domingo, 21 de julho de 2019

NOSSAS RIQUEZAS






 
Jesus, falando das riquezas terrenas, disse: “...guardai-vos de toda e qualquer avareza, porque a existência de um homem, não consiste na abundância dos bens terrenos que ele possui”.

Sempre que um ano principia, somos levados a refletir quanto à oportunidade de alcançar melhores resultados no período que começa e criamos renovadas esperanças de realizações, formulando novas propostas e planos. Essa realidade pode ser vista em dois ângulos diferentes de observação, permitindo-nos refletir em ambos, de forma diferente.

A primeira observação diz respeito à temporalidade. Como nos sugere o monge Agostinho, essa reflexão não deveria ser só uma vez durante o ano, e sim, ocorrer ao fim de cada dia, antes de dormir. Poderíamos fazer algumas perguntas a nós mesmos, sobre as questões de relevância, capazes de nos fazer sentir a própria condição interior, e refletir sobre as oportunidades de corrigir nossas ações. Agostinho propôs: “Dirijamos a nós mesmos perguntas interrogando sobre o que temos feito e com que objetivo; se foi feita alguma coisa que, vindo de outra pessoa, teria a nossa censura; se fizemos alguma ação que nos seria difícil confessar. Se Deus nos chamasse nesse momento, nós teríamos algo a temer, ao entrar no mundo espiritual, onde nada pode ser ocultado?”

No segundo ângulo da observação, pode-se inquirir sobre a natureza dos nossos anseios ou desejos de cada dia, reavaliando objetivos de forma a torná-los mais próximos dos ensinamentos de Jesus, para um Mundo Melhor. No relato de um evangelista  encontramos Jesus nos alertando, ao dizer: “... guardai-vos de toda e qualquer avareza, porque a existência de um homem não consiste na abundância dos bens materiais que ele possui”.
O  desejo  de  posses  terrenas e  de poder   tem acalentado o sonho de muitos seres humanos, sem que eles levem em consideração que a transitoriedade da existência, leva esses bens a se transferirem à outras pessoas, causando a sofrida sensação de perda. Ainda no relato de Lucas, vamos encontrar o Mestre, na parábola do homem que tencionava aumentar seus celeiros para armazenar abundante colheita, referir-se a um tipo de pobreza, dizendo: “...o que entesoura para si mesmo aqui na Terra, e que é pobre para com Deus”. Emmanuel, nós dá importantes dicas ao referir-se às riquezas, mostrando as que nós possuímos, além da posse material, como: a inteligência, a saúde, a vocação, a profissão, a habilidade, a cultura, e outras formas mais.

A inteligência é uma das melhores riquezas que possuímos. Com ela podemos encontrar as coordenadas para localizar um determinado ponto na Terra. Pelo raciocínio e discernimento, Allan Kardec definiu que a Doutrina dos Espíritos é uma ciência possuindo objetivo e método. Com a inteligência, Sabin sintetizou a vacina contra a poliomielite e tornou-se um benfeitor da humanidade. Com a inteligência, Santos Dumont inventou o avião; Com a inteligência  foram criadas as melhorias que existem no mundo para nosso benefício, a começar pelo fogo, depois a roda, em seguida a panela de barro, a vestimenta, a sandália, a enxada, a carroça,  mais adiante, a eletricidade, a lâmpada, a máquina de costura, mais a frente, o automóvel, o disco, o fogão, a geladeira, o rádio, o trem, o navio, a televisão, a internet, sem falar nos remédios para muitas doenças e muitas outros utilidades que usamos para nosso conforto. Com toda essa riqueza que Deus permitiu ao ser humano, através da inteligência, deve ela ser submetida ao crivo de Agostinho, para ser valiosa na caminhada para o nosso futuro. Isto porque a inteligência pode ser também utilizada e direcionada para a prática de atos desonestos e criminosos, como acontece no mundo.
A saúde é outra poderosa riqueza que torna o espírito apto para as realizações.  Ela envolve aspectos tanto físicos como mentais. Com ela muitas pessoas chegam a terceira e quarta idade ativos e realizadores, capazes de contribuir satisfatoriamente na sociedade em que estão inseridos. A saúde torna possível prolongar as participações e desfrutar de condições adequadas para o exercício da existência.

A profissão, casando com a vocação são capazes de fazer do ser humano, um virtuoso, um gênio, uma célula ativa na sociedade. Quando elas estão unidas em qualquer atividade, observamos um bom profissional, dedicado, atencioso, que dignifica qualquer trabalho, porquanto seu desempenho é realizado com carinho e amor ao que faz. Esse é um profissional nobre que dá valor ao trabalho que executa, beneficiando a humanidade, embora viabilizando também o seu sustento de cidadão e de sua família.

Com a cultura o ser humano entre na posse de uma riqueza fenomenal. Pode ler, escrever, calcular, projetar, criar, realizar e concluir. Com ela, calcula distâncias, domina a internet, vê organismos microscópios, sintetiza, armazena, recupera e modifica tudo em volta de si. Com ela, prevê o futuro e se antecipa, protegendo o meio ambiente, a existência, o semelhante e a si próprio. Com a cultura, ensina e contribui com os familiares, amigos, colegas, apóia outras pessoas, exerce a cidadania, dirige, administra, transmite e vivencia, ajudando e colaborando com todos.

Com certeza, somos todos muitos ricos, embora muitas pessoas só se interessem apenas pela riqueza monetária, que diferente de outras riquezas, não nos pertence, pois só a utilizamos a título precário e provisório, por pertencer a Deus, que pode nos dar e também retirar a qualquer tempo. Todas as demais riquezas são dadas e também conquistadas pelo ser humano em evolução, e crescem com o espírito em constante progresso.

Além das riquezas materiais, das riquezas morais do espírito, ainda temos outra riqueza... Não nos damos conta de que a possuímos, embora a título provisório. Essa riqueza é constituída do nosso corpo físico, uma verdadeira maravilha divina, um aparelho super-poderoso, jamais igualado. Quantas pessoas já pararam para pensar e avaliar o valor dessa riqueza? Segundo nosso conhecimento, o corpo físico é a mais perfeita obra na Natureza, que Deus já criou; é a máquina mais eficiente que outra qualquer que os cientistas tenham inventado ou criado.

Vamos analisar essa perfeição de anatomia.  O corpo é constituído, como sabemos de cabeça, tronco e membros, existindo ainda alguns órgãos que são comandados por nossa vontade e outros que são autônomos, funcionando independentes, sob a orientação da alma que o anima. Na cabeça, temos o cérebro, os olhos os ouvidos, as orelhas, os cabelos, o nariz e a boca com a língua. Cada órgão desempenha suas funções em conjunto e harmonia com os outros órgãos e as demais partes do corpo.

No cérebro estão localizados bilhões de células que se ramificam e se comunicam com todas as partes do corpo, através dos sistemas nervoso, respiratório e sangüíneo. Pelos olhos temos a visão, com a íris, pupilas e milhões de bastonetes que trabalham para nos proporcionar a visão. Jesus certa vez nos recomendou: “Se teus olhos forem bons, teu corpo terá luz”. Temos também os ouvidos que nos permite ouvir os sons, os ruídos e as vozes. No nariz, temos o sentido do olfato, que nos permite saber o odor, o cheiro.  Na boca com a língua, o sentido do paladar que nos permite distinguir o gosto e o sabor das coisas, se amargo, doce, azedo ou salgado. A boca com a línguas nos permite ainda articular as palavras com que nos comunicamos com os outros, ajudando-os ou prejudicando-os, conforme o uso que fizermos delas. A fala emite ondas positivas ou negativas que preocupou Eurípedes Barsanulfo, grande educador espírita, que nos disse: “A língua é um instrumento tão poderoso que, com ela, tanto podemos ganhar como perder nossa existência, pelo uso que dela fizermos... e para isso, não é necessário que a pessoa seja maledicente, desrespeitosa, mas apenas franca e sincera, sem meias palavras, e que não saiba calar, quando é preciso.”

No tronco do corpo temos o aparelho respiratório, com os pulmões, alvéolos, canais, etc., que nos permite respirar e viver; o coração com seu sistema sanguíneo, com milhões de vidas microscopias, circulando nas artérias e veias, levando o oxigênio a todas as partes do corpo; o sistema urinário que permite eliminar as impurezas do organismo, e o sistema reprodutivo que permite a reprodução dos seres humanos, e ainda outros órgãos internos como o estômago, os intestinos, o fígado, os rins, bexiga, próstata, costelas, músculos, ossos tecidos, etc., que executam suas funções, formando um conjunto harmonioso e eficiente.

Possuímos ainda os membros que são os braços e mãos e as pernas e pés. Com os braços e as mãos executamos as nossas atividades; com as mãos foram construídas todas as obras que contribuíram e contribuem para o progresso da humanidade; com elas realizamos o trabalho que nos garante a nossa manutenção e da nossa família; com elas também ajudamos os nossos semelhantes.  Mãos que são dádivas de Deus para que exercitemos a caridade e a fraternidade. Com elas Jesus abençoou, curou e salvou muitas pessoas, e. por elas, foi crucificado... Com as pernas e os pés, nos locomovemos de um ponto para outro qualquer; para o trabalho, para o passeio, para o local do nosso envolvimento religioso, para o nosso lar.

Se após todo este comentário, toda esta descrição da máquina divina, do computador mais perfeito e completo que existe na Terra, que somos nós, se ainda existir alguém que se ache pobre, que não possui riqueza alguma, que não foi abençoado por Deus, só porque não foi aquinhoado com a fortuna material, então deve se voltar e olhar para trás, pois vai ver milhões de pessoas que estão em situação muito pior do que a sua; veja os cegos que não possuem a visão; os paralíticos que não podem andar; os doentes nos lares e hospitais que não possuem a saúde; os que passam fome por não obter o que comer; os que dormem nas ruas por não terem um lar; os que não podem se locomover por não terem as pernas; os que se encontram inocentes, aprisionados, por não terem a liberdade; os que se encontram a beira da morte, sem assistência e sem terem mais condições de reformularem a existência... Pense sobre todos eles e respondam se você é mais pobres ou infeliz do que eles. Se mesmo assim, ainda se sentir pobre, faço-lhes uma pergunta:  Por quanto você venderia seus olhos? Quanto pelos braços, pelas pernas, pelos rins e pelos pulmões?...

Felizes são aqueles que reconhecem a bondade de Deus e agradecem pela existência, pelo dia e pelas bênçãos que recebem a todo instante, que são riquezas divinas que ninguém as pode tirar. Infelizmente, nós seres humanos, temos o hábito de só sabermos dar valor aos bens que temos, quando os perdemos. Ficamos então a lamentar, achando que Deus que é Criador e Pai de todos, nos desamparou, sem reconhecer que fomos nós mesmos o causador da nossa situação atual e da nossa infelicidade, por não termos adquirido o merecimento que nos daria uma melhor situação; estamos colhendo o que plantamos, e, se não fizermos melhor, continuaremos na mesma situação achando que somos infelizes e esquecidos por Deus...

A verdade é que somos ricos, muito ricos, se não de bens materiais, o somos de saúde, ou de paz, de esperança, de resignação, e do Amor do Pai Celestial, que nunca nos abandona porque todos nós somos suas criaturas, em qualquer tempo e em qualquer lugar...  Que o Pai Celestial nos dê a compreensão de que seremos felizes se assim o quisermos...

Bibliografia:
“O Espírita Mineiro”
+ Acréscimos

Jc.
S.Luis, 13/8/2009.
Refeito em 10/07/2019

O MUNDO MODERNO





 
No nosso mundo chamado moderno, são inúmeras as teorias criadas com o fim de resolver de vez os problemas da humanidade. Estudiosos debruçam-se sobre textos antigos, e com freqüência anunciam conclusões de impacto. Já outros mais afeitos aos estudos científicos, publicam, a cada momento, brilhantes descobertas nos diversos campos das ciências físicas e sociais. A cada anúncio espalhafatoso, tem-se a impressão de que a humanidade está, finalmente, às vésperas de resolver seus problemas e de que uma nova era de ouro irá se abrir à nossa frente. No entanto, as pessoas continuam matando-se em lutas e guerras sem sentido, pelos motivos mais torpes e razões as mais inconfessáveis.

Exemplares da Bíblia são distribuídos aos milhões, em todos os idiomas, em todas as partes do mundo e igrejas neopentecostais se multiplicam a cada dia. Apesar disso, o ser humano ainda é o grande predador da sua espécie, indiferente à mensagem sublime contida no livro sagrado que lhe enfeita a mesinha de cabeceira.

A ciência médica alcança níveis impensáveis, ainda há poucos anos. Aparelhos sofisticados permitem explorar em detalhes o organismo humano, para investigar as doenças mais diversas. Entretanto, o espírito, fonte da saúde e da enfermidade, continua mergulhado em trevas e é, para ele, em vão, que se busca a cura nos antibióticos, ou na engenharia genética.

Os meios de comunicação alcançam progresso inimaginável. As redes de dados permitem acesso imediato aos lugares mais remotos da Terra e mesmo do espaço interplanetário. Mas o diálogo entre pais e filhos, entre marido e mulher, irmãos, nunca atingiu níveis tão baixos. A quantidade de informações sobre todos os temas aumenta de forma extraordinária, disponibilizada para grande parte da população, a um simples teclar de botão. Apesar disso, a ignorância ou a falta de moral,  o egoísmo e a ganância flagelos maior da humanidade, campeiam como nunca, mesmo entre aqueles que têm acesso aos terminais mais avançados, porque a avalanche de informações não significa aquisição de conhecimentos e muito menos  sabedoria e fraternidade.

Observa-se que as conquistas estão em todas as áreas. Tudo está evoluindo muito rapidamente, trazendo mais facilidade e conforto, melhor qualidade de vida ao habitante do planeta. Menor dor física, longevidade ampliada, condição material cada vez melhor, tecnologia fascinante, especialmente na área da comunicação, da informática e da medicina entre outras muitas conquistas. E mesmo as noções de ética, justiça, fraternidade, atingem patamares antes nunca alcançados no mundo. Já é a aurora do mundo de regeneração, promovendo o progresso da humanidade. Apesar de todo esse avanço, de todo esse progresso, a humanidade continua com problemas insolúveis e outros que vão surgindo em conseqüência desse progresso material. Entre eles, estão ás questões relacionadas com: 1- Abortamentos; 2- Células-troncos embrionárias; 3- Desmatamento da floresta Amazônica; 4- Eutanásia e ortotanásia; 5- Fanatismo religioso; 6- Homossexualismo; 7- Impunidade e corrupção; 8- Violência e criminalidade. Em entrevista concedida ao jornal eletrônico “O Consolador”, José Raul Teixeira, espírita, médium, orador e divulgador da Doutrina Espírita, ao lado de Divaldo Franco, se propuseram a debater esses assuntos, que tratamos a seguir:

 1- Abortamento – Segundo a Drª Marlene Nobre são realizados cerca de 60 milhões de abortamentos por ano no mundo. Esse quadro, diz Raul, é deplorável e se deve à cultura materialista que ganha novas adeptas a cada dia em nossa sociedade. Mesmo famílias rotuladas de cristãs, fazem parte desse grupo. Tudo o que tem sentido e valor atualmente, para muitos pais, são o dinheiro, os títulos e as posições sociais que desfrutam no mundo. Tudo o mais fica em segundo ou terceiro plano, inclusive o filho que a mulher carrega no ventre. Essa visão materialista leva muitas pessoas a menosprezar a excelência da existência, cometendo crime hediondo perante a Lei Divina e sua própria consciência, porquanto é um crime o aborto cometido contra um ente que não pode se defender. A mensagem de Jesus foi dirigida a todas as pessoas. Vivendo dentro da lei, como pessoas de bem e fazendo esforços para dominar as más inclinações, nós estaremos contribuindo na diminuição desse horrendo espetáculo de desapreço pela vida, principalmente, de um ente que é carne da nossa carne.

2- Células-troncas embrionárias – Há muitos debates sobre esse assunto. É comum que os religiosos evoquem para si o direito de atuar nas suas crenças como bem o desejem, sem admitirem qualquer intromissão de cientistas que se oponham aos seus intentos, quase sempre distanciados dos ensinamentos de Jesus. Afora os posicionamentos políticos, laboratoriais e comerciais, que costumam estarem presentes nessas discussões, que costumam fazer lobbies. Raul diz que, aos religiosos caberia propagar a realidade espiritual do ser humano, trabalhando na educação moral das pessoas; deixando àqueles que assumem responsabilidade perante a Ciência, o labor que lhes cabe. Sempre encontraremos abusos que à justiça caberá questionar e corrigir, evocando os preceitos éticos... Entendo que devemos respeitar o grande número de pesquisadores que têm oferecido seu tempo e suas existências, em prol de uma sociedade melhor, ao realizarem suas pesquisas e seus trabalhos. O espírito de Camilo tem dito que muitos desencarnados, saídos do mundo em situações de conflitos e sofrimentos, são visitados e indagados quanto ao interesse de servir de instrumentos ao progresso da ciência, e se apresentam para animarem embriões que se prestarão às pesquisas. É verdade que nem todos os embriões, nas fases iniciais, estão ligados a espíritos, mas outros estão animados, servindo de “cobaias” nas atividades.

Há por outro lado uma questão que querem calar.  Por que, defesas tão extremadas contra os embriões, enquanto não há a mesma disposição pelas crianças, mal nascidas, abandonadas e ao Deus dará?  Por que ninguém solicita aos laboratórios que possuem os embriões, alguns deles para filho? Diante dos que são jogados fora, após o período exigido por lei, por que ninguém reclama algum para ser implantado na condição de filho, de modo a salvá-lo da destruição?

3- Desmatamento da floresta Amazônica – O desmatamento da floresta caminha acelerado e uma das causas alegada é a pecuária, em virtude de ser o Brasil um dos maiores exportadores de carne bovina. O problema do desmatamento, diz Raul Teixeira, não tem por vilões os rebanhos de gado, mas o egoísmo e o cinismo de vastas lideranças políticas que fazem “vista grossa”, em virtude dos interesses de grupos que estão em jogo. Tanto é feito o desmatamento para a criação de gado, para a plantação de soja e outros produtos, como também para a extração das madeiras e minerais. Enquanto os nossos governantes fazem de conta que não estão sabendo, muitos espertalhões mancomunados com políticos inescrupulosos e gente envolvida nos órgãos públicos roubam a madeira nobre e fazem a extração ilegal de minérios e a pirataria da biodiversidade da flora medicinal, com a tendência de ficar pior. Vejamos o caso dos japoneses que vieram ao Brasil, colheram e levaram algumas frutas tropicais e patentearam como produtos genuinamente nipônicos. Enquanto nossos governantes fizerem “vista grossa” para as ONGs plantadas na Amazônia, aculturando nossos indígenas, sem interesse de prestar nenhum serviço ao nosso país, por que não se oferecem ou se instalam no sertão nordestino, onde a seca, a fome e alguns “coronéis” impedem que essa situação seja sanada? Enquanto essa situação perdurar a exploração das nossas riquezas continuará a ser praticada. Acusar o gado ou a soja do desmatamento é muito mais fácil, deixando de lado o mais grave da questão.

4- Eutanásia e ortotanásia – A eutanásia, e recentemente a ortotanásia não tem amparo na Doutrina Espírita.  Segundo Raul Teixeira, o mais importante será sempre o uso do bom-senso, pois uma coisa é deixar a pessoa morrer naturalmente, quando sua vitalidade vai baixando de nível como uma chama que vai se apagando. Porém, ver alguém sofrendo e não lhe aplicar qualquer sedativo ou medicamento, deixando-o morrer em meio ao desespero ou à dor intensa, é uma crueldade. Nem a eutanásia (prática pela qual se abrevia sem sofrimento a existência de um doente incurável, em fase terminal) nem a ortotanásia, quando fuja ao bom-senso é aconselhável. Que os conhecimentos dos médicos possam ajudar os que se acham à beira da desencarnação, facilitando-lhes um tranqüilo retorno à Espiritualidade, sem comprometimento negativo dos familiares e dos profissionais.

5- Fanatismo religioso – O fanatismo de qualquer natureza está sempre vinculado á ignorância e a falta de conhecimento, que são os maiores defeitos do ser humano. Quanto menos as pessoas se interessam pelo conhecimento, muito mais facilmente vão se fanatizar, uma vez que o fanatismo é sempre uma conseqüência da crença irracional de quem não sabe, mas que bate no peito admitindo saber. Ainda bem que o fanatismo religioso, com as exceções, está desaparecendo do mundo.

6- Homossexualismo – Como é vista a oficialização de casamentos entre homossexuais, e a adoção de filhos por parte deles? – Consideramos que qualquer oficialização que se estabelece no mundo, corresponde à formalização de situações que já existem de fato, que precisam ser normalizadas para evitar distorções nos julgamentos de situações, em respeito ao conceito formal de justiça. Assim, ao falarmos da oficialização de casamento entre pessoas do mesmo sexo, é que essas pessoas já estão unidas sem qualquer formalização, deparando-se com problemas que exigem um pronunciamento e a regulamentação pela lei. Não há como fazer “vista grossa” ou fazer de conta que tal coisa não existe, porque não há lei que possa impedir que duas pessoas do mesmo sexo tenham uma existência em comum, que se entendam, que se cuidem ou que venham a se amar. Sobre este assunto, existe um comentário mais completo no artigo “Os Seres Humanos e o Sexo”.
Agora no que diz respeito à adoção de crianças que vivem  nas ruas, ao abandono, sujeitas a todos os perigos, ou em instituições que, por mais respeitáveis que seja, não conseguem se converter num lar; ou ser amparada pela generosidade e pelo carinho de duas pessoas do mesmo sexo que vivem juntas, qual a melhor opção?

O espírito de Camilo sempre ensinou a Raul Teixeira que o amor, em si mesmo, não tem sexo e que é muito valorosa a atitude de quem quer que seja que se dedica a adotar uma criança. Somente a hipocrisia ou a indiferença para com a criança abandonada ou órfã, pode criar impedimento para tal adoção... Sabemos também que o espírito pode existir na Terra, tanto como masculino ou feminino, trazendo gravado em seu perispírito, situações que influenciaram seu modo de viver.

7- Impunidade e corrupção – A corrupção é filha da impunidade, irmã do egoísmo. A impunidade campeia em todos os pontos do País, desafiando todos os governos que sempre se mostraram impotentes para combatê-la. Em virtude do nosso atraso espiritual, a corrupção se alastrou também por todos os lados, até mesmo nos poderes executivo, legislativo e judiciário, onde os exemplos de alguns, são imitados e seguidos por parte da população, em todos os níveis da sociedade. A corrupção desenvolve o egoísmo no ser humano, porque ao querer se beneficiar e levar vantagem a qualquer preço, através dela está tirando ou prejudicando um direito de outro. Para as pessoas que se servem tanto da corrupção como da impunidade, quando às leis e a justiça dos homens falha, sabemos que a Justiça Divina está a caminho, para punir os que agiram mal e os que se omitiram nas providências que deveriam tomar para coibi-los.

8- Violência e criminalidade – Sabemos pelas informações da Espiritualidade que estão reencarnando, há algum tempo, no planeta, muitos Espíritos evoluídos, para fazerem a transformação do mundo e também outros ainda inferiorizados que estão tendo suas últimas oportunidades de se reabilitarem. Torna-se fundamental os cuidados e os exemplos para a educação deles, a fim de que possamos orientar e educar esses espíritos, que são vítimas, muitas vezes, da incúria ou do desmazelo dos seus pais, que estão mais preocupados com o sucesso social do que com a felicidade dos filhos. Chico Xavier, certa vez comentando sobre a violência, disse: “O que mais dói ver na periferia das cidades, não é tanto a fome, mas a ignorância; porque a ignorância é que é a responsável pelos arrastões. Se pudéssemos, ao invés de distribuir sopa, gostaríamos de distribuir trabalho. Se pudéssemos criar escolas edificaríamos e instituiríamos cursos diversos profissionalizantes, procurando tirar das ruas, que são as Universidades do Crime, essas crianças, resolvendo o problema da miséria social e moral que nos desafia.”

Bibliografia:
 “A Voz do Espírito”
+ Acréscimos

Jc.
São Luís, 29/6/1999
Refeito em 20/1/2019