quinta-feira, 20 de setembro de 2018

OS RICOS E OS POBRES





 
Desigualdade das riquezas é um dos problemas que sempre se procurou em vão resolver, considerando-se apenas a existência atual. A primeira questão que se apresenta é esta:  Por que todos os seres humanos não são igualmente ricos? – Não o são por uma razão muito simples:  É que eles não são igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem moderados e previdentes para conservar. Aliás, se a fortuna fosse igualmente repartida, daria a cada qual uma parte mínima e insuficiente; que, supondo-se essa partilha feita, o equilíbrio estaria rompido em pouco tempo, pela diversidade da capacidade e das aptidões, e supondo-se ainda, cada um tendo apenas do que viver, isso seria o aniquilamento de todos os grandes e necessários empreendimentos e descobertas que concorrem para o progresso e o bem estar da humanidade. Por outro lado, cada pessoa possuindo o mesmo que os outros, não mais se sujeitaria a trabalhar para ninguém e quem iria produzir os alimentos e tudo o mais que todos precisam?
A fortuna é um poderoso meio de ação para o progresso e Deus não quer que ela fique muito tempo improdutiva, razão porque a desloca sempre,  porque cada um deve possuí-la para experimentar o bom uso que dela deve fazer, sendo que cada um a possui a seu turno: quem não a tem hoje, já a teve ou terá numa outra existência, e quem a tem agora, poderá não tê-la mais amanhã. Porém, a verdadeira propriedade ou posse o ser humano só possui, aquilo que deve levar deste mundo. O que ele encontrou ao chegar, e o que deixa ao partir, somente se serve do uso durante a sua permanência na Terra. O que possui ele então? –   tudo aquilo que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais, eis o que traz e o que leva e que não está no poder de ninguém lhe  tirar, e que lhe servirá mais ainda no mundo espiritual.
A riqueza que Deus permitiu ser acumulada deve ser utilizada para permitir a outras pessoas o trabalho nobre, pois quem tem riqueza e não sabe ajudar o próximo é pobre; quem guarda com avareza os dons que recebeu de Deus é pobre; quem não sabe dar uma palavra de conforto ou um sorriso de encorajamento, é pobre, quem só possui bens com egoísmo e ganância também é um pobre.
Não se diga jamais que é pobre, porque as condições de liberdade, de saúde, da visão, da audição, da fala, da locomoção  e outros dons são uma riqueza que temos e que muitos desejariam poder ter. Experimente apenas fechar os olhos e finja ser cego. A pobreza não é a falta de dinheiro: a pobreza verdadeira é a falta de compreensão. Todo aquele que compreende a vida espiritual e a existência material, que sabe dizer uma palavra de conforto, que sabe estender a mão ao que sofre, que ajuda com um copo d’água ou com um pão é rico, muito rico de bondade.
Não deseje o que pertença á outra pessoa e nem queira viver dependendo de outra pessoa; tudo o que é seu, por direito divino, lhe há de chegar às suas mãos, na hora oportuna. Procure trabalhar, confiante no Pai Celestial, e não fique ocioso esperando que as pessoas ou governos tenham a obrigação de sustentá-lo e aos seus familiares. Quem assim procede é um parasita que vive a sugar os recursos do trabalho de outras pessoas e atrasando o progresso da Nação.
A verdade é que muitos que vivem na indolência acham que os governos devem sustentá-los por serem pobres, quando o certo é os que governam, criarem condições para que cada pai ou mãe de família, tenha uma ocupação para garantir-lhes as condições de uma existência normal. Certamente não somos contra a assistência social para amparar aqueles que realmente são necessitados, mas prometer bolsas e mais bolsas sem uma averiguação do verdadeiro estado do cidadão beneficiado, isso é pura e simplesmente demagogia, para não dizer compra de votos e deveria ser proibido.
Estamos em época de eleições e os políticos ficam prometendo aos eleitores, ajudas e bolsas de todos os tipos que imaginam na esperança de receberem os votos que os elejam, e depois as promessas feitas se evaporam, e só vão ser novamente prometidas nas próximas  eleições. Como certos brasileiros gostam de ser enganados pelos políticos “promessinhas”.
Enquanto isso, as poucas verbas destinadas aos estados e municípios que são direcionadas à Saúde e à Educação, para benefício de todos os cidadãos,  não são fiscalizadas rigorosamente a aplicação dos recursos, o que ocasiona serem desviadas para outras finalidades.  

Fonte:
Livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”
Livreto “Minutos de Sabedoria”
+ Acréscimos

Jc.
São Luís, 17/9/2018

A SITUAÇÃO DO NORDESTE NO BRASIL




 
No Brasil, atualmente, são idealizados projetos de grandes obras, não com o propósito de trazer benefícios para o país e melhoria para as populações, mas sim, com a finalidade de serem destinadas vultosas verbas, para que elas sejam desviadas dos seus propósitos, com mínimos gastos nas obras, para enganarem e explorarem os que contribuem compulsoriamente com uma carga enorme de impostos, e o restante dos recursos, vão para os partidos ou nos bolsos dos políticos corruptos, juntamente com os contratados para realizarem as obras, que apenas têm início e não são concluídas, mesmo que acrescentadas com alguns aditivos contratuais, e o custo da obra vai subindo, subindo sempre.
Como exemplo, dou a situação da Refinaria Premium, que deveria ser construída no município de Bacabeira-