sexta-feira, 2 de novembro de 2018

COMO CADA RELIGIÃO ENCARA O PROBLEMA DA "MORTE"




 
O fenômeno da “morte” sempre intrigou o ser humano e sempre motivou a preocupação de todos, nas mais diferentes épocas e culturas religiosas do mundo.
Na doutrina niilista, a morte é considerada o fim de tudo. Na doutrina panteísta, o Espírito ao encarnar é extraído do todo universal, e com a morte retorna a essa massa.
Os islâmicos e judeus acreditavam que após a morte, havia a ressurreição; porém não ofereciam maiores explicações. Em algumas religiões orientais a reencarnação ganha sentido de continuação da purificação.
No Islamismo após a morte a alma aguardará o dia em que Deus fará voltar à vida todos os mortos para serem julgados, considerado o dia da ressurreição. Para Maomé, havia sete andares de céu e sete de infernos, para atender as diferenças tanto de virtudes como de erros. 
O Hinduísmo adota a ideia da reencarnação. O Budismo também adota a reencarnação. Após a morte, o Espírito volta em outras existências. Buda, finalmente afirma que “o bem é resultado do que fomos e que a morte é um agente da vida que exige renovação contínua e as transformações incessantes.”     
No Cristianismo; no Dogmatismo católico a alma sobrevive após a morte. Os que morrerem em pecado irão para o fogo eterno e os justos, para as delícias do Céu. A mesma orientação dos católicos é seguida também pelos protestantes, no que diz respeito á morte.
A Doutrina dos Espíritos, fala de Sócrates, filósofo grego, dizendo que ele nada escreveu, assim como Jesus que não deixou nenhum escrito. Ambos tiveram a morte dos criminosos, vítimas do fanatismo, por terem atacado as crenças tradicionais, e colocado á virtude real, acima da hipocrisia e dos dogmas. As últimas palavras de Sócrates, ditas aos seus juízes e algozes, foram: “de duas uma; ou a morte é uma destruição, ou ela é a passagem da alma para outro lugar. Se a morte é uma mudança de morada, que felicidade nela reencontrar aqueles que se conheceu! A hora é de nos deixarmos; eu para morrer, vós para viver.” Também Jesus, ao sentir se aproximar a hora de se libertar do corpo físico, profere as palavras: “Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem” e finaliza dizendo: “Está consumado.”
A Gênese, da Doutrina dos Espíritos, vindo depois do desenvolvimento científico, trouxe a vantagem de objetivar o problema da sobrevivência, submetendo-a aos processos de verificação e pesquisa científica, acabando com os chamados “mistérios da morte”, demonstrando que a alma se liberta do seu corpo físico de modo natural, quanto á larva se transforma em borboleta.
Existem para quem não sabe dois tipos de morte, conforme as palavras de Jesus: na passagem em que um moço diz ao Mestre que deseja segui-lo, entretanto, pede que Ele lhe permita primeiro, ir enterrar o seu pai que acabara de falecer, tendo Jesus lhe respondido: “Deixa aos mortos, enterrar os seus mortos; tu, porém, vem e segue-me.” Explicação: Os primeiros mortos eram aqueles que desconheciam os ensinamentos que Jesus transmitia, ou seja: estavam mortos para as coisas da vida espiritual; (diz-se até que uma pessoa quando não tem conhecimento de um assunto, está morto para o mesmo) os segundos mortos, são os que falecem fisicamente, no caso o pai do moço.
Quando observamos o corpo de uma pessoa querida sem vida, devemos reprimir o desespero e a mágoa, porque sabemos que os chamados “mortos”, estão apenas ausentes da Terra, vivendo atualmente na Espiritualidade. Essa nova concepção, de que a vida continua, liberta o ser humano do medo de morrer; dá-lhe uma nova compreensão, eliminando o velho temor e a revolta contra as leis criadas por Deus.
Os Espíritas encaram a morte como uma libertação do Espírito e creem na reencarnação; no retorno do Espírito a existência terrena em um novo corpo físico, para continuar sempre a sua evolução espiritual.

TESTE  APLICADO  COM  20  PESSOAS  SOBRE  A  PALAVRA  MORTE
As respostas abaixo, foram as que vieram à mente das pessoas  que participaram deste teste.  :
1º Lugar –
-Dor   e  Medo. . . . . . . c/ 13 respostas

        
-Tristeza . . . . . . . . . . . . . . . .c/   7       

        
-Angústia  e  Desespero. . . c/   6       

         
-Perda  e  Saudade. . . . . . . .c/   5       

       
-Solidão. . . . . . . . . . . . . . . . .c/   4       

        
-Deus,  Perdão,  Salvação. .c/    3      

   
-Aflição, Céu, Conforto, Falta,
Fobia,  Família,  Sofrimento,
Superação. . . . . . . . . . . . . .  c/   2      

        
-Arrependimento, Choro, Dúvida,
Desânimo, Inferno, Filho, Jesus,
Lágrimas, Libertação, Paraíso,
Problemas, Preocupação, Vazio,
Susto,  Receio,. . . . . . . . . . . c/   1       

O que você achou dessas respostas? Concorda com algumas delas?  Discorda de outras?

Eis a nossa opinião de espírita sobre o assunto:

De acordo com o Determinismo Divino, devemos ter a conformação e a aceitação no que diz respeito á encarnação (nascimento), a permanência na existência terrena, e a desencarnação (morte) libertação do corpo, que o Espírito utilizou na peregrinação terrena. Para os que amamos e partem da Terra, nos deixa com a sua ausência, a saudade e levam consigo nosso desejo de que possam habitar um lugar de harmonia e paz, reencontrando aqueles que foram motivos de seus afetos, com as bênçãos de nosso Pai Celestial.

Jc.
São Luís, 2/11/2018

Nenhum comentário: