vai aproximá-los de Deus.
Essa é a fase em que devemos nos voltar para as realizações positivas a fim de adquirir merecimento e podermos ajudar a todos àqueles que necessitam de amparo e auxílio, tanto material como espiritual. Só assim, estaremos trabalhando pela nossa evolução espiritual como diletos filhos do Pai Celestial...
Fonte:
Revista “Despertai” nº 4
+  Acréscimos e modificações.

Jc.
São Luís, 22/11/2017

Nenhum comentário: