terça-feira, 8 de abril de 2014

AS FRUTAS E OS SUCOS




  Pesquisa revela que o suco de frutas contribui para o surgimento do diabetes tipo 2. Já com as frutas, o caminho seria o inverso: Elas afastam o problema.
Pergunte aos amigos quais alimentos eles julgam compor uma refeição equilibrada. Apostamos que além de legumes e verduras a grande maioria prefere à mesa, os sucos naturais de laranja, abacaxi, limão...  Para os pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, só uma parte dessa afirmação está correta. Depois de avaliar os hábitos alimentares de mais de 180 mil homens e mulheres, inicialmente livres de diabete tipo 2, eles perceberam o seguinte: quem consumia certas frutas pelo  menos duas vezes por semana, tinha um risco menor de desenvolver a doença, em relação àquelas pessoas que comiam uma mísera porção por mês. Porém os sucos – fiquem sabendo e aproveitem para avisar os amigos –  Tomar um ou dois copos de sucos por dia foi associado a uma possibilidade mais elevada de se tornar um diabético.
Os cientistas não só apontaram o dilema como deram uma explicação. Ela recai sobre o alto índice glicêmico dos líquidos. Quem explica é o cientista Qi Sun, um dos experts que assinam a investigação. “Os sucos, especialmente os adoçados, são capazes de elevar a glicose no sangue de forma intensa, e com isso, há maior liberação de insulina para normalizar a situação”. O hormônio, é o responsável por colocar todo esse açúcar que passeia pela circulação dentro das células, onde será usado como combustível. “O problema é que os picos bruscos de glicose e insulina podem levar a uma resistência à ação do hormônio e, consequentemente, a um maior risco de diabete”, informa o estudo.
Mas, por que chupar uma laranja é tão diferente de bebericar um suco fresquinho feito somente com a fruta? “Ainda que o conteúdo nutricional seja o mesmo, os líquidos passam do estômago para o intestino mais rapidamente do que os alimentos sólidos por isso ocorrem á elevação acelerada da glicose”, explica a nutricionista Thais Steemburgo, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Sem contar que há um agravante aí. Para preparar um copo de suco, usamos cerca de quatro a cinco laranjas, quantidade que dificilmente consumimos quando resolvemos descascar e comer a fruta. Desse modo, a ingestão de frutose, o açúcar natural dessa fruta é muito maior quando a opção é o líquido. Moral da história: uma quantidade extra de insulina precisa entrar na jogada. Mais ainda: durante a produção do suco, as fibras das frutas são descartadas como bagaço...  “E essas fibras consumidas atrasam a digestão e a elevação do açúcar no sangue”, informa Louise Farah Saliba, nutricionista da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Outro problema:  “Além disso, domar os picos de glicose protege contra o risco de diabete tipo 2 e  problemas cardiovasculares”, acrescenta Cyril Kendall, pesquisador de Ciências da Nutrição da Universidade de Toronto, no  Canadá No suco os antioxidantes das frutas, substâncias protetoras do corpo, tendem a desaparecer. “Por isso, tome o suco logo após o preparo”, sugere a nutricionista Paula Cristina, do Centro de Diabetes da Universidade de São Paulo.
Também não é justo abrir mão de uma boa ponderação: “Sem dúvida, os sucos naturais são mais saudáveis do que os refrigerantes”, informa Eliana, da USP. Aliás, a regra de ouro é maneirar no açúcar de uma forma geral. E uma coisa não se discute: as frutas em si sempre proporcionam um leque maior de vantagens, e proteger contra o diabete, como relatam os cientistas de Harvard, é uma delas. “Isso pode ser explicado pela presença de polifenóis nas frutas”, defende Qi Sun. “Essas substâncias são antioxidantes, o que ajuda a diminuir a resistência à ação da insulina”, informa a endocrinologista Cintia Cercato, da Associação Brasileira de Estudo da Obesidade.
O inverno está chegando e com ele chegam também ás gripes e resfriados, comuns neste período. Que tal estar preparado e manter seu corpo saudável? Veja os alimentos e as receitas que podem ajudar a não entrar “numa fria” no inverno!
A gripe é uma doença causada pelo vírus “influenza” e ataca as vias respiratórias; nariz, garganta e pulmões. Como não existe cura, o que deve ser feito é aliviar os sintomas, que são: Dores musculares e articulares, febre alta, dores de cabeça e inflamação dos olhos. Para aliviar a gripe, ferva 2 xícaras de água e adicione folhas de limão, alecrim e erva-doce. Deixe em infusão por 10 minutos e coe. Junte mel para adoçar e o suco de ½ limão. Tome 3 vezes ao dia.
O resfriado é uma infecção leve das vias respiratórias, nariz e garganta, que pode ser causada por alergias, vírus ou bactérias. Como também não existe cura, apenas podemos amenizar os sintomas, que são: Febre baixa, coriza e espirros. Para aliviar o resfriado, ferva 1 xícara de água e adicione 1 cabeça de alho e cascas de laranja, folhas de erva-cidreira. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e adoce com mel. Tome 1 xícara 3 vezes ao dia.
Ajuda ainda nesses casos, a vitamina C, que fortalece nosso sistema imunológico e ajuda na produção dos glóbulos brancos. Fontes da vitamina C: Laranja, limão, acerola, tomate, kiwi, morango, framboesa, maçã, espinafre, abacaxi, entre outras.
Já a vitamina A, protege as membranas mucosas que revestem os olhos, nariz, pulmões, e estômago. As fontes dessa vitamina são: Mamão, espinafre, cenoura, amendoim, banana, brócolis, manga, entre outras.
O repouso é recomendado tanto no caso da gripe como dos resfriados; não se esqueçam de lavar as mãos e os alimentos e evite ficar em ambientes fechados.
Veja agora os alimentos e suas finalidades:
Abacate – Possui  propriedades diuréticas, antianêmicas, digestiva, detém a progressão da calvície; ajuda na eliminação da caspa, fortalece os cabelos; reduz o mau colesterol, protege as artérias, é bom para infecção renal e da bexiga e dilata os vasos sanguíneos. Contém as vitaminas A, B1, B2, C, D e E, minerais, proteínas, carboidratos e óleo essencial.
Abacaxi – Possui ação adstringente, anti-séptica, digestiva, expectorante, regenerador celular, rejuvenescedora, reduz acidez estomacal, combate afecções da pele e bronquite, elimina manchas e sardas, acelera a cicatrização de tecidos, previne a osteoporose, as fraturas ósseas e acelera a  cicatrização. Contem as vitaminas A e C, complexo B, e minerais como potássio, manganês e cálcio.
Açaí (Jussara) – Possui propriedades antioxidante, estimula a memória, melhora o funcionamento do fígado, preserva o colágeno e a elastina da pele, protege os olhos e ajuda a evitar a cegueira e a catarata, estimula a memória, é rica em fibras que auxilia no trato intestinal. A fruta é rica em vitamina E, B1, B2 e C e ferro.
 Banana – Combate a anemia, principalmente em grávidas e crianças, por ser rica em ferro,  é grande fonte de potássio, indicada para desportistas sujeitos a grandes desgastes nos esforços físicos, ao ser consumida diariamente, aumenta a imunidade e oferece proteção contra o câncer, repõe as energias e evita o desgaste físico, cicatriza feridas, mantém normal o funcionamento do sistema nervoso, muscular e do coração. Contem cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitaminas A, B1, B2, e C, e é rica em sais minerais.
 Cereja – Purifica o sangue, combate a prisão de ventre, estimula a digestão e as funções do pâncreas, tem propriedades diuréticas e estimula o crescimento, ajuda a combater o envelhecimento. É rica em amidos, sais minerais e vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo, ferro, potássio magnésio e flavonóides, um antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento.
Damasco – Previne as doenças do coração, derrames, catarata, combate anemia, tem efeito calmante e diurético, além de regular a pressão arterial e combater a anemia. Sua fonte de ferro ajuda na formação de glóbulos vermelhos do sangue e as fibras regulam o ritmo intestinal. O consumo é indicado para quem busca propriedades calmantes, diuréticas e digestivas e ajuda as taxas de açúcar no organismo, além de alto valor nutritivo. Possui as vitaminas A, B1, B2 e C.
Framboesa – Previne doenças em geral; tem ação anti-inflamatória, diurética, desintoxicante, anticancerígena e ajuda no tratamento de afecções do fígado e vesícula.  Por ser rica em vitamina C, ajuda na saúde da pele, dos ossos e dos dentes. Seu consumo é indicado em casos de problemas virais, inflamatórios e diarréicos. Contém vitaminas B1, B5, C, E, ferro, fósforo, carboidratos, fibras e pectina.
Goiaba –  É uma fruta rica em vitamina C que combate infecções, fadiga, processo alérgicos, auxilia no crescimento, hemorragias, regula as funções do aparelho digestivo, fortalece dentes e ossos e o músculo. Por ser rica em licopeno e fibras solúveis, reduz o colesterol e a pressão sanguínea. Contém vitaminas A, B1, C, cálcio, ferro, fósforo, fibras solúveis, licopeno e pectina.
Kiwi – Previne o envelhecimento das células e a formação de rugas, ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue e tem ações digestivas e antiescorbúticas. É indicado, ainda, para fortalecer o
sistema imunológico, estimular o apetite, regular as funções intestinais, prevenir problemas de tensões arteriais, depressão e stress. Possui vitaminas C, E, cálcio, betacaroteno, ferro, fibras, fósforo, magnésio, potássio e proteína.
Laranja -  Repõe as energias, diminui as taxas de colesterol, combate o estresse, as alergias, previne resfriados e a fragilidade capilar. A laranja é rica em vitamina C, além de possuir minerais e fibras, a pectina e flavonóides, melhora a formação dos ossos e dentes, é recomendada em casos de baixa resistência, estresse,  alergias e melhora o funcionamento intestinal, além de trazer vitalidade às gengivas e prevenir contra câncer. É rica em vitaminas A, complexo B, C, ácido fólico, fósforo, pectina e potássio.
Limão – Previne o escorbuto, alergias, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, processos de cicatrização e má digestão. É rico em vitamina C, sendo um antioxidante que previne o envelhecimento das células e tecidos. Já o ácido cítrico presente, é um antisséptico contra fermentações no estômago e intestinos, e auxilia no tratamento da piorreia, além de nutrir o cérebro, as células nervosas e proteger contra a osteoporose. Possui ácido cítrico, bioflavonóides, cálcio, vitamina C, caroteno, fósforo e ferro.
Maçã – Tem propriedades adstringentes, ameniza a constipação intestinal, dores de garganta e favorece a secreção do aparelho digestivo. Ela é boa fonte de vitamina C, o que reforça o sistema imunológico, ajuda a cicatrização e combate o envelhecimento. Seu consumo é indicado para diabetes, obesidade, acidez, diarreias, convalescências. É recomendada para inflamações do aparelho respiratório, rins e fígado. Contém vitaminas A, B1, B2, B6, C, cálcio fósforo, potássio, sódio e óxido férrico.
Mamão -  Possui propriedades laxativas, diuréticas, alivia dores,  atua nas inflamações, queimaduras, alivia dores e tem efeito refrescante. Ele é rico em sais minerais, como: cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio que são importantes na formação dos ossos, dentes e sangue, além de evitar a fadiga mental e produzir energia. Trás benefícios na digestão dos alimentos e na absorção de nutrientes pelo organismo.  Possui cálcio, fibras, mucilagem, sódio, fósforo, potássio, vitaminas A, C, B1, B2, e B5.
Manga – Tem propriedades depurativas, digestiva, expectorante, diurética,  combate a bronquite e a acidez estomacal. É indicada em casos de anemia, asma, diarreia,  má digestão e doenças das vias respiratórias, oferece ação protetora para a pele, mucosa e visão. É rica em vitamina A, possuindo ação antiescorbútica e depurativa do sangue. Possui cálcio, carboidratos, betacaroteno, fósforo, zinco,  vitaminas A, B, C. e magnésio.
Maracujá – Tem propriedades sedativas, combate inchações,  inflamações da pele, alivia dores e cura feridas. É indicada ainda como sedativo,  calmante e para diminuir o nível do colesterol ruim e ajudar no bom funcionamento do intestino, atua no diabetes, no tratamento da gota, histeria e verminoses. É rica em vitamina A, C, B2, B3, cálcio, ferro, fibras, fósforo, niacina, passiflorina.
Além das frutas citadas, muitas outras existem,  como: Ata (pinha ou fruta do conde), bacuri, buriti, caju, cupuaçu, jaca, jacama (graviola), kaki, morango, murici,  pera, pêssego, tangerina, etc.etc.
Assim sendo, olhe com carinho aquela feira perto de sua casa, consumindo mais as frutas e, na medida do possível, deixe o liquidificador mais tempo guardado dentro do armário.

Fonte:
Revista “Saúde é Vital” – 01/2014
Reporteres: Thais Manarini e Gabriela Querioz
Revista “Sucos & frutas” nº 4
+ Pequenas modificações

Jc.
São Luís, 25/01/2014

Nenhum comentário: