sexta-feira, 10 de novembro de 2017

AMBIÇÃO, AVAREZA, GANÂNCIA E O EGOÍSMO





  Estes são os maiores defeitos do ser humano na sua jornada terrena. Vejamos o que nos informa o Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, edição da Bloch Editores.
Ambição -  Desejo imoderado de riquezas, de poder, de glórias, existindo sempre a vontade por mais conquistas;
Avareza -    Apego demasiado e sórdido ao dinheiro;
Ganância - Ganho ilícito; ânsia de ganhar de qualquer maneira,  ambição desmedida;
Egoísmo -  Apego exagerado que redunda em desconsideração pelos interesses das outras pessoas.
===
A ambição desmedida enlouquece, quando já não infelicita antes. Quando se fala em ambição ou ganância, normalmente a primeira palavra que vem à mente é “dinheiro”. Uma pessoa ambiciosa está sempre em busca de mais dinheiro, mais poder, melhores condições de trabalho para si e para as pessoas de sua estima, um país melhor, uma sociedade mais evoluída e um mundo melhor. Na verdade, é importante que as pessoas sejam até certo ponto ambiciosas para que consigam crescer e levar outras pessoas para cima. Vale ressaltar que, quando se é ambicioso, é necessário respeitar os valores da ética, da moral e da honestidade, para conquistar seus objetivos de maneira adequada e sem prejudicar as outras pessoas. Não há problema em se ser ambicioso, mas sim, ganancioso. A ambição pode até ser benéfica. Um exemplo pode ser um aluno da escola pública. Ao abdicar de uma série de coisas para se dedicar aos estudos, ele demonstra a ambição de ter uma profissão que possa beneficiar a si e a comunidade. Se formando em medicina e sendo um bom profissional, sente-se realizado, alegra a família, e contribui para a saúde da população.
A avareza ou sovinice é o medo de perder algo que possui.  Enquanto Jesus pregava um homem lhe disse do meio da multidão: “Mestre, dizei a meu irmão que divida comigo a herança que nos coube.” Jesus lhe respondeu: “Ó homem! Quem me estabeleceu para vos julgar ou para fazer vossas partilhas?” Depois lhe disse: “Tende cuidado em vos guardar de toda avareza; porque em qualquer abundância que o homem esteja, sua vida não depende dos bens que ele possui. É isso o que acontece àquele que amontoa tesouros para si mesmo, e não é rico diante de Deus.”
Uma pessoa avarenta é classificada como “pão-duro”, e representa o medo de perder algo que possui. Acha que perder algo é um desastre. Uma pessoa avarenta é relutante em  dar ou gastar dinheiro, muitas vezes, a ponto de renunciar até mesmo ao conforto básico e a algumas necessidades. O avarento acha que todos querem seus bens materiais e seus valores financeiros A avareza é o apego exagerado e sórdido aos bens materiais e ao dinheiro. É o desejo ardente de acumular riqueza, o que o torna um egoísta, sem qualquer atitude para exercer a caridade. O avarento é o ser humano que não pratica a generosidade, ele é a mesquinhez, a sovinice e a miserabilidade.
A pessoa gananciosa não tem escrúpulos para atingir suas conquistas.   O desejo exacerbado de ter e receber mais do que os outros, leva a ânsia por ganhos exorbitantes. O ganancioso quase sempre o faz através do esforço de outras pessoas aos quais ele subjuga, usa e coage. O ganancioso pelo fato de não querer se dispor a trabalhar, acaba se aproveitando de terceiros, seja por persuasão ou pelo uso da força, para obter seus lucros de maneira bem suja e desonesta. Quando se fala de ganância as pessoas pensam logo no dinheiro e em bens.
As guerras em geral, são causadas por atitudes gananciosas de governantes, governos e países. A primeira guerra mundial (1914 a 1918) foi causada por desentendimentos dos países europeus, por causa das colônias africanas, na Conferência de Berlim. Como resultado dessas atitudes gananciosas, foram mortos milhares de civis e militares que nada tinham a ver com as decisões dos governantes, movidos pela ganância. O mesmo aconteceu na segunda guerra mundial (1939 a 1945). A Alemanha que tinha sido derrotada na primeira guerra, foi pressionada pelos vencedores, bastantes gananciosos, que estabeleceram  uma quantia de libras e outras sanções que a Alemanha não tinha condições de cumprir. Enquanto os vencedores achavam terem tomado a melhor atitude, ao confiscar milhões de libras, eles fizeram ativar um sentimento de revanchismo no povo que foi explorado por Hitler, com sua ganância de desejar conquistar o mundo, que resultou numa guerra, onde milhões de seres humanos foram mortos e na destruição de nações.
Dentre esses vícios o egoísmo é o mais radical; dele deriva todo o mal. É certo que o egoísmo é vosso pior mal, mas ele prende-se à inferioridade do Espírito encarnado sobre a Terra, e não à Humanidade em si mesma. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos está o egoísmo; inutilmente combatereis os males, mas se não conseguires atacar o mal em sua raiz não terás destruído a causa. O egoísmo é a pior chaga da Humanidade; o egoísmo é, pois, o objetivo para o qual todos os verdadeiros crentes devem combater, porque é preciso mais coragem para vencer a si mesmo do que para vencer os outros.
O egoísmo é a negação da Caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade do ser humano. Se os seres humanos se amassem a caridade melhor seria praticada, mas para isso, deveis vos esforçar para vos desembaraçar dos liames do egoísmo, a fim de serem mais sensíveis para com aqueles que sofrem. A dureza do egoísmo mata os bons sentimentos.  Existindo o egoísmo e o orgulho que estão de mãos dadas, haverá sempre um caminho para uma luta de interesses onde são pisoteadas as mais santas afeições e os laços de família não são respeitados.
De todas as imperfeições humanas, a mais difícil de libertar-se é o egoísmo, porque ele se prende à influência da matéria da qual o ser humano, ainda muito próximo da sua origem, não pode se libertar, influindo nas suas leis, organização social e sua educação. O egoísmo se enfraquecerá com a supremacia da moral sobre a materialidade e, sobretudo, com a inteligência que a Doutrina dos Espíritos vos dá de vosso estado futuro real e não desnaturado pelas ficções alegóricas e fantasiosas.
Fontes:
Dicionário
Internet
+ Pequenas Modificações

Jc.
São Luís, 9/10/2017

Nenhum comentário: