domingo, 31 de março de 2019

31 DE MARÇO OU 1º DE ABRIL DE 1964 ?




 
Vindo do Maranhão, eu com 30 anos de idade, na época, minha esposa e ainda dois filhos pequenos, chegamos ao Estado do Rio de Janeiro no fim do ano de 1961, e fomos morar na cidade de Niterói, então a capital.
Logo em seguida ingressei como vendedor externo das Indústrias Granfino S/A. Minha área de atuação era Niterói, São Gonçalo, e alguns municípios do interior,  e para viajar precisava do jipe da empresa. Durante o ano de 1962 trabalhei sem maiores preocupações a não ser vender, receber e sustentar a minha família. Porém, a partir do meio do ano de 1963 a situação começou a  piorar no país em virtude da tensão crescente entre o governo de João Goulart e as forças da direita. E em função disso, grupos liderados por Leonel Brizola que instigava nos comícios, a desordem, o desrespeito e a violência de tal maneira que, ela se generalizou no Rio e em Niterói onde várias pessoas saíram pelas ruas destruindo e queimando veículos. Por várias vezes tentaram destruir o jipe que usava e eu implorava para não fazerem isso porque ele não me pertencia e eu precisava dele para vender e sustentar minha família. Graças a Deus, no meio do grupo alguém intercedia por mim e eu ia embora. Mas a desordem era tamanha  que eu não sabia se quando voltasse, se voltasse, ia encontrar minha família em paz. Chegamos até mesmo a pensar em sair do Brasil, em virtude do acolhimento de um país que queria famílias com filhos pequenos.
O auge da crise foi um comício que houve na Central do Brasil, onde os baderneiros queimaram bandeiras e saíram em procissão batendo em quem aparecia pela frente e gritando quererem a ditadura. Essa situação se agravou e levaram os generais Artur da Costa e Silva, Castelo Branco e Cordeiro de Farias a se reunirem para
avaliar a conjuntura e as medidas contra o governo de João Goulart. Em 31 de março de 1964, o general Olímpio Mourão Filho comandou as tropas de Minas Gerais que se dirigiam para o Rio de Janeiro, a fim de afastar o presidente e instalar um regime militar. Em 1º de abril de 1964 foi criado o governo militar e deposto o presidente João Goulart. Voltou então à normalidade ao país e eu continuei, agora em paz, com o meu trabalho de vendedor. O governo militar vigorou até o dia 15 de março de 1985.
Nunca fui e nem sou político, porém  nos meus 88 anos de existência, procurei sempre trabalhar e viver de bem com as pessoas. O que vou dizer a seguir não tem conotação política, apenas expressa a minha opinião sobre o que eu vivi durante o governo de João Goulart, acima, e o que vivi no regime militar.
Nem eu nem minha esposa nem meus quatro filhos durante o governo militar, fomos intimados a prestar depoimentos ou fomos acusados por algum ato impróprio, condenados ou presos, nosso lar não sofreu invasão e nem tivemos que fugir para o exterior, isto porque, não praticamos nada contra ninguém nem contra as autoridades ou o país, o que aconteceu com outras pessoas que não agiram da mesma maneira.
Como era a vida no Brasil na época do governo militar nos anos de 1964 a 1985? Para responder a essa pergunta temos que interrogar as pessoas daquela época quais sejam, pessoas com 70 anos ou mais e os avós.
Perguntem se eles tinham liberdade; se podiam ir onde quisessem; se tinham segurança; se podiam sair de casa de dia e a noite sem serem assaltados; se podiam sentar nas portas das casas ou nas praças para bater um papinho com os amigos, sem medo de serem assaltados; se sentiam medo de serem molestados e roubados em suas próprias casas; se conheceram alguma pessoa que sendo trabalhadora, correta e honesta foi presa pelo DOPS. As pessoas de bem nada tinham a temer. Pergunte ainda se havia bandidos condenados, soltos nas ruas, continuando seus atos criminosos; pergunte enfim, se era bom ou mal esse tempo e a situação das pessoas e do país, se havia ordem, paz e respeito ou se havia tudo o que vem acontecendo atualmente de ruim e lamentável no país.
A corrupção só tomou conta do Brasil por um motivo: Os que deveriam puni-la faziam parte dela. Essa situação se agravou com o PT, os governos mais corruptos na história da Humanidade. O bispo Dom Celso Antônio Marchiori, em seu sermão, manda que todos os religiosos tenham cuidado com a Rede Globo que está manipulando as pessoas e oferecendo em suas novelas, tudo o que não presta e dando apoio a esse estado de desespero para as famílias brasileiras. A Ordem dos Médicos do Brasil está no grupo de apoio ao general Mourão, ao general Vilas Boas e outros.  
Por esses motivos eu cidadão brasileiro, com 88 anos de idade, para me defender e aos meus filhos e netos, sou obrigado a pedir que os militares ajudem o presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Sérgio Moro nessa situação difícil para restaurarem a “Ordem e o Progresso”, a moralidade, a liberdade e o direito dos cidadãos que hoje vivem enjaulados, enquanto os corruptos e corruptores, os ladrões e assassinos andam livremente porque são soltos, desafiando os direitos dos cidadãos e até debochando dos militares e da própria Polícia.

Fontes:
Depoimento
Internet

Jc.
São Luís, 29/3/2019

Nenhum comentário: