sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

DIVERSOS ASSUNTOS




 A  ATITUDE CRÍTICA
A primeira característica da atitude filosófica é negativa, é um dizer não aos “preconceitos”, aos “prejuízos”, aos fatos e as ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo pensa e diz” ao estabelecido. É tomar distância de nossas crenças para poder interrogar quais são suas causas e qual é o seu sentido. A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, comportamentos, valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê e o como disso tudo e de nós próprios.
O que é? Porque é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica. A face negativa e positiva da atitude filosófica constitui o que o que chamamos de atitude crítica.  Julgamos ser do contra, dizer que tudo vai mal, tudo está errado ou desagradável, provêm do grego e tem três sentidos principais: - Capacidade para julgar, discernir, decidir corretamente, exame racional, sem preconceitos e sem prejulgamento de todas as coisas; atividade de examinar, avaliar detalhadamente uma ideia, valor, costume, comportamento, uma obra artística ou científica.
Atitude filosófica é uma atitude crítica porque apresenta esses três significados da noção de crítica. Por sua vez, é inseparável da  noção racional.  A filosofia começa dizendo não as crenças e aos preconceitos do dia a dia para ser avaliado  racional e criticamente: Para a filosofia, não sabemos o que imaginávamos saber. Como dizia Sócrates, começamos a buscar o conhecimento quando somos capazes de dizer: “Só sei que nada sei”.
Platão, discípulo de Sócrates, dizia que a filosofia começa com a admiração. Aristóteles, discípulo de Platão, dizia: A filosofia começa com admiração, o espanto que reconhecemos nossa ignorância e podemos superá-la. A filosofia inicia sua investigação num momento muito preciso: no instante em que abandonamos nossas certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las; ela se interessa por aquele instante  em que a realidade natural (mundo das coisas) e a realidade histórica social (mundo dos seres humanos)  tornam-se estranhos, espantoso, incompreensível e enigmático, quando as opiniões estabelecidas já não nos podem  satisfazer, a filosofia volta preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, linguagem, ação, pois é neles que se torna mais clara a exigência de fundamentar ideias, discursos e práticas.                    

A  CARIDADE  MAIOR
Ao homem que alcançara o Céu, pedindo orientação sobre as tarefas de benemerência social que pretendia realizar na Terra, o Anjo de Caridade falou compassivo: - Volta ao mundo e cumpre de boa vontade, as obrigações que o destino te assinalou!... Para que te sintas de pé, cada dia, milhões de vidas microscópicas esforçam-se em tua carne, garantindo-te o bem-estar... Cada órgão e cada membro do teu corpo amparam-te, abnegadamente, para que te faças abençoado discípulo da civilização.
Os olhos identificam as imagens que já podes perceber, livrando-te da desordem exterior; os ouvidos selecionam sons e vozes para que não vivas desorientado; a língua auxilia-te a expressar os pensamentos, enriquecendo-te de sabedoria; a boca mastiga os alimentos para que te não condenes à inanição; os pulmões asseguram-te o ar puro contra a asfixia; o estômago digere as peças com que nutrirás o próprio sangue; o fígado gera forças vitais que te entretêm a harmonia orgânica; o coração movimenta-se sem parar, proporcionando-te a vida; as mãos realizam-te os sonhos engrandecendo-te o caminho na ciência e na arte, na indústria e no progresso; os pés sustentam-te o corpo físico para que não te arrojes à inércia. Vive da caridade de inúmeras vidas inferiores que te obedecem a mente. Torna, pois, ao lugar em que o Senhor te situou e satisfaze as tarefas imediatas que o mundo te reserva!...
Caridade é servir sem descanso, ainda mesmo quando a enfermidade sem importância te convoque ao repouso; é cooperar espontaneamente nas boas obras, sem aguardar o convite dos outros;  é não incomodar quem trabalha;  é aperfeiçoar-se naquilo que faz para ser mais útil;  é suportar sem revolta a bílis do companheiro;  é auxiliar os parentes, sem reprovação;  é rejubilar-se com a prosperidade do próximo;  é resumir a conversação de duas horas em três ou quatro frases;  é não afligir quem nos acompanha;  é ensurdecer-se para a difamação;  é guardar o bom-humor, cancelando a queixa de qualquer procedência;  é respeitar cada pessoa e cada coisa na posição que lhes é própria...
E  porque o homem ensaiasse inoportunas indagações, o Anjo concluiu: -Volta ao corpo e age incessantemente no bem!...  Não percas um minuto em descabidas inquirições. Conduze os problemas que te atormenta o espírito ao teu próprio trabalho e o teu trabalho os liquidará. A experiência aclara o caminho de quantos lhe adquirem o tesouro da luz. Recolhe as crianças desvalidas, ampara os doentes, consola os infelizes,  e socorre os necessitados. Não olvides, pois, que a execução de teus deveres para com o próximo será sempre a tua caridade maior...
Fonte:
“Cartas e Crônicas” do Irmão X

A  ESCOLA  DO   CORAÇÃO
O lar, na essência, é a academia da alma.  Dentro dele, todos os sentimentos funcionam por matérias educativas.

A responsabilidade governa; 
A afeição inspira; A bondade auxilia;                               
O dever  obriga; O desafio provoca;
O trabalho soluciona; A luta renova;     
A necessidade propõe; A dor ilumina;   
A cooperação resolve; A calma ajuda;      
A ingratidão espanca; A ilusão engana;                       
A doença corrige; O perdão balsamiza;
O cuidado preserva; A renúncia liberta;
O egoísmo aprisiona; A caridade eleva;  
A experiência realiza; A ajuda colabora;
A humildade refunde; O amor edifica.


Todas as disciplinas referentes ao aprimoramento do cérebro são facilmente encontradas nas universidades da Terra, mas a família é a escola do coração,  erguendo os  seres  amados à condição de professores do Espírito.

E somente nela conseguimos compreender que as  diversas posições afetivas, que adotamos na esfera convencional, são apenas   caminhos   para  a  verdadeira  fraternidade   que   nos irmanam  a  todos,  no  amor  puro,  em  sagrada   união,  diante de Deus...
             Emmanuel
                                                                           
UM MINUTO COM JOANNA DE ÂNGELIS
A  escola  é  o  prosseguimento   do   lar,   e  este  é  a  escola abençoada  na qual se fixam os  valores  condizentes  com  a dignidade  e  o engrandecimento  ético-moral do ser humano. A educação é fenômeno presente em todas as épocas.  O pajé que ensina,  o guru  que  orienta, a  professora  que transmite lições, são sempre educadores  diversos  através  dos  tempos. A verdadeira educação  ocorre no lar  e no  íntimo da pessoa, sendo um processo  verdadeiramente  transformador. Qual a uma semente  que  sai  do  fruto  e  semelhante  à  vida que se esplende saindo  da  semente,   quando  os   fatores  são-lhe propícios; a educação  é  mecanismo  semelhante  da  vida  a serviço da existência. É  certo  que  o  ser  humano  se   apresenta   imperfeito,   por enquanto,  todavia  é,  potencialmente perfeito, e  à educação
compete o papel de desenvolvê-lo.  A divina semente que n’Ele jaz, á  educação  põe  a germinar.  Sempre se  educa e se  sai educado quando se está atento e predisposto ao ensino e à aprendizagem. Todos somos educadores e educandos, quer sejamos consciente ou não. A educação,  porém,  há que ser integral no homem total. Jesus, o  Educador  por Excelência, prossegue,  está  paciente, nos
amando e educando-nos, havendo apenas aceito o título de Mestre porque em verdade. Ele o É.

  Joanna de Ângelis

A DOUTRINA ESPÍRITA RESPONDE:
- Como definir uma vivência cristã legitima?
A vivência cristã implica um clima de convivência social em regime de fraternidade, em que todos se ajudam e se socorrem, eliminando dificuldades e problemas. Viver com Jesus é conviver com o próximo, aceitando-o  tal qual é, com seus valores, defeitos e imperfeições, sem a pretensão de corrigi-lo.
O verdadeiro cristão inspira seu semelhante com bondade para que ele mesmo desperte e mude de conduta de modo próprio. Isolar-se a pretexto de crescer espiritualmente não passa, pois, de uma experiência em que o egoísmo predomina, porque afasta a pessoa da luta que forja heróis e constrói os sentimentos da abnegação e de caridade. Segundo a Doutrina Espírita, tal procedimento só merece reprovação, visto que não pode agradar a Deus, uma existência pela qual o ser humano deliberadamente se condena a não ser útil a ninguém.
É claro que não nos referimos aos que se afastam para buscar no retiro a tranquilidade por certas ocupações, nem aos que se recolhem a determinadas instituições, para se dedicarem com amor ao socorro dos desgraçados. Apesar de afastados da convivência social. Prestam eles, obviamente, excelentes serviços à sociedade e adquirem duplo mérito porque têm a seu favor, além da renúncia às satisfações mundanas, a prática das leis do trabalho e da caridade cristã.
Lembra-nos Joanna de Ângelis que, ao descer das Regiões Felizes ao vale das aflições, para nos ajudar, Jesus mostrou-nos como devem agir os que se dizem cristãos. O Mestre não convocou a si os privilegiados, mas os infelizes, os rebeldes, os rejeitados, suportando suas mazelas e amando-os. Evocando o exemplo de Jesus, a mentora de Divaldo Franco recomenda-nos:
“Atesta a tua confiança no Senhor e a excelência de tua fé mediante a convivência com os irmãos mais inditosos que tu mesmo. Sede-lhes a lâmpada acesa a lhes clarificar a marcha. Nada esperes dos outros; sê tu quem compreende, desculpa e ajuda. Se eles te enganam ou te são ingratos ou te exigem o que te não dão, ama-os mais, porquanto são mais carentes de socorro  e amor, do que supões. Se conseguires conviver com os amigos difíceis, pacificamente e fazê-los companheiros, terás logrado êxito, porquanto Jesus em teu coração estará sempre refletido  no trato, no intercâmbio social com os que te buscam e com os quais ascendes na direção de Deus.”
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-Uma leitora de “O Imortal” pergunta-nos como fica o Espírito de uma pessoa em estado de coma? O Espírito se desprende do corpo o tempo todo ou fica perto do corpo? Pode ele trabalhar na condição de Espírito e estudar?  Qual o objetivo desse estado que às vezes costuma durar até anos?
Esse assunto é tratado no artigo intitulado “Vinte dias em coma”, de autoria do nosso confrade Wilson Frungilo Junior, que examina exatamente as questões propostas pela leitora. Na obra em questão o personagem principal é empresário vaidoso e arrogante, embora bem sucedido, que é levado ao estado de coma e, nesse estado, ouve tudo que é falado em sua volta, o que produz expressiva renovação em seus sentimentos, ao perceber realidades que seu orgulho não permitia ver. Ao retornar do coma, ele dá outro rumo à sua  existência.
O romance pode assim, ajudar a leitora a compreender o que se passa durante esse estado e deduzir quantos benefícios, em termos morais e espirituais, pode o coma trazer à alma de uma pessoa, uma vez que, examinando o assunto tão somente pela ótica materialista, não é possível vislumbrar no fato algum benefício. São inúmeros os relatos de pessoas que voltaram do coma e afirmaram ter podido acompanhar, como se estivessem perfeitamente acordadas, os fatos que se passaram a seu lado durante aquele estado.
No livro “Plantão de respostas – Pingo Fogo II”, publicado em 1995 pela Editora CEU, Emmanuel, valendo-se da mediunidade de Chico Xavier, respondeu a uma pergunta semelhante, expressa nos seguintes termos: “O que se passa com os Espíritos encarnados cujos corpos ficam meses, e até mesmo anos, em estado vegetativo como o coma?”  Eis a resposta na obra mencionada:  “Seu estado será de acordo com sua situação mental. Há casos em que o Espírito permanece como  aprisionado ao corpo, dele não se  afastando, até que permita receber o auxílio dos Benfeitores espirituais. São pessoas, em geral, muito apegadas à existência material e que não se conformam com a situação. Em outros casos, os Espíritos, apesar de manterem uma ligação com o corpo físico, por meio do períspirito, dispõem de uma relativa liberdade.
Em muitas ocasiões, pessoas saídas do coma descrevem as paisagens e os contatos com os seres que os precederam na passagem para a Espiritualidade. É comum que após essas experiências, elas passem a ver a existência com novos olhos, reavaliando seus valores íntimos. Em qualquer dessas circunstâncias, o Plano Espiritual sempre estende seus esforços na tentativa de auxílio. Daí a importância da prece, do equilíbrio, da palavra amiga e fraterna, da paz, das conversas edificantes para que haja melhores condições ao trabalho do Bem que se direciona, nessas horas, tanto ao enfermo como também aos encarnados, familiares e amigos.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Porque a educação física é importante para seus filhos? É por meio dessa disciplina e sob orientação de profissionais de Educação Física, que os adolescentes aprendem a se preparar para desenvolver as habilidades de ser, conhecer, conviver e fazer – exatamente os quatro pilares que dão base ao ensino, segundo a Unesco. Pela participação em atividades coletivas seus filhos deixarão de pensar apenas em si mesmos para contribuir com o bem-estar das outras pessoas.
A educação física ajuda seu filho/filha a se desenvolver.
1- Melhora as habilidades motoras, pois são eficientes para melhorar os movimentos naturais da pessoa. Quanto mais experiência motora seu filho desenvolver, mais preparado ele estará para corresponder aos desafios da existência;
 2-  Estimula as capacidades cognitivas, pois com as aulas, seu filho aprende a organizar o pensamento, pois elas: a- Desenvolvem o raciocínio lógico; b- Exercitam o planejamento; c- Estimulam a memória; d- Ajudam a compreender situações, linguagem e estratégias; e- Ensinam a resolver problemas;
3- Confere domínio corporal, pois ao fazer atividades físicas e esportivas seu filho também vai testar seus próprios limites físicos, conquistando um controle até então inédito sobre o próprio corpo. Ele poderá conhecer diferentes formas de se relacionar com os outros e com o ambiente, jogando, dançando, correndo,  lutando e se exercitando de acordo com os estilos e técnicas criadas ao longo do tempo por diferentes culturas do mundo;
4- Aprimora as competências, com a prática regular e devidamente orientada, de atividades físicas e esportivas, enriquecendo o jovem tanto do ponto de vista psicológico como intelectual. E ainda: a-  Melhora a atenção e o poder de concentração; b- Promove a disciplina e a determinação; c- Valoriza outras formas de comunicação e expressão que não a verbal;
A educação física identifica os problemas corporais valorizando a consciência corporal através das aulas de educação física bem orientadas que não pretende formar atletas, mas pessoas  conscientes de si mesmo e do próprio corpo.    
AS  MISSÕES  IMPORTANTES
É sempre a mesma história:  As pessoas que mais anseiam o poder e o comando são, exatamente, as que se mostram mais despreparadas para o seu exercício.  As pessoas que não o esperam, ou que não se julgam preparadas, quase sempre surpreendem com exemplos de vida, onde humildade, autodisciplina e perseverança  compensam,  sobejamente, toda e qualquer limitação por inexperiência ou despreparo.

AS PESSOAS

“Há criaturas como a cana de açúcar. Mesmo postas na moenda, esmagadas no todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura...”
                                                            
                                                            Dom Helder Câmara

Fontes:
Diversas
+ Pequenas modificações.
Jc.
São Luís, 17/7/2017


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