sábado, 30 de setembro de 2017

ALIMENTAÇÃO DOS IDOSOS





   A alimentação de idosos requer cuidados especiais. Conviver com pessoas nas terceiras e quartas idades impõe a necessidade de algumas adaptações no dia-a-dia, e como a alimentação não é diferente, pois o idoso tem limitações e precisa de alimentos que colaborem para a manutenção de sua saúde.
Assim, além de ter cuidado na compra dos alimentos é preciso estar atento para o fato de que geralmente idosos têm mais dificuldades para mastigar e engolir, o que deve ser levado em conta na forma de preparo, na consistência, na textura, no tamanho dos alimentos e na qualidade e quantidade do que será oferecido a eles. Assim, moer, ralar, picar em pedaços menores pode ser alternativas viáveis para evitar problemas como engasgo ou asfixia durante a ingestão dos alimentos.
Preparar alimentação segura para idosos inclui ainda planejar as refeições e utilizar medidas corretas durante o preparo dos alimentos, e até permitir que eles (idosos) manifestem suas preferências para o almoço ou o jantar. Se não houver restrições médicas, por que não atendê-los?
Como regra geral, há algumas orientações que devem ser seguidas até mesmo no caso da alimentação de idosos que não apresentem grandes problemas de saúde, e que favorecem a montagem de um cardápio saudável para qualquer idade:
- Dar preferência a alimentos menos gordurosos e optar por  leite e derivados com menor teor de gordura; remover as gorduras visíveis das carnes e usar óleos vegetais para cozinhar os alimentos.
- Não abusar da adição do açúcar, sal e pimenta, nem do uso de enlatados, embutidos e doces.
- É importante também não acrescentar muita água ao cozimento e evitar que os alimentos permaneçam cozinhando por muito tempo, o que poderia levar à perda de nutrientes.
- Incentivar preparações com cereais integrais ou o uso de produtos feitos com farinha integral como pães, bolos, etc.
- Outros alimentos ricos em fibras como frutas, legumes e verduras devem ser utilizados no cardápio. As frutas podem ser variadas e constituídas em uma salada muito agradável que pode substituir o jantar, tanto para os idosos como para outras pessoas.
- Sempre planejar a alimentação do idoso da forma que ele goste e tenha três refeições básicas (desjejum, almoço e jantar), podendo ser intercalado com pequenos lanches se assim o desejar o idoso.
- Esta distribuição estimula o funcionamento do intestino e evita que o idoso fique a comer fora de hora.
O mais importante sobre tudo isso é;
-  A dedicação e o amor que devemos prestar àqueles que nos deram a existência, que nos permitirá fazermos a nossa evolução espiritual;
-  A atenção que devemos dispensar ao idoso, assistindo-o nas suas necessidades, como ele assistiu aos seus filhos quando pequenos e dependentes;
-  O respeito que devemos a ele pelos exemplos de lições de vida; dignidade, honestidade, trabalho, consideração aos semelhantes, fraternidade e caridade aos que delas precisaram...
-  Devemos agradecer a Deus por proporcionar a nós, os filhos, termos pais idosos, para seguirmos os seus exemplos de dedicação, abnegação, proteção e amor durante a nossa existência terrena.
- Sempre serão felizes todos aqueles filhos agradecidos e responsáveis que se tornaram pais e avôs...

Fonte:
Jornal Vitalidade – 8/2017
+ Acréscimos.

Jc.
São Luís, 14/8/2017

Nenhum comentário: