quinta-feira, 29 de março de 2018

A PÁSCOA E A RESSURREIÇÃO DE JESUS





 
Estamos na semana em que nossos irmãos católicos consideram
como “Semana Santa”.  Para nós espíritas, essa semana também é considerada santa? – Claro; não só essa mais todas as semanas de todos os meses, de todos os anos, consideramos santas, porquanto todas são criadas por Deus.  

Embora a grande maioria dos cristãos desconheça a páscoa não é uma comemoração do Cristianismo. Ela é uma festa muito anterior a Jesus, instituída pelos hebreus (hoje israelenses), lembrando a saída dos judeus da escravidão do Egito, conduzidos por Moisés. Com a construção do Templo de Salomão, a festa da páscoa passou a ser realizada em Jerusalém, por sete dias, quando era comido o pão sem fermento (pão ázmo), em memória da fuga dos hebreus da servidão, no Egito, sem pausa para a levedura do pão.

Seguindo a tradição dos antigos, diz o Evangelho de Lucas, que Jesus veio a Jerusalém com seus apóstolos, e estando eles reunidos e chegando a hora da Ceia; e sabendo Jesus que se aproximava a hora da separação. Sentou-se Ele à mesa com seus apóstolos. Disse-lhes Ele: “Tenho desejado comer convosco esta páscoa”. E munindo-se de uma bacia e de uma toalha, passou a lavar os pés de todos, em sinal de humildade e pureza d’alma. Em seguida retornou à mesa, e, tomando o pão e tendo dado graças partiu-o e, deu aos seus apóstolos, pão que simbolizava toda a Sua Doutrina; e tomando o vinho, rendeu graças a deu-lhes, como essência da Vida do Espírito que deveria vivificar a Sua Doutrina.

Começando Ele o Sermão do Cenáculo, disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Nisto, todos conhecerão que sois meus discípulos. Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas (mundos habitados); se assim não fosse, eu já vos teria dito e eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, O Espírito de Verdade, que o mundo não vê nem o conhece; vós o conhecereis, porque ele estará em vós; mas o Consolador, o Espírito de Verdade, (Como é considerada a Doutrina dos Espíritos) a quem o Pai enviará em meu nome; esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que tenho ensinado”.

Após Jesus ter lhes falado estas coisas e muitas coisas mais, retirou-se Ele com seus apóstolos, para o Monte das Oliveira, onde começaria o seu martírio, narrado por João, nos Cap. 13 a 17.

Grande parte da humanidade, ainda em atraso espiritual, gosta de ficar revivendo esses tristes e lamentáveis acontecimentos, transformando-os em encenações que se repetem todos os anos, atestando a inferioridade de muitas pessoas e, como se quiséssemos vê-lo eternamente crucificado e morto fruto da vaidade, do orgulho de quem se presta a esses papeis. Tempo virá em que somente as lições de humildade, paz, amor e fraternidade, é que serão lembradas sempre quando lembrarmos de Jesus. Nesse tempo a humanidade já terá evoluído e o sofrimento e a morte não serão mais peças programas, encenadas e ainda comercializadas pelas pessoas da Terra, assim como todas as demais formas de mortes praticadas pelos humanos.

Nós, espíritas, não nos atemos a essas comemorações de “Semana Santa”, instituída pela Igreja Romana, por ser apenas uma recordação do povo judeu, onde é mostrado apenas o que de pior aconteceu com Jesus. Para nós espíritas todas as semanas são santificadas porque foram criações de Deus.

Nesta festividade, ficamos alegres por conta da Ressurreição de Jesus, no domingo, ao aparecer a Maria Madalena, fazendo-a portadora da nova revelação aos apóstolos – A IMORTALIDADE. Ressurreição quer dizer: “manifestação, aparição, reencarnação”, palavras que traduzidas em fatos são relatados nos Evangelhos. O que seria o Cristianismo sem as aparições de Jesus?- Seria possível que a Doutrina por Ele ensinada tivesse por finalidade a morte, o nada?- Ele mesmo não falou da continuidade da vida, quando disse a Nicodemos, que ele deveria nascer de novo!  Foi essa prova da Imortalidade que Jesus deu que despertou nos apóstolos a fé verdadeira, vencendo a timidez, dando-lhes a coragem e a determinação para saírem a enfrentar todas as dificuldades, e anunciar a todas a todos os povos, a palavra do Filho Vivo de Deus, e os esplendores da Vida Eterna. . .

A páscoa representa para os judeus, a libertação do cativeiro do Egito; o domingo da ressurreição, é para os cristãos, a libertação da ignorância, comprovando a existência da Vida Espiritual, após a alma se libertar da existência terrena, desencarnar, ou morrer.

Portanto, neste domingo devemos celebrar a Ressurreição de Jesus, lembrando o Mestre Amado, não como um morto, mas como a verdadeira Vida; não como uma sombra, mas como um extraordinário facho de Luz; não em agonia, mas em Harmonia e Paz; não com tristeza, mas com imensa alegria; pois Ele mesmo afirmou: “Eu sou o Pão da Vida” – “Eu sou a Luz do mundo” – “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vai ao Pai senão por mim”. Se quisermos segui-lo, devemos amar a Deus, amar a nós mesmos e amar ao nosso próximo, essa é a grande Lei... 

Fontes:
Velho e Novo Testamento
Novo Testamento

Jc.

S.Luís, 17/4/2014
Refeito em 12/9/2017

ALGUMAS MENSAGENS




 
“A existência é como um livro; alguns capítulos são felizes; outros são tristes. Mas se você não virar a página, nunca vai saber o que o próximo capítulo encerra...”
“O tempo pode passar e levar com ele as horas, os dias e até os anos; mas os momentos, sentimentos e as pessoas que guardo no coração, essas ninguém conseguirá levar, nem mesmo o tempo...”
“De todas as pessoas que consideramos amigas, as mais valiosas são as que chegaram antes do dinheiro e as que ficam depois que ele acaba.” 
                                                                    André Gomes

As pessoas costumam dizer:  “Não vivo sem carne.”  -  Quem não vive sem carne é como o animal irracional, já que a carne que comemos é do corpo dele e não do nosso... 

A única mulher que sabe onde o seu marido está... É a viúva.

O barco não afunda pela água que está ao seu redor.  O que pode afundar o barco é a água que invade o seu interior. Assim como o barco, não importa o que estiver acontecendo ao seu redor. O que importa é você não permitir que o que está  acontecendo não invada o seu interior e lhe coloque para baixo e faça com que sua confiança e existência naufrague...                 
                                                                                                                                                                                                                  
Observe os sete “Nãos”:     1º Não reclame      2º Não critique                                                              
3º Não julgue       4º Não se sinta incapaz          5º Não desista,
 6º Não olhe para o ontem    7º Não deixe de ter fé em Deus...

Eu reconheço que todos os dias, tenho algo para aprender, algo para esquecer e muitas coisas para agradecer...

NÃO  LEVAMOS  NADA  DO  MUNDO
Um homem estava morrendo e ao se dar conta, viu que Jesus tinha uma maleta nas mãos e se aproximava dele. E Jesus então lhe disse:  Bem filho, está hora de irmos.
O homem assombrado, perguntou:  Já? Assim tão rápido? Eu ainda tinha muitos planos...
Jesus respondeu:  Sinto muito, mas é a hora de sua partida.
O homem intrigado perguntou: O que tem na maleta?
Jesus respondeu:  Os seus pertences.
Meus pertences, perguntou o homem? Minhas coisas, minhas roupas e meu dinheiro?
Jesus respondeu:  Esses nunca foram seus, eram da Terra.
O homem voltou a inquirir:  Então são as minhas recordações?
Jesus retrucou:  Elas nunca foram suas; elas eram do tempo.
O homem disse:  Então são os meus talentos?
Jesus respondeu: Esses não pertenciam a você, eram das circunstâncias.
Então o homem cheio de medo, tomou a maleta de Jesus e ao abri-la observou que estava vazia...
Com lágrimas de desapontamento brotando de seus olhos, ele perguntou:   Então, eu nunca tive nada?
Jesus lhe respondeu: Teve os momentos que você viveu foram seus. Porém, nada do que você acreditou lhe pertencer...    Não era seu. Só lhe acompanha na viagem, o que você fez de bem, e por não ter feito nada, a sua maleta esta vazia. Do que for do mundo, você não pode trazer nada...
Quem não luta e não vence, detesta ver outros vencerem.
Quem não faz nada, detesta ver os outros fazerem.
Quem não tenta, detesta ver os sonhos dos outros se realizar.


Reflexões:

O dia mais belo;   Hoje     
A pessoa indesejável;  A Mentirosa
O maior obstáculo;   O Medo       
O maior erro;  O Abandono
A raiz dos males;  O Egoísmo      
A pior  derrota;  O Desânimo
A melhor distração; O Trabalho   
O que lhe faz feliz;  Ser útil
O pior defeito;  O Mau Humor        
A coisa mais fácil;  Errar
O maior remédio; O Otimismo 
O mais necessário;  O Lar
A primeira necessidade; Comunicar-se
Os melhores professores; As crianças
O sentimento mais ruim;  O Rancor
O presente mais bonito;  O Perdão
A rota mais rápida; O Caminho Certo
A sensação mais agradável;  A Paz Interior
A melhor sensação;  O Sorriso
A maior satisfação;  O Dever Cumprido
As pessoas mais necessárias;  Os Pais
A força mais potente do mundo;  A Fé
A mais bela de todas as coisas; O AMOR!
O que é mais necessário no nosso dia;  DEUS!

“Saudade é um sentimento que não tem medida; é um vazio que só se pode preencher com a lembrança...”


OUÇO  DEUS

Ouço Deus, no murmúrio das águas dos rios
Ouço Deus, no furor dos ciclones bravios,
Ouço Deus, no cantar matinais dos pardais
Ouço Deus, no lamento de pobres mortais;

Vejo Deus, nas estrelas perenes de luz
Vejo Deus, no esplendor que a alvorada traduz,
Vejo Deus, no suave perfume da flor
Vejo Deus, no adeus, do companheiro na dor;

Sinto Deus, na saudade que evoca lembranças
Sinto Deus, no morrer de febris esperanças,
Sinto Deus, na tristeza de ver-te partir
Sinto Deus, na tua volta, irmão, a sorrir.

Ouço Deus, no murmúrio das águas dos rios
Ouço Deus, no furor dos ciclones bravios,
Vejo Deus, no suave perfume da flor
Vejo Deus, no adeus, do companheiro na dor,
Sinto Deus, na tristeza de ver-te partir
Sinto Deus, na tua volta, irmão, a sorrir...

Autoria: Desconhecida
Edição:  J.U.Canôas - Internet




“Uma nação que coloca seu destino político nas mãos de 11 advogados, com toga de ministros do STF, não eleitos pelo povo, não merece o nome de democrática.” 
                         Juiz Antonin Scalia, da Corte Americana.
=====
Carta enviada aos senadores Eunício Oliveira, Roberto Rocha e João Alberto Souza, na data abaixo, por meio de E-mail e pelo Correio.

                                        São Luís, 25 de março de 2018
Senhores Senadores:
Eu conheço duas enfermeiras universitárias; uma delas, após vários anos no trabalho como enfermeira, foi agredida por familiares de um paciente, ficando ferida na mão e com depressão. Em virtude do fato e para melhorar a sua situação formou-se também em dentista e mudou de profissão por ser menos perigosa e nessa profissão se aposentou. A outra, apesar de ser convidada para cursar medicina resolveu se formar em Administração de Empresas. Trabalhando no setor de Pessoal ficava muito abalada quando recebia ordem para dispensar algum trabalhador, que implorava a ela, para não ser dispensado porque precisava para sustentar a família. Como ela não podia atender e por se sentir mal, resolveu pedir demissão e foi estudar enfermagem para ajudar e não prejudicar as pessoas. Atualmente desempenha a função de enfermeira em dois setores, em virtude da sua vocação, dedicação e carinho aos seus pacientes, num hospital de Curitiba. Se não fosse por sua vocação, já teria mudado também de profissão em virtude da baixa valorização do profissional de enfermagem. O que é pago aos enfermeiros que cuidam dos enfermos e idosos é uma verdadeira injustiça. Para eles não existem as folgas de fins de semanas e feriados, nem nos dias de carnaval, dia das mães, nem nas festas natalinas Os doentes não podem esperar... Senhores políticos, vejam como são pagos os profissionais de saúde, com exceção dos médicos, e procurem melhorar a situação deles e lembrem-se de que um dia, vocês ou seus familiares poderão precisar dos cuidados deles... E certamente gostariam de ser atendidos por profissionais capacitados e felizes que se sentissem renumerados condignamente pelos serviços prestados aos seus pacientes, que merecem ter um bom atendimento.
Ajudem na votação e aprovação do PLC-130/2011 que se encontra aguardando apenas a aprovação no plenário do Senado, juntamente com o Projeto de Lei nº 349/2016 sobre a aposentadoria dos enfermeiros, e que está pronto para a aprovação do plenário, desde 27/11/2017.
Respeitosamente, Jurandy Castro – (ortsac1331@gmail.com)     (http://ortsac13.blogspot.com)                                       

=====
AMEAÇAS  E  ATENTADO
A mídia está explorando as ameaças ao ministro Edson Fachin do STF e o atentado contra a caravana dos “companheiros” do marginal Lula; porém ninguém levantou a seguinte hipótese: 1º O atentado ao ônibus ocorreu no Paraná, depois da ameaça ao ministro. 2° A ameaça ao ministro e o atentado ao ônibus a quem beneficia? 3° A ameaça ao ministro pode ter sido uma jogada política para dar veracidade ao atentado contra o ônibus; fazer a desmoralização da Polícia do Paraná (principalmente à Operação Lava Jato), e favorecendo a quem? 4° Quem planejou os dois acontecimentos, quis fazer de vítima, alguém, e também assustar e desmoralizar o ministro que pode concordar com a prisão de quem?
Será que ninguém pensou nisso? A mídia e o povo podem estar sendo manobrados em uma nova jogada política para beneficiar quem?... O HOMEM MAIS HONESTO DESTE MUNDO, DEPOIS DE JESUS. Tudo isso não passa de fruto da ganância de um ser humano sem valores morais...
Jc.

São Luís, 28/3/2018