quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CHEGANDO A CASA ESPÍRITA


 
  V                             
 CHEGANDO À CASA ESPÍRITA
  Autor: Américo  Canhoto

Neste artigo, esclarecemos sobre:

Assistência espiritual       
 Natureza dos médiuns
 O que é o Espiritismo
 Existências passadas         
 Vida além da morte       
 Provas e expiações          
 Origem das aflições
 O que é reencarnação
 Quem fui?   Quem sou?

Chegamos a Casa Espírita, ansiosos, respeitosos, esperançosos. Certamente a maioria das pessoas quando chega à Casa Espírita, acredita que seus problemas serão resolvidos de forma mística, milagrosa, sobrenatural. Nem imaginam o quanto é difícil formar tarefeiros que possam ajudar e quantos anos de esforços de muitas pessoas são também necessários para mantê-los firmes e motivados na tarefa.

Ao chegar, admiramos as pessoas que circulam por ali na condição de trabalhadores da casa, com tanta desenvoltura, como se fossem médiuns. Engano nosso. A maior parte deles é simplesmente como nós. Se não são médiuns, o que será que os leva a tornarem-se tarefeiros da casa espírita?  A resposta é simples: Depois de um tempo (cada um a seu tempo), sentimos necessidade de retribuir os benefícios que de uma forma ou outra, recebemos quando buscamos a ajuda da espiritualidade.Outra finalidade deste artigo é auxiliar o leitor a utilizar-se dos benefícios da casa espírita com mais eficiência. Apontaremos ainda de forma simples os acontecimentos mais comuns que nos levam a procurar auxílio espiritual (ao longo do tempo essas informações poderão ser complementadas com leitura, estudo e palestras).  Cada pessoa vem impulsionada por motivos semelhantes embora distintos:  1- Problemas de saúde; quem não os tem de uma forma ou de outra?  2- Problemas financeiros; sejam eles de pequeno ou de grande porte. 3- Problemas familiares. 4- Desemprego. 5- Dificuldades no trabalho. 6- Ansiedade. 7- Medo.  8-Angústia. 9- Depressão leve ou aguda. 10- Traição. 11- Abandono. 12- Obsessão.

A maior parte das pessoas é encaminhada pela dor; alguns chegam movidos pelo interesse em aprender e vários por simples curiosidade. Mas sempre chegam por indicação de alguém que freqüenta ou freqüentou uma casa espírita. Para conhecimentos de todos, esboçaremos um ligeiro resumo da Doutrina dos Espíritos, por meio de perguntas que imaginamos sejam feitas por boa parte dos que chegam seguido de respostas rápidas e simples que, com o tempo devem ser complementadas com a leitura das Obras Básicas de Allan Kardec.

Esperamos também contribuir para que as orientações sejam mais proveitosas para quantos estejam necessitados de ajuda, já sabendo o que pode esperar de auxílio da casa e dos Espíritos Protetores. Bem-vindos à Casa Espírita ou aos conhecimentos proporcionados pelo Espiritismo.
                                                           
INÍCIO

“Conheço um Centro Espírita que pode te ajudar!”
Talvez você já tenha ouvida esta informação de alguém. É mais que uma informação, é um amoroso convite para que vivamos sob as leis que o Mestre Jesus nos apresenta no Evangelho: Amor, fraternidade, caridade. O belo caminho que Ele nos descortina e por meio do qual nos guia, se quisermos segui-lo na caminhada de volta ao Pai Celestial. Os desconhecidos, os amigos e até os nossos familiares nos convidam, mas a verdade quem nos conduz à Casa Espírita são os Espíritos fraternos (nossos guias protetores), que agem intuindo essas pessoas para que renovem o chamado; atendê-lo é que depende de cada um. Alguns até aceitam, mas assim que melhoram das suas aflições, logo se afastam.  A dor é renovadora ao colaborar na transformação íntima e nos procedimentos, que breve conduz a um alívio e, depois, à tão sonhada cura física e à renovação moral. Nossa chegada à Casa Espírita é uma nova oportunidade para que reafirmemos o nosso compromisso com a causa do bem. Isto não quer dizer que sejamos criaturas más.  O problema é que estamos tão centrados nos interesses do dia-a-dia que nos esquecemos dos nossos compromissos espirituais assumidos anteriormente, a presente existência.

É lógico que ainda enfrentamos sérios impedimentos para atender ao chamado da espiritualidade. Mas nossos amigos da espiritualidade são incansáveis e nos convidam  tantas vezes quantas sejam necessárias, a comparecer à Casa Espírita, para aliviar nossas dores, pela compreensão das razões que nos levam ao sofrimento. Os benfeitores espirituais trabalham muito para nos despertar para as leis divinas que cumpridas, nos libertarão, para exercitarmos o amor e a caridade e sem esperar recompensa ou retribuição, exceto nossa paz e felicidade.

BEM-VINDOS

Bem-vindos aqueles que atenderam ao convite. Comecem desde já a exercitar o perdão, porque os trabalhadores espíritas são pessoas tão problemáticas e imperfeitas quanto às outras. Por favor, sejam pacientes. Irmãos, aqueles que os recebem lutam com dificuldades como as de todos nós: doenças do corpo e da alma, problemas no lar, no emprego, falta de dinheiro, angústias, frustrações, etc... Compartilhem do ambiente espiritual da casa como irmãos que afinal somos perante o Pai. Sintam-se em casa...

A CASA ESPÍRITA

É um Centro, uma associação, um grupo de estudos, uma escola, um abrigo e um hospital. Quando entramos em uma Casa Espírita, não sabemos o que esperar nem o que ou quem encontrar. È normal que ao despertarmos para a necessidade de buscar a Deus seguindo os passos de Jesus o sentimento de esperança nos encha o coração de expectativas que correm o risco de se transformarem em frustrações.

O que é uma Casa Espírita? -  No sentido de assistência espiritual, é um local onde se reúnem encarnados e desencarnados com a finalidade de consolar, socorrer, instruir e evangelizar. No contexto social, é uma associação sem fins lucrativos, que eventualmente mantém grupos de assistência social, como: creches, escolas, asilos, hospitais, cursos, amparo a crianças e a idosos necessitados, etc. O local onde funciona pode ser próprio, alugado ou emprestado.
Tenho que pagar alguma coisa?  -  Seguindo os ensinamentos de Jesus, “Daí de graça o que de graça recebeis” (Mat.10:8), nada é cobrado pela assistência espiritual prestada na casa espírita. Os Espíritos Benfeitores que assistem os médiuns e inspiram seus colaboradores nada exigem, gratificando-se com o bem-estar e o progresso alcançado pelos freqüentadores.

Como a casa espírita se mantém?  - As necessidades financeiras da Casa Espírita são supridas basicamente de duas formas:  a- Contribuição mensal dos associados, e doações voluntárias; há também a venda de livros, etc.

Como se formam as Casas Espíritas?  - A organização espírita é apoiada pela espiritualidade. Seu desenvolvimento, porém, depende dos encarnados. Duas ou mais pessoas com propósitos definidos de fazer o bem, se reúnem e fundam a entidade, para trabalharem em favor da humanidade e do desenvolvimento moral das pessoas.

Quem são os trabalhadores da Casa Espírita? -  No plano espiritual, os Espíritos  Superiores, que assumem a missão de amparar a instituição; no plano material, os trabalhadores são pessoas voluntárias que se propõem a uma tarefa que irá ajudar outras pessoas que necessitam de ajuda espiritual.

Todo trabalhador da Casa Espírita é médium? -  Nem todas as tarefas que se realizam na casa espírita, necessitam de percepções mediúnicas (médiuns). Há as pessoas que fazem palestras, os que cuidam da biblioteca, o tesoureiro, as pessoas que varrem e limpam  o salão e os que fazem outros serviços, necessitam apenas de boa vontade e disposição.

A DOUTRINA ESPÍRITA

Não foi Allan Kardec o criador nem o inventor do Espiritismo. Ele recebeu da espiritualidade a incumbência de organizar as informações ditadas de forma espontânea por vários Espíritos, que se manifestaram em diversos lugares do mundo, por intermédio de muitos e diferentes médiuns; por isso o Espiritismo, nome dado por Kardec, é também conhecido e mais apropriado chamá-la de: Doutrina dos Espíritos.

O Livro dos Espíritos apresenta-nos a filosofia da doutrina com perguntas feitas por Kardec e respostas dos Espíritos Superiores.  O Livro dos Médiuns mostra-nos a interatividade entre encarnados e os desencarnados.  O Evangelho Segundo o Espiritismo oferece-nos de forma prática e simples a explicação de toda a moral cristã. O livro, A Gênese, oferece-nos a idéia de como foi á criação do mundo e explica os milagres de Jesus. O livro, O Céu e o Inferno, contem às explicações religiosas sobre os planos superiores e inferiores.  Recomendamos a todos os que desejam conhecer a Doutrina dos Espíritos, que estudem as cinco Obras Básicas de Allan Kardec, iniciando pelo Evangelho.

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS AQUI ?

Somos espíritos em jornada de evolução. Uma criança que acaba de nascer pode ser um espírito mais evoluído do que seus pais, ou tão problemático e devedor à justiça divina quanto eles. A criança manifesta seus impulsos e tendências desde o princípio da gravidez, e é uma pena que esqueçamos essa verdade na hora de educar nossos filhos, pois de certa forma a reforma íntima começa no berço. Nessa dimensão da existência, na condição de encarnados, aprimoramos nossa moral e desenvolvemos a inteligência e a criatividade sob o amparo das leis.  Há classes privilegiadas de seres humanos?  Não, a igualdade entre os espíritos é total, sejam brancos, negros, índios, ricos, pobres, bonitos ou não. Temos todos, o mesmo potencial a ser desenvolvido em todos os sentidos. As diferenças que existem entre uns e outros, explicam-se; é que após existência e mais existência cada qual desenvolveu mais qualidades ou menos, segundo sua vontade e conforme as possibilidades e oportunidades que se propôs a aproveitar. Como exemplo, podemos citar a forma pela de alguns rejeitarem as chances de se instruírem: seus pais esforçam-se para lhes oferecer a melhor escola, cursos de língua e outros, mas eles se recusam a estudar. Na próxima encarnação é possível que sejam daqueles que reclamam da falta de condições e oportunidades de instrução e formação profissional. Enfim, cada qual aproveita as chances oferecidas conforme seu livre-arbítrio. Aqueles que não quiseram aproveitar, quando chegarem ao plano espiritual vão lamentar, e na próxima existência as oportunidades serão mais difíceis.

O QUE É REENCARNAÇÃO?

Reencarnação é renascer; nascemos e morremos (melhor dizendo: libertamo-nos do corpo físico), e renascemos incontáveis vezes segundo nossas necessidades de evolução. Não há limites de encarnações para a evolução do espírito. O progresso que é uma Lei Divina, é contínuo, seja aqui na Terra, na espiritualidade ou em outros mundos. De tempos em tempos, para ajustar-se ao progresso, há expurgos de espíritos nos vários mundos que se espalham pelo Universo, como disse Jesus: “Há muitas moradas na casa de meu Pai...” Espíritos que não alcançaram a condição necessária, são remanejados para outros mundos. Para entender melhor o assunto, recomendamos a leitura do livro “A Caminho da Luz”.

QUEM SOU?

Igual a todos, cada um de nós é um espírito que já viveu muitas existências, com muitas experiências, tanto boas como más. A necessidade de estar aqui sinaliza que, ao longo desse processo, continuamos em débito com as leis divinas. Ao renascer (reencarnar) trazemos nosso projeto a ser desenvolvido durante a existência, conforme nossas escolhas e experiências anteriores. Parte desse projeto é simples resultado de escolhas anteriores mal resolvidas ou que exigem reparação, algo mais ou menos compulsório. A outra parte do nosso projeto pode ser escolha voluntária que faremos durante a existência, para desenvolver qualidades e nos aprimorarmos. Sempre estamos recebendo ajuda dos nossos guias espirituais para termos êxito na nossa missão.

 PORQUE ESQUECEMOS AS EXISTÊNCIAS PASSADAS?

Esquecer o passado é uma bênção de Deus. Se nos lembrássemos, sofreríamos inutilmente com essas recordações; o sentimento de culpa ou o remorso retardaria nosso progresso. A Doutrina dos Espíritos ajuda-nos a ser práticos e nos concentrar nas tarefas, que nos são apresentadas sob a Lei de Causa e Efeito. Ontem é um tempo que não existe mais e o amanhã é um tempo que ainda não existe, uma ilusão. A realidade é o presente e nele devemos concentrar toda nossa atenção, vigiando, orando, e praticando boas ações.

QUEM FUI EM EXISTÊNCIAS ANTERIORES?

Secretamente temos o desejo de saber quem fomos, nas existências passadas. Saber quem fomos poderá ser muito difícil e muitas vezes não é nada interessante descobrir. Entretanto, conhecer nossa personalidade da última existência é muito fácil. Para começar, devo responder a estas perguntas: Quem sou atualmente?  O que sei a respeito do que sou hoje?  Como penso, sinto e me comporto atualmente? Infelizmente, quase sempre não há pessoa mais desconhecida para nós do que nós mesmos. Analisando estas perguntas e as respostas que daremos, saberemos com é nossa personalidade. Se pudéssemos saber, será que gostaríamos de ter sido um dos que votaram a favor de soltarem a Barrabás e crucificarem a Jesus? - Se pudéssemos saber, será que gostaríamos de ter sido um dos que tocaram fogo no corpo do sacerdote Jan Huss, que defendia a pureza do Cristianismo? – Será que se pudéssemos saber gostaríamos de ter sido um dos algozes que torturou e queimou na fogueira a Joana D’arc?  Vamos deixar o passado e viver o presente da melhor maneira, para nós e os nossos semelhantes.

 Somos pessoas de bem... mais, ou menos,  ou ainda estamos precisando de muitas e muitas outras encarnações para fazer o nosso progresso e chegar até próximo a Jesus? 



Jc.
S.Luis, 17/12/2009


OBS:  Fizemos algumas supressões, inclusões e modificações
que não prejudicaram o conjunto. Que nos desculpe o autor.
          
                                                                

Nenhum comentário: