sábado, 9 de dezembro de 2017

A SUA EXISTÊNCIA É MUITO CORRIDA?




  Se a sua resposta for “sim”, saiba que você não é o único nessa situação, porque quase todas as pessoas neste mundo parecem estar preocupadas e com pressa.
Em 2015, foi feita uma pesquisa com pessoas de oito países e muitos responderam que achavam difícil conciliar o trabalho com as necessidades do lar. Eles citaram alguns motivos que foram: As responsabilidades no trabalho e no lar; o custo de vida cada vez maior, fazendo com que tivessem que fazer horas extras de trabalho e a dificuldade de conseguir um novo emprego. Nos Estados Unidos a jornada de trabalho é em média 47 horas por semana. De cada cinco pessoas, uma trabalha 60 horas ou mais por semana. O Brasil também já foi um dos países onde os trabalhadores mais faziam horas extras. Outra pesquisa, que incluiu 36 países, mostrou que, de cada quatro pessoas, uma não consegue relaxar nem no seu tempo livre! As crianças também podem se sentirem sobrecarregadas, se forem muito cedo para a escola (o ideal seria 8 horas) e tiverem muitas atividades para fazerem.
Quando sempre tentamos fazer mais coisas do que nosso tempo permite, podemos acabar ficando estressados, ou até sermos vítimas da chamada “doença da pressa”. Mas será que é possível levarmos uma existência mais equilibrada e mais tranquila?  E como nossas escolhas e metas influenciam a forma como usamos o nosso tempo? – Isso é o que vamos ver: Primeiro, vamos considerar quatro motivos que levam muitas pessoas a ter uma existência tão corrida. 
1º - O desejo de proporcionar o melhor para a família. Certa pessoa declarou que trabalhava a semana inteira!  “Fazia isso porque queria dar o melhor para a minha esposa e os meus filhos. Queria que meus filhos tivessem o que eu não tive.” Mesmo tendo boas intenções, os pais precisam pensar bem em quais são suas prioridades, porque pesquisas mostram que adultos e crianças que dão muita importância ao dinheiro e ao que ele pode comprar, geralmente são menos felizes e menos satisfeitas com a existência. Também têm uma saúde pior do que aqueles que não dão tanta importância às coisas materiais. Muitas das vezes os pais ficam preocupados demais em garantir o futuro dos filhos e os sobrecarregam com muitas atividades, embora bem intencionados, mas isso acaba sempre  resultando em sofrimentos para os filhos e para os pais.
2º -  A ideia de que quanto mais, melhor.  As propagandas tentam nos convencer de que estamos perdendo alguma coisa se não comprarmos os produtos mais modernos. Hoje em dia existem tantas opções de compra que o nosso tempo às vezes simplesmente desaparece. Isso porque perdemos muito tempo escolhendo o que comprar, o que assistir ou o que comer. Em 1940, um economista disse que os avanços tecnológicos iam fazer os trabalhadores terem mais tempo livre. Como ele estava errado. Elisabeth Kolbert, redatora de uma revista americana, disse: “Em vez de terem mais tempo livre as pessoas acabaram trabalhando mais para conseguir comprar coisas que na verdade elas nem precisavam.” O resultado disso é que acabam gastando não só mais dinheiro como também o tempo.
3º -  Tentar agradar os outros.  Algumas pessoas fazem muitas horas extras de trabalho só pelo medo de desagradar o chefe. Além disso, colegas de trabalho podem fazer você se sentir culpado se não trabalhar até mais tarde. Alguns empregados têm tanto medo de perder o emprego que ficam o tempo todo à disposição da empresa ou trabalham mais do que devem. Da mesma forma, alguns pais se sentem pressionados a fazer uma vida corrida só porque outras famílias fazem isso, e se não conseguem ter o mesmo padrão de vida que elas, os pais se sentem culpados por estarem, por assim dizer, “negando algo de bom” para a família.
