quarta-feira, 10 de abril de 2019

MENSAGENS DIVERSAS






 
“A existência nos ensina a fazer bom uso do tempo, enquanto o tempo nos ensina o valor da nossa existência.”
“Coloque Deus acima de tudo na sua existência e Ele que é o nosso Pai de Amor, lhe colocará acima de qualquer problema...”
“Que a Paz seja seu objetivo; que o Amor seja seu lema; que a Sabedoria guie seus passos, e que Deus lhe ilumine sempre.”
“Tudo que nós semearmos, cedo ou tarde teremos que colher... A existência é um constante plantio. Escolha as sementes com sabedoria para não sofrer no futuro na colheita...”
“Às vezes nossa existência é abençoada por pessoas tão especiais que nos tornamos mais felizes só porque um dia tivemos a oportunidade de conhecê-las. Algumas pessoas nós conhecemos e outras, Deus nos apresenta!”
Senhor nosso Deus, ao amanhecer deste novo dia, renove nossas forças para que possamos prosseguir na nossa jornada, com paz, harmonia, saúde, amor e alegria.
Existe um ditado que diz: “Quanto mais o ser humano tem, mais ele quer.”  Esse é o pensamento e a regra de conduta de muitos políticos brasileiros; a ganância se manifesta e eles querem cada vez mais, e por isso servem-se da corrupção. Eu quero para você muito mais paz, saúde e um bom dia cheio de felicidades.
Acredite...                                                                       Quando nossos sonhos se acabam, fica um imenso vazio... uma vontade de parar...  de desistir de tudo...  É um período difícil, em que as horas, os dias e até os meses são longos demais... Não conseguimos progredir... Falta á vontade... Falta a motivação e nos fechamos para tudo e para todos, como se nada mais importasse, nada mais tivesse algum valor e vamos desistindo pouco a pouco... Por que será que muitas coisas que acreditávamos chegam ao fim?
Acreditávamos na felicidade eterna e muitas vezes, ela não passa de um pequenino momento... Tempo suficiente para deixar uma saudade infinita...  Então surge um novo dia... Um novo sonho começa a dar o ar da sua graça... Vem chegando de mansinho... Tentando abrir o nosso coração, pois estamos trancados com um enorme medo de sofrer de novo; mas mesmo assim, o novo sonho vem chegando... Trazendo tudo de novo... E como todo novo, é cheio de novidades que fascinam, mexendo com as emoções adormecidas... Trazendo de volta a emoção de recomeçar, de viver, de amar!
Nessa hora, quando tudo ressurge, podemos avaliar melhor a existência... Temos que transformar cada pequenino instante em grandes momentos... Eliminar tudo o que maltrate o nosso corpo e o Espírito, e dar lugar somente ao que nos engrandece como verdadeiros seres humanos, filho de Deus! E se os nossos sonhos estiverem nas alturas, não nos preocupemos... Eles estão no lugar certo. Devemos então construir os degraus e SUBIR!  Nunca desistir de ser feliz! E para isso, basta apenas uma palavra do Bem, para mudar o dia de alguém...
Quando sair, ore... Quando voltar, agradeça...  Você não tem ideia de tudo o que Deus lhe amparou e lhe livrou nessas idas e voltas...
“Que nossas promessas sejam cumpridas;  nossas preces sejam ouvidas; nossas lutas sejam vencidas.”
“Não é preciso mostrar beleza aos cegos, nem dizer verdades aos surdos. Basta apenas não mentir para quem te escuta, nem decepcionar os olhos de quem te vê!”
“Uma simples vírgula consegue modificar toda uma frase, assim também um sorriso consegue mudar todo o teu dia. Vamos sorrir para as pessoas, pois é muito melhor sorrir do que chorar...”
”Existem aquelas pessoas que entram em sua existência para melhorá-la, e existem outras pessoas que saem para melhorá-la ainda mais...”
“Cada dia da nossa existência é uma oportunidade que não volta! Por isso, devemos sempre pedir a proteção de Deus no início, e lembrar de agradecer no final...”
“O puxa-saco (bajulador) é igual ao carvão; apagado ele te suja, e aceso ele te queima...
No Brasil, os artistas e jogadores de futebol se julgam pessoas importantes...  Eu já precisei de enfermeira,  de farmacêutico, de dentista, de médicos, de juízes,  de advogado; já precisei de professor, de motoristas, mecânico, pedreiro, eletricista e encanador;  vendedor, carteiro e barbeiro; sempre precisei dos agricultores, comerciantes, padeiro, lixeiro e de muitas outras pessoas... Porém,  eu nunca precisei de um artista ou de um jogador de futebol...
Pedindo a Deus.
Eu pedi força e vigor;                                   
Deus me mandou dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi sabedoria;
Deus me mandou problemas para resolver.
Eu pedi prosperidade;
Deus me deu energia e força para trabalhar.
Eu pedi coragem;
Deus me mandou situações para superar.
Eu pedi amor;
Deus me deu pessoas com problemas para eu ajudar.
Eu pedi saúde;
Deus me deu discernimento e orientação.
Eu pedi fortuna;
Deus me deu inteligência e oportunidades.
Na verdade, não recebi nada do que queria, mas recebi tudo de que precisava.  Minhas preces foram ouvidas...

Amigos.
A existência na Terra é uma passagem, mas uma amizade sincera perdura além dela, porque o amor é um sentimento nobre, mas uma amizade sincera é um “fio de ouro” que nem a morte acaba. Você sabe que a infância passa, a juventude a segue, a idade madura vem a seguir, a velhice a substitui, a morte arrebata.  Portanto, você que tem amigos, envie-lhe esta mensagem carregada de sentimentos nobres...

Recado Final:
Senhor nosso Deus, quase sempre estamos a pedir, mas bem poucas vezes, nos lembramos de agradecer. Agradecer pela dádiva da nossa existência, pelo ar que respiramos, pela água que bebemos, pelo alimento que nos nutre, pelo sol que nos ilumina e nos dá a vida, pela chuva que proporciona a beleza da natureza e o nosso alimento. Senhor nosso Deus, queremos também vos agradecer por vossas leis imutáveis, justas e paternas que nos corrigem e nos premiam segundo o que fizermos, para que melhor possamos distinguir o caminho a trilhar, e escolhendo o do saber e da prática do bem, mais rápido poderemos galgar os degraus da evolução que nos darão a paz e a felicidade, de acordo com o que recomenda vossa lei de caridade e amor...
Fontes:
Internet
Mensagens diversas.
Jc.
São Luís, 2/4/2019








LIBERDADE E RESPONSABILIDADE





 
Uma das aspirações mais caras do ser humano, em todos os tempos, tem sido a liberdade, que, na sua definição atual, significa poder fazer, deixar de fazer, escolher as ações segundo sua própria vontade. Sob a inspiração dessa liberdade muitas pessoas, conscientes ou inconscientes, anseiam por livrar-se de situações que consideram um obstáculo ao seu bem-estar.

Assim, o doente aspira superar seus males. O chefe de família, atrelado às obrigações e responsabilidades, lembra com saudade, o tempo em que não precisava dar satisfações a ninguém. O filho submetido à autoridade paterna anseia por desfrutar de mais amplas possibilidades de fazer e desfazer, longe da disciplina que lhe é imposta. A mulher reclama do tempo gasto nos afazeres domésticos que lhe impossibilita de assistir a sua novela preferida. O médium que pensa em deixar a tarefa e ver-se livre de compromissos que se lhe afiguram muitos pesados. E assim por diante...

Na verdade, todos nós cultivamos essas idéias, interpretando erroneamente a situação em que a existência nos colocou, candidatando-nos aos desajustes e precipitando-nos, às vezes, no desastre em relação aos nossos deveres e provações. Sob a inspiração do desejo mal orientado de liberdade, o doente compromete o funcionamento de órgãos vitais, resvalando para estados depressivos e angustiosos, próprios de quem não se conforma com sua doença. O chefe de família esquecendo suas responsabilidades e o respeito que deve à esposa e filhos parte para relações extraconjugais, que fazem à infelicidade do lar. O filho que deixa a casa paterna seja pela porta do casamento precipitado ou pela aventura, que lhe impõem amargos desenganos.  A mulher esquecida da grande função que desempenha na família, perde o seu tempo com a ilusão das histórias novelescas. O médium com tarefas definidas começa a faltar aos seus deveres hoje, por motivo razoável, amanhã, por motivo fútil, depois sem motivo algum e a barganhar os dons divinos, culminando por abandonar o serviço que lhe fora concedido por misericórdia e do qual terá que prestar contas um dia.

Sempre que nos deixamos empolgar pelo impulso de “mandar tudo para o inferno”, desertando dos nossos deveres e compromissos, porque nos parecem insuportáveis, caímos sempre em perigosa faixa mental de rebeldia e desatino, candidatando-nos a longos períodos de perturbação, agravados por atitudes ou palavras irreparáveis, em relação àqueles com os quais convivemos. Por isso, antes de pensar em liberdade, o ser humano precisa verificar se realmente está numa prisão.

Enfermidade não é prisão; é muito mais um tratamento para o Espírito. As dores que são impostas ao corpo físico efetuam a limpeza da alma. Por isso, se é justo que desejemos a cura, não menos justo é que recebamos nossos males com humildade e resignação, e se a doença ainda está em nós é porque ainda precisamos dela.

Matrimônio não é prisão. Temos nele uma escola bendita instituída por Deus, onde aprendemos a exercitar os verbos compreender, tolerar, perdoar, sacrificar, renunciar, aprimorando-nos para a conquista do amor sublimado e puro que encontra no carinho que os pais devotam aos filhos, uma expressão simples na sua manifestação mais autêntica, característica dos bem-aventurados.

Disciplina no lar não é prisão. O mais exato é reconhecer nela a defesa que a experiência deve impor em benefício da inexperiência. Grande é o número, atualmente, de filhos rebelados contra a orientação dos pais, considerando-os “quadrados” e superados, sendo bem maior o número de pais que lamentam os erros cometidos na mocidade, por terem seguido o mesmo caminho de rebeldia.

Mediunidade não é prisão. Trata-se de uma oportunidade bendita de trabalho espiritual, que possibilita ao médium a edificação de um futuro de bênçãos. O que seria do ser humano sem essa porta de contato com a Espiritualidade, através do qual o Céu fala a Terra, inspirando idéias de renovação e progresso? Quando os médiuns compreenderem o significado dessa faculdade sublime, as tarefas mediúnicas serão tão desejadas e cultivadas quanto o são hoje o conforto e a riqueza...

O que devemos considerar como prisão, são os sentimentos inferiores que moram no íntimo de nossas personalidades, a se manifestarem na forma de vícios e paixões, bem como a irresponsabilidade, a indiferença, a revolta, a agressividade, a incompreensão, o egoísmo, a falta de fraternidade e muitas outras coisas. Estas são as grades que nos oprimem, mantendo-nos distanciados da paz e do equilíbrio. Por isso, a liberdade que buscamos não deve ser no sentido exterior, e sim, interior. Almejando a paz, o que precisamos modificar é a nós mesmos. Busquemos a liberdade para nosso Espírito, livrando-o dos grilhões pesados, quando nos deixamos dominar pelas mazelas. Então seremos verdadeiramente livres, ainda que atrelados a compromissos e limitações da existência na Terra.

A Doutrina dos Espíritos revive a aplicação da Lei de Liberdade. Com o conhecimento dessa lei, ampliam-se a compreensão da grandiosidade de Deus e de Sua Justiça, e um estudo, nos demonstra que a liberdade nunca se apresenta sozinha. A liberdade, que nos permite agir de modo que quisermos ela sempre se faz acompanhar da responsabilidade, que é a resposta das Leis Divinas à nossa ação. Esta constatação nos ensina a usar a liberdade (livre arbítrio), de tal forma que atenda nossos interesses de melhora e progresso espiritual, sem prejudicar nossos semelhantes. Por isso, o Criador dotou o Espírito, desde sua criação, com a liberdade de pensar e agir, para escolher o caminho ideal a seguir.

Ninguém é levado à prática do mal, usando da liberdade, por fatalidade ou pelo determinismo de Deus. A fatalidade como pensam os seres humanos, nada mais é do que uma escolha feita pelo próprio Espírito antes de encarnar, ensinam os Espíritos Superiores. Assim, acreditar que todas as circunstâncias desagradáveis da nossa existência  estão  submetidas  à  fatalidade  é  um  grande  equívoco.  Se assim fosse o ser humano seria apenas um instrumento passivo, sem iniciativa, sem livre arbítrio, sem liberdade de tentar modificar e evitar essas situações lamentáveis. É evidente que o ser humano é o autor de todas as suas aflições, e se usasse de sua liberdade para agir sempre com sabedoria e amor, se pouparia de passar por aflições.

A criança, não tendo ainda o livre-arbítrio e a vontade em sua plenitude, sua responsabilidade se ajusta à situação passageira, assim como, quem tem suas faculdades perturbadas, como nas doenças mentais. Porém, se a pessoa procura impedir, conscientemente, seu discernimento, pela embriaguez ou uso de drogas, aumenta então sua responsabilidade. Quanto mais desenvolvida a inteligência, maior o conhecimento, maior será também a liberdade e a responsabilidade perante o tribunal humano e divino.

Nascemos livres, entretanto nós mesmos e a sociedade   criamos mil cadeias para a nossa existência. Mas, dentro de nós, dependendo de nossa própria vontade, podemos ser sempre livres, mesmo que aprisionados por grilhões. Se a liberdade é uma ânsia tão profunda de nosso ser, ela não significa como tantos pensam; fazer qualquer coisa como, quando e onde quiser. Isto tem outro nome: licenciosidade. A liberdade liga-se ao poder de decisão, de escolha.  Este é o bem mais precioso que não permitimos possa alguém nos privar. Agir humanamente implica agir com liberdade, assim ela vai nos aparecer, também, como um dever, algo que, de qualquer forma, deve ser conquistado para que sejamos plenamente humanos. A história da conquista da liberdade é eterna porque sempre uma forma de libertação faz surgir novas formas de escravidão.

Todos nós temos um projeto de vida e queremos ser livres para realizá-lo. É na sua execução que exercitamos a liberdade mesmo que o caminho tenha sempre percalços, encruzilhadas, nos obrigando a renúncia e nos dando mil oportunidades de decidir o que fazer para perseguir o ideal. Ser livre, entretanto, nem sempre significa alcançar o ideal, mas a autodeterminação para querer e escolher.

A tecnocracia, característica dos nossos dias é uma séria ameaça a nossa liberdade. Ao falar nela, Heidegger chamou a atenção para o “esquecimento do ser”. A mentalidade tecnocrática cria novas formas de escravidão. Até onde a técnica está a favor do ser humano? Em que ponto começa a ter poder sobre nós? Se os meios de produção da própria técnica estão nas mãos de poucos, até onde seremos realmente livres? – Tarkovski, comentando sobre a liberdade, disse: “Ai de nós; a tragédia é que não sabemos ser livres. – pedimos para nós mesmos, em detrimento dos outros, e não queremos renunciar a nada de nós mesmos em prol do outro; isto significa usurpar nossos direitos e liberdades pessoais. Hoje, todos nós estamos contaminados por um egoísmo extraordinário e isso não é liberdade: liberdade significa aprender a exigir apenas de si mesmo, não dos outros, e saber como doar: significa sacrifício em nome do amor.”

Parece contraditório, mas muitos homens temem a liberdade porque não sabem dela, o que fazer. Preferem serem escravos, porque o outro lado da moeda se chama responsabilidade. A liberdade é um espaço em branco, onde vamos pensar querer, agir e realizar. E isto assusta a muitos...  Ela não pode estar separada da ética porque a ética existe em toda parte onde existem escolha e querer. O ser humano tem o livre-arbítrio de pensar e de agir, pois, se não fosse assim, seria uma máquina e, quando agisse mal, não poderia ser responsabilizado, assim como, quando fizesse o bem, não teria méritos. A liberdade é condizente ao seu grau evolutivo, nunca havendo fatalidade nos atos da vida moral do indivíduo. A cada um compete utilizar da razão e do bom senso para escolher, agir e julgar livremente qual a forma que lhe parece melhor de viver, tendo a consciência de que responderá sempre pelas opções tomadas. Todo indivíduo, assim como a coletividade, necessita de regras que regulem as relações entre si e com o mundo, porque de outro modo haveria o caos ameaçando sempre a própria existência do ser humano.

Somente com a liberdade, nos limites da responsabilidade, foi possível o reconhecimento dos direitos da minoria; a expressão de idéias novas; a retificação de erros seculares, a eliminação de muitas leis humanas iníquas. O ser humano, pelo uso da liberdade condicional, pode alterar o curso da própria existência, pelo bom ou mau uso que fizer dessa faculdade, nas relações com as demais criaturas. Somente de uma maneira o ser humano não sofre o cerceamento da liberdade: É pelo pensamento que o ser humano goza de liberdade sem limites, nos esclarecem os Espíritos Superiores. Porém nos advertem: “O ser é responsável pelos seus pensamentos, teores e ações perante Deus, segundo a Sua Justiça”. Portanto, liberdade com responsabilidade, é o que determina a Lei de Deus e nos recomenda a nossa própria consciência...


Bibliografia:
Doutrina dos Espíritos
Livro “Filosofia para Jovens”
Luis Roberto Scholl
 

Jc.
S.Luis, 23/11/2005
Refeito em 03/03/2019