segunda-feira, 20 de agosto de 2018

MAR DE LIXO





 
A notícia de que a Grande Mancha de Lixo do oceano Pacífico, constituída do mar de plástico, já ocupa uma área de 16 vezes maior do que era estimado, e necessita da urgência de uma solução para o problema dos resíduos plásticos, os principais poluidores dos mares. A existência moderna é inimaginável sem os plásticos. Eles estão em praticamente todos os produtos tecnológicos que caracterizam a civilização atual.
A lista é infindável: computadores, celulares,  televisões,  e até aviões, carros e contêineres, assentos de privada, afora os muitos produtos descartáveis como pratos, canudos, garrafas, botas, cordas, embalagens, cotonetes e redes de pesca. Não há dúvida de que ele é um produto útil, durável e versátil. Porém, é incontestável que os plásticos são uma praga ambiental, que contamina todo tipo de ambiente na Terra. Somente nos oceanos, estima-se que sejam despejados oito milhões de toneladas de plástico a cada ano.
Esse volume se espalha por todos os oceanos do planeta, com destaque para a chamada Grande Mancha de Lixo do Pacífico,  localizada entre a costa oeste dos Estados Unidos e o Havaí. Essa “ilha” de entulhos está crescendo mais rapidamente do que se previa. Uma pesquisa recente, publicada na revista científica “Scientific Reports”, constatou que ela tem cerca de 80 mil toneladas de plásticos descartáveis, em uma área de 1.6 milhões de quilômetros quadrados, maior do que o estado do Amazonas (1.559.159 km2) e quase duas vezes e meia a França (643.800 km2) O estudo também concluiu que a mancha ocupa hoje uma área 16 vezes maior do que se estimava.
De acordo com o oceanógrafo Laurent Lebreton,  da fundação holandesa The Ocean Cleanup, que desenvolve tecnologias para extrair a poluição dos oceanos e realizou a pesquisa, a situação está pior a cada dia. Segundo ele, cerca de 20% dos resíduos podem ter chegado à região, após o terremoto e tsunami de 2011 no Japão. Para fazer esse trabalho, os pesquisadores contaram com o apoio de 30 navios, várias aeronaves e imagens tridimensionais obtidas do alto e na superfície. Além disso, 1.2 milhão de amostra foram coletadas. Em todos os oceanos, estima-se que esse número chegue a 5.25 trilhões, com um peso total  de cerca de 290 mil toneladas.
Segundo a pesquisadora Daniela Gadens Zanetti, essas partículas estão presentes em todos os habitats marinhos, desde a superfície oceânica até o fundo dos mares, e estão disponíveis para todos os níveis da cadeia alimentar, dos produtos primários aos superiores. Um albatroz encontrado morto foi achado com o interior repleto de plástico. “Um relatório de 2016 da Organização das Nações Unidas, estima que mais de 800 espécies marinhas e costeiras são afetadas pela ingestão desses plásticos, além disso, esses resíduos têm um efeito adverso nas indústrias de pesca, navegação e turismo. Esse relatório avalia o custo da poluição causada pelos detritos marinhos em US$-13 bilhões”.
Sandra Tédde Santaella, do Instituto de Ciências do Mar, da Universidade do Ceará, informa que o problema vai bem além dos plásticos. “Eles são mais visíveis e por isso mais lembrados”, mas aos oceanos chegam vários tipos de resíduos com o tempo de degradação muito elevado, como pontas de cigarro, latas, fraldas descartáveis, vidro, tecidos, pneus, etc.” Seja como for, os plásticos compõem o grosso da poluição marítima. Um estudo que vem sendo realizado desde 2012, pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, em parceria com o Instituto Socioambiental dos Plásticos, que reúne entidades e empresas do setor, constatou que mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileira é composto por itens feito desse material. Dessas praias, as mais poluídas são Boraceia e Itaguaré, Praia do Francês e Taquari. O estudo   também mostrou que em São Paulo, o maior volume de lixo se acumula nas dunas ou restingas e é proveniente das atividades de pesca.  Já no Nordeste, esse material é encontrado na areia seca da praia e é proveniente do turismo.
Diante desses resultados, não é de se estranhar que o Brasil ocupe a 16ª posição no ranking dos países mais poluidores dos mares, segundo um estudo realizado por pesquisadores americanos e divulgado em 2015. Aqui, todos os anos são lançados nas praias entre 70 mil e 190 mil toneladas de materiais plásticos descartáveis. Para Sandra, o Brasil é um grande poluidor porque não há educação, conscientização, sensibilização, legislação, orientando e punindo os que lançam os resíduos nas praias. “Somos todos omissos e culpados, tanto população como o Estado”, conclui ela. Para o professor Sandro Mancini da Unesp, o problema do lixo no geral, é bem
complexo e ainda sem solução. “Se mal conseguimos resolver o problema nas cidades, imagine no mar”. Ele lista cinco condições para afirmar que o Brasil é um grande poluidor dos mares: a- Economia razoavelmente forte; b- Grande população; c- Muitas pessoas vivem morando no litoral; d- Muita troca internacional marítima; e- Falta de um plano e um péssimo gerenciamento do lixo de um modo geral. Falamos muito em “jogar o lixo no lixo” e não acabamos com os lixões.
A mesma pesquisa de 2015 mostrou que a China, a Indonésia e as Filipinas são os países que mais poluem os oceanos, pois descartam 3,5 milhões de toneladas de plásticos por ano. Segundo Sandra, também os resíduos sólidos causam danos à fauna marinha, pois muitos animais morrem enroscados em linhas, sacos e redes de pesca, ou então, por ingestão de pedaços de lixo de diversos tamanhos que ficam no seu trato digestivo por muito tempo e lhes dão sensação de saciedade, levando-os à morte por inanição. Além disso, muitos ficam enroscados nas embalagens plásticas e se ferem letalmente nos resíduos. O mais grave é que a situação tende a piorar. Um relatório recente, concluiu que até 2025, os oceanos estarão três vezes mais poluídos com resíduos plásticos.  Outro estudo tornado público em 2016, no Fórum Econômico Mundial de Davos, informa que até 2050, os mares da Terra terão mais pedaços desse produto do que peixes, por serem materiais que levam mais de 450 anos para serem totalmente decompostos.
“O esforço pode ser inócuo, diante do  aumento desenfreado da produção de plástico que, segundo pesquisas, pode triplicar na próxima década”, de acordo com Lebreton. E concluiu: “É preciso reduzir o desperdício e também criar opções biodegradáveis alternativas e, principalmente mudar a maneira como usamos e descartamos os produtos feitos com esse material”. Se a humanidade não conseguir resolver esse  problema, chegamos a conclusão de que é lamentável que um produto que traz tantos benefícios à Humanidade, possa também trazer tantos prejuízos ao mundo em que vivemos.
Fonte:
Artigo de capa da Revista “Planeta”- 5/2018
+ Pequenos acréscimos

Jc.
São Luís, 20/5/2018


C U R I O S I D A D E S




 
As crianças são como as borboletas ao vento; umas voam rápido, outras voam pausadamente, mas todas elas são do seu melhor jeito. Cada uma é diferente da outra, cada uma é especial, cada uma é linda: crianças e borboletas nos alegram os olhos e muitas vezes também o nosso coração...
Cooperação
Cooperar é trabalhar em conjunto dando o melhor de si mesmo para atingir um determinado objetivo. Nada conseguimos realizar sozinho. Na existência, necessitamos um dos outros e nada se faz sem que exista cooperação. Cada pessoa tem uma parcela de responsabilidade e tarefas que sempre lhe compete executar para que tudo funcione a contento.
Por exemplo: o pão quentinho que você tem em sua mesa todos os dias, sem pensar de onde vem, é o resultado do trabalho de muita gente em áreas diferentes. Quer saber como? O agricultor prepara a terra, coloca as sementes de trigo no subsolo; quando elas brotam, retira as ervas daninha para que as plantas cresçam fortes e sadias. Depois de algum tempo, ele faz a colheita, e os grãos são transportados para o moinho, sendo triturados para virar farinha de trigo. Em seguida, a farinha vai para a padaria; o padeiro prepara a massa e depois a leva ao forno para assar. Somente então, sua mãe vai à padaria para comprá-lo, a fim de que você possa saboreá-lo na hora do café ou lanche.
Viu só quanto trabalho? Cada qual cooperou de forma diferente! Também acontece o mesmo com as roupas que você veste. Alguém planta o algodão, faz a colheita, manda o produto para a fábrica de forma que o algodão se transforme em fio, e com o fio faz-se o tecido, que a costureira vai transformar em peças de roupa, que serão vendidas em lojas, e que sua mãe compra para você usar. Quanto trabalho, não é?
Todos trabalham e cooperam para que nós tenhamos uma existência melhor e mais confortável. Muitas outras pessoas trabalham na construção de casas que irão nossa abrigar; na pavimentação das ruas das cidades para que tenhamos maior conforto, na manutenção do serviço de energia elétrica para que possamos ter a luz em casa, na canalização da água para o
uso doméstico, no serviço da rede telefônica para facilitara nossa comunicação com as pessoas, etc.  Pense e descubra quantas coisas mais existem tornando a nossa existência muito melhor, mais confortável e que dependem do esforço conjunto de muitas pessoas.
E você, meu amigo ou amiga, já está colaborando para o bem geral? Na escola ou no serviço está ajudando o seu próximo? Na rua, cooperando para manter a cidade limpa? Em casa, está ajudando nos serviços domésticos? Se você faz isso, está de parabéns! Se você não colabora, é tempo de começar. Sempre podemos dar nossa parcela  de cooperação para todos vivam satisfeitos e em harmonia. Quando enfim, todas as pessoas estiverem convencidas da necessidade de contribuir para o bem geral, a sociedade em que vivemos será melhor e o nosso mundo viverá uma nova era de paz e de prosperidade.
===
“Nas horas difíceis, jamais abaixe a sua cabeça, porque a solução do problema não está no chão, mas sim, na vontade de Deus, que está no Alto...”
===
“Vocês querem, então vou reconhecer “esse” sindicato como partido (PT). Mas não esqueçam que um dia “esse” partido chegará ao poder e lá estando, tudo fará para instituir o Comunismo. Nesse dia, vocês vão querer tirá-lo de lá e será a custa de muito SANGUE BRASILEIRO.”
(Palavras de João Batista de Oliveira Figueiredo, na reunião do gabinete, realizada em 1980.)
===
O importante da existência são os sorrisos que você despertou, a caridade que fez, e o amor que você plantou. O resto são apenas detalhes!
===
“A nossa felicidade independe do dinheiro, do emprego  ou do casamento. A felicidade é o estado interior que nós  logramos  pela  consciência em  paz,  pelo  caráter
reto e pelo trabalho digno.”        Divaldo Franco
===
“A grandeza do ser humano pode ser medida pela sua capacidade de serviço ao próximo, de humildade e de amor.”                                         Joanna de Ângelis
===
Qualquer homem faz um filho, mas somente aquele que cumpre de verdade a sua função, pode ser considerado um verdadeiro pai...
===
“Existem situações e lutas que pensamos não sermos capazes de vencer... Mas temos um Deus que faz o impossível sempre acontecer. Faça você por onde merecer...”
===
“A cura de qualquer doença não é um processo imediato. Muitas pessoas que procuram o Centro Espírita querem sarar depressa... Ora, às vezes o problema se arrasta conosco há séculos, e não será através de um único passe que iremos solucioná-lo. Precisamos ter paciência, e que o nosso desânimo não complique ainda mais a nossa situação”.  Chico Xavier                                                   
===
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim...”                                                Chico Xavier
===
“Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste ainda se fosse eu o ofensor. Magoar alguém é terrível. Planejar a infelicidade dos outros é causar com esses pensamentos, um abismo para si mesmo. O bem que praticares em algum lugar, é o teu advogado perante a Justiça Divina.”
                                                            Chico Xavier
===
“Nunca se culpe por ter errado; nunca se culpe por ter ajudado; nunca se culpe por ter acreditado na bondade humana, na amizade verdadeira e no amor eterno. Estamos no mundo para perder, mas muito mais para ganhar...”
                                                          Chico Xavier
===
“A pior ambição do ser humano é querer colher os frutos daquilo que nunca plantou”.
                                                              Charlie Chaplin
===
Hoje temos uma mensagem para alguém muito especial. A você que teve um dia bastante atarefado. Que passou horas à espera de um ônibus para levá-la ao serviço ou para ir às compras. A você que levantou bem cedo, arrumou a casa, fez o café da manhã, depois deixou as crianças no colégio e ainda teve tempo para uma pequena oração a Deus. A você que luta diariamente contra o relógio, pois necessita de todo minuto para cumprir suas tarefas. A você que, seja qual for á cara do marido, dos filhos e dos vizinhos, ainda tem tempo para sorrir. A você que espera um agradecimento, um pequeno agradecimento, pelas grandes coisas que faz. A você que trabalha e dá um duro e, ainda assim, não reclama jamais.
Esta mensagem é só para você, não é para dividi-la com ninguém. É uma mensagem de agradecimento de paz e de amor. De agradecimento por tudo o que faz em seu lar sem salário nenhum; de paz, por sua maneira de ser, de tratar os outros com muita bondade; de amor por ser uma verdadeira mulher que tem carinho por todos sem esperar retribuição; por dar muito mais do que recebe; por ser aquela em quem se pode confiar, porque dela, só boas coisas virão. A você, esposa, mãe ou irmã, que tratar a todos com muito afeto e com amor é que é destinada esta mensagem de agradecimentos. . .
==
“Sonho com um dia em que todos os seres humanos compreenderão que foram criados para viverem como irmãos...”
                                                                 Nelson Mandela
==
“A existência é como uma roda gigante: quem está em cima não deve pisar quem está em baixo; pois, mais cedo ou mais tarde a roda da vida vira e estaremos por baixo...”
==
Deus sempre nos ampara, dizendo: “Ainda que não me vejas, cuido de você;  ainda que não me sintas, estou a lhe proteger; ainda que não creias em Mim, lhe amo, e ainda que as vezes duvides , Eu sempre estou ao seu lado...”
==
“O nosso maior inimigo é o nosso próprio pensamento; quando ele fica fixo em uma ocorrência que nos magoou, nos irritou ou nos aborreceu. Pior acontece quando nossa atenção fica buscando algum meio para revidarmos ou nos vingarmos. Nessa situação geramos energia maléfica, envolvendo todo o nosso psiquismo.  Que fazer então? -  É simples: Diga a você mesmo, algumas vezes:  “Estou em Paz”, procurando sentir essa sensação em todo seu corpo. Deixe-a se instalar na sua mente e assim, pacificado, desenvolva um estado interior de amorosidade e de perdão incondicional.  E sempre que “aquilo” voltar à sua mente, repita o procedimento indicado...”
===

Acredite...
Quando nossos sonhos se acabam fica um imenso vasio ... Uma vontade de parar... De desistir de tudo... É um período difícil, em que as horas, os dias e até o mês são longos demais... Não conseguimos progredir... Falta á vontade... Falta a motivação e nos fechamos para tudo e para todos, como se nada mais importasse, nada mais tivesse algum valor e vamos desistindo pouco a pouco... Por que será que muitas coisas que acreditávamos chegam ao fim?
Acreditávamos na felicidade eterna e muitas vezes, ela não passa de um pequenino momento... Tempo suficiente para deixar uma saudade infinita...  Então surge um novo dia... Um novo sonho começa a dar o ar da sua graça... Vem chegando de mansinho... Tentando abrir o nosso coração, pois estamos trancados com um enorme medo de sofrer de novo; mas mesmo assim, o novo sonho vem chegando... Trazendo tudo de novo... E como todo novo, é regado de novidades que fascinam, mexendo com as emoções adormecidas... Trazendo de volta a emoção de recomeçar, de viver, de amar!
Nessa hora, quando tudo ressurge, podemos avaliar melhor a existência... Temos que transformar cada pequenino instante em grandes momentos... Eliminar tudo o que maltrate o nosso corpo e o Espírito, e dar lugar somente ao que nos engrandece como verdadeiros filhos de Deus! E se os nossos sonhos estiverem nas alturas, não nos preocupemos... Eles estão no lugar certo. Devemos então construir os degraus e SUBIR!  Nunca desistir de ser feliz! E para isso, basta apenas uma palavra do Bem, para mudar o dia de alguém...

Fonte:
Internet e outras
+ Modificações e complementos.

Jc.
São Luís, 15/8/2018