4° -  A busca por destaque e realização.  José, uma pessoa que pensava assim: “Eu amava o meu trabalho e me matava nele!  Pra mim, isso provava para os outros o meu valor.” O resultado disso é, assim como ele, muitas outras pessoas acham que só vão se sentir realizadas se tiverem uma existência bem corrida, porque, no mundo de hoje, só se destaca se for uma pessoa ocupada, e quanto mais ocupada for, mais importante vai parecer.
Resumindo.  Devemos nos esforçar no trabalho, mas também é aconselhado ter equilíbrio, porque o equilíbrio faz bem ao nosso corpo e nossa mente e precisamos descansar para que renovemos as energias. Mas, se o nosso dia a dia é corrido, será que não podemos diminuir um pouco o nosso ritmo? É possível! Veja quatro sugestões de como fazer isso.
1º -  Pense no que você quer da existência.  É normal querer ter uma boa situação financeira que nos deixe tranquilos. Mas de quanto dinheiro precisamos para viver? Além disso, o que determina se somos bem sucedidos e felizes? Será que isso depende somente do dinheiro e das coisas que temos? – O mesmo José disse: “Eu e minha esposa pensamos bem na nossa situação e resolvemos simplificar. Nós fizemos uma lista que mostrava o tipo de vida que estávamos levando e quais eram as nossas novas metas. Nós conversamos sobre as consequências das decisões que tínhamos tomado e o que a gente precisava fazer para alcançar nossas metas.”
2° -  Não deixe o materialismo dominar você.  Devemos controlar o desejo dos olhos, o que inclui o desejo de ter mais coisas. As propagandas podem aumentar o nosso desejo, nos levando á trabalhar mais horas para conseguir coisas bem mais caras e até dispensáveis. Não podemos controlar as propagandas, mas podemos pensar se vamos dar atenção a elas ou não. Outra coisa que nos ajuda é parar e pensar no que realmente precisamos. Também não esqueça que as amizades influenciam muito o que você faz. Será que eles só pensam em dinheiro e compras? Nesse caso, é melhor você fazer amizade com outras pessoas que têm outras prioridades, que não sejam as mencionadas. Quem anda com quem é muito materialista acaba se tornando compulsivo.
3º -  Coloque o trabalho no seu devido lugar.  Converse com seu chefe sobre a quantidade de horas que você trabalha e lhe explique que você está vivendo sem dar maiores atenções à sua família. As pessoas que estabelecem limites entre o trabalho e a família, ou que tiram férias, percebem o seguinte: - O mundo não vai acabar se você não estiver trabalhando. Eu conversei com a minha família e sugeri que nós devíamos simplificar nosso estilo de vida, e aos poucos, nós fomos fazendo isso de maneira mais simples e agradável.
4° -  A sua família é a prioridade. Emprego podemos ter vários, mas a família apenas uma; as vezes, mais outra. Os pais precisam dedicar tempo para estar com os filhos, e estes passar tempo com os pais. Não fiquem tentando levar uma vida corrida só porque outras famílias fazem isso. Separem um tempo livre, só para estarem juntos e deixem de lado coisas que não tem tanta prioridade. Quando a família estiver junta, conversando,deve ser evitado ligar  a televisão, o  celular, porque essa tecnologia pode se tornar um inimigo e evitar a comunicação entre os familiares. Se possível, aproveite a hora das refeições para a conversação em família.
Conclusão. - Pergunte-se: O que eu desejo para minha existência? E o que eu quero para a minha família? -  Se quiser realmente ser bem sucedido e ter uma existência mais feliz e saudável, estabeleça prioridades que estejam de acordo com os ensinos e conselhos de Jesus, para que eles realmente funcionem...

Fonte:
Revista “Despertai” – nº4 – 2017
+ Várias modificações e supressões.

Jc.
São Luís, 14/11/2017

Nenhum comentário: