segunda-feira, 20 de maio de 2019

AS CONTRIBUIÇÕES À CATEDRAL DE NOTRE-DAME





 
A bilionária brasileira Lily Safra sentindo o coração ferido pelo incêndio da Notre-Dame, fez uma doação de 10 milhões de euros (44 milhões de reais), para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame, em Paris, parcialmente destruída por um incêndio na segunda-feira dia 15/4/2019. A informação foi confirmada à “Veja” pela Fundação Filantrópica “Edmond J. Safra” presidida por Lily. A gaúcha Lily é uma das pessoas mais rica do mundo e é conhecida por suas diversas atividades filantrópicas no Brasil e no mundo.
O jornal francês “Le Monde” diz que a doação de Lily é uma das mais altas, feita à reconstrução da Catedral em Paris. O valor é maior do que o enviado pelo Grupo Disney (39 milhões) que produziu na Catedral, o filme de animação “O Corcunda de Notre-Dame”, em 1939.
A família Safra morou no Brasil onde fundou o Banco Safra S/A., que atualmente é controlado pelo irmão de Edmond, Joseph o brasileiro mais rico do mundo, segundo a revista “Forbes”. Em suas principais áreas de atuação, Lily destaca a pesquisa em doenças neuro-degenerativas como Alzheimer e Parkinson, está última doença portada por Edmond Safra.
No Brasil ela apoia projetos sociais como um Instituto de pesquisas em neuroengenharia no Rio Grande no Norte e outro de tratamento de esgoto, na Bahia. Lily possui também ações semelhantes em países como Israel e EUA. Além disso, ela é conhecida por possuir um grande acervo de obras de arte .
Eu, tomando conhecimento pela revista Veja-Internet, dessa senhora preocupada com os seus semelhantes,  me fez lembrar de uma passagem descrita no Novo Evangelho, que conta o encontro de Jesus com um muito rico judeu:   
Narra o “Evangelho que Jesus tendo entrado em Jericó, passava pela cidade; e havia um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico que, tendo vontade de ver Jesus para conhecê-lo, não o podia por causa da multidão, porque ele era muito pequeno; por isso correu à frente e subiu em uma árvore para vê-lo, porque ele devia passar por ali; Jesus tendo chegado a esse lugar, olhou para cima e, tendo-o visto, lhe disse: “Zaqueu, apressai-vos em descer, porque é preciso que eu me aloje hoje em vossa casa.” Zaqueu desceu e o recebeu com alegria. Vendo isso, todos murmuraram dizendo: “Ele foi alojar-se na casa de um homem de má vida,” pois ele era um publicano, recolhedor dos impostos para Roma.
Entretanto, Zaqueu, apresentando-se diante de Jesus, lhe diz: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres; e se causei dano a alguém, no que quer que seja, eu lhe retribuirei em quádruplo.” Então Jesus lhe diz: “Esta casa recebeu hoje a salvação, porque este é também filho de Abraão; porque o Filho do homem veio para procurar e para salvar o que estava perdido.” (Lucas, cap. XIX vs. 1 a 10)
Se a riqueza é a fonte de muitos males e se ela provoca as más paixões, Deus não a teria colocado sobre a Terra; cabendo ao ser humano fazer da riqueza o progresso e o bem, porque só se possui o que se pode levar deste mundo;  tudo o mais se deixa, quando partirmos dele.
Essa atitude da senhora Lily Safra, auxiliando algumas entidades filantrópicas, serve de exemplo para que outros bilionários também possam praticar a caridade,  assistindo a outras instituições que necessitam de recursos para promoverem as suas atividades, como as abaixo mencionadas:
1ª Fraternidade Sem Fronteiras  -   -   -   -  Tel. 67–3028-5429
 wwwfraternidadesemfronteiras.org.br    (Campo Grande-MS)

2º A Mansão do Caminho  -   -   -   -            Tel. 71 - 3409-8320
                                                                      (Salvador-Bahia)
Fonte:
Internet
+ Comentários
Jc.
São Luís, 19/4/2019

Nenhum comentário: