quinta-feira, 16 de junho de 2016

DESIGUALDADES






  No Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, o termo “desigualdade”, é definido como: condição, estado e qualidade de desigual; falta de igualdade, diferença.
Por que na existência dos seres humanos na Terra, existem tantas e variadas desigualdades? Por que essas desigualdades? Por que existem pessoas que nascem com doenças e deformidades e outras que nascem sem problemas nenhum de anomalias ou de saúde? Por que umas nascem bonitas como anjos e outras horríveis como monstrengos? Por que umas nascem brancas e outras pardas, amarelas, vermelhas e negras? Por que umas nascem em berço de ouro e outras nascem em situações as mais miseráveis? Por que umas são acolhidas com imenso carinho e amor, e outras são abortadas nas suas pretensões de vida, ou, quando chegam a nascer, são tratadas como indesejáveis e detestáveis?
Desigualdades de caráter, de vocações, de moralidade, de sentimentos, de conhecimentos, de afinidades, do próprio corpo, da estatura, da cor dos cabelos, dos olhos, das famílias, enfim, são tantas as desigualdades que nos remete a fazer perguntas, tais como: - Se somos criador pelo mesmo Pai Celestial, por que tantas desigualdades? Quais as razões para tudo isso? Porventura, todas essas desigualdades, são uma determinação ou uma Lei de Deus? O que você tem a dizer sobre o assunto? Você tem alguma opinião ou explicação para essas desigualdades?
Vejamos o que aconteceu num reinado, onde as pessoas foram se queixar ao rei de que ele não era justo, porquanto, nos seus domínios, algumas pessoas viviam nababescamente bem, na fartura, outros mais viviam em boas condições e a grande maioria vivia com o mínimo possível e às vezes, em condições precárias. O rei então lhes perguntou o que sugeriam para o problema, e eles responderam: Que todos os bens fossem repartidos, igualmente, para todos. O rei respondeu-lhes que estudaria o assunto e se pronunciaria posteriormente. Ele então analisou as condições que existiam no seu reinado, onde tanto os ricos, os remediados bem como os pobres, todos trabalhavam e viviam dependendo do que era produzido ali mesmo, sem depender de outros reinos. Então ele convocou o povo e lhes disse que atenderia ao pedido que lhe fora feito, repartindo todos os bens existentes no seu reinado, com todos os habitantes. Ele recolheu todos os bens e dividiu, igualmente com todos, de maneira que um não possuía mais que outro, e mandou fechar as fronteiras do seu reino para que não entrasse alimentos e nem saísse ninguém dos seus domínios.
Cada um, satisfeito e possuidor de bens iguais aos outros, passou a não se sujeitar e nem a trabalhar para ninguém, pois possuía tanto quanto os outros. Todos passaram então a consumir e ninguém a produzir. Em pouco tempo, tudo o que existia de alimentos foi consumido e a escassez se fez presente. O povo na dificuldade voltou à presença do rei para pedir que ele permitisse que fossem comprados nos reinos vizinhos, os alimentos que tinham acabado, pois todos tinham condições, mas não havia mais alimentos para comprar e o povo estava passando fome. O rei então respondeu: No meu reino, havia a prosperidade; todos viviam, todos trabalhavam e os alimentos e as demais necessidades que eram produzidas, satisfaziam a necessidade de todos, sem depender de outros reinos. Vocês queriam dinheiro e bens; dinheiro e bens, eu como rei confisquei dos que tinham muito para repartir com todos vocês. Se agora ninguém trabalha e nem produz, e está passando fome, a culpa é de vocês mesmos que, movidos pela inveja e ambição, reclamaram a mim, contra os que tinham muitos bens, que lhes proporcionava o trabalho e a oportunidade de viveram de acordo com seus esforços e aptidões. Vocês pediram bens e dinheiro e eu os atendi, agora comam os bens e o dinheiro que vocês pediram.
O povo, arrependido, implorou pela volta do antigo sistema em que todos viviam de acordo com a disposição e o esforço de cada um, e o rei feliz por ter dado uma lição a eles, demonstrou que tudo que Deus faz é o melhor para todos, e que a desigualdade é necessária para a harmonia do todo. O rei então recolheu tudo e deu a cada um, os bens, de acordo com o que possuíam antes, e o seu reinado voltou a ser próspero e o povo mais feliz do que anteriormente, porquanto houve a  conscientização de que do esforço próprio e do trabalho, dependia a melhora de vida de cada um.    
A Doutrina dos Espíritos, por meio da sua Ciência e da Filosofia, nos dá as explicações de todas essas diferenças, principalmente da desigualdade das posses terrenas.  No “Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo XVI, no título que fala das “Desigualdades das Riquezas”, encontramos a seguinte explicação:
“A desigualdade das riquezas, é um desses problemas que se procura em vão resolver, considerando-se apenas a existência atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que todos os seres humanos não são igualmente ricos? – Não o são por questões muito simples: é que eles não são igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem moderados e previdentes para conservar. Acrescente-se que, matematicamente demonstrado, a fortuna, igualmente repartida, daria a cada pessoa, uma parte mínima e insuficiente, que, supondo-se essa repartição feita, o equilíbrio estaria rompido em pouco tempo, pela diversidade das capacidades e das aptidões; e supondo-se possível e durável, cada um tendo apenas do que viver, isso seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e o bem-estar da Humanidade. Se Deus a concentra em certos pontos, é porque daí ela se expande sempre em quantidades suficientes segundo as necessidades”.
Dando ao ser humano o livre arbítrio, quis  que  ele  alcançasse,  por sua própria experiência e sabedoria, a distinção entre o bem e o mal, e que a prática do bem fosse resultado da sua vontade e dos próprios esforços. Se ele fosse conduzido fatalmente ao bem ou ao mal, seria apenas um instrumento passivo e irresponsável, como os animais. A fortuna é um meio de prová-lo moralmente, e ao mesmo tempo, um meio de ação para o progresso. Deus não quer que ela fique por muito tempo, improdutiva, e por isso, desloca-a incessantemente. Cada um que a possui, deve servir-se dela, e saber o que dela fazer; sabendo utilizá-la para o bem de todos, ela pode proporcionar a felicidade e a evolução espiritual. Deus sendo justo obriga que cada um trabalhe a seu turno; a pobreza é para uns a prova da resignação e da humildade; a riqueza é para outros a prova da abnegação e da caridade.
Entretanto, é deplorável e lamentável o uso que certas pessoas fazem de sua fortuna, e se pergunta se Deus é justo em dar riqueza a tais pessoas. Se o ser humano tivesse apenas uma só existência, nada justificaria essa repartição dos bens da Terra; mas considerando-se o conjunto das existências, vê-se que tudo se equilibra com justiça. Todos a possuem a seu turno: quem não a tem hoje, já a teve anteriormente ou poderá tê-la amanhã. Assim, o pobre de hoje não tem mais motivo para acusar a Providência Divina, nem para invejar os ricos, e os ricos não têm mais do que se orgulhar pelo que possuem.
A fonte de todo mal está no egoísmo e no orgulho; os abusos de toda espécie cessarão por si mesmos quando os seres humanos se regerem pela lei do amor e da caridade. A verdadeira propriedade consiste apenas no que se pode levar deste mundo. O que encontramos ao chegar e o que usamos durante nossa permanência na Terra apenas somos  usufrutuário e não proprietário. Os conhecimentos e as qualidades morais, eis o que se traz e o que se leva que nos servirá mais na Espiritualidade do que neste mundo. Saindo mais rico nesses valores em nossa partida do que em nossa chegada, é que vai determinar nossa posição futura.
Assim sendo, ao ser humano usufrutuário dos bens da Terra, Deus lhe pedirá severas contas do emprego que dele tiver feito da fortuna, em virtude do seu livre arbítrio. “Aquele á quem mais é dado, muito lhe será cobrado”...
Bibliografia:
“O Evangelho Segundo o Espiritismo”
+ Pequenas modificações

Jc.
S. Luís, 22/03/2013
Refeito em  12/6/2016

Nenhum comentário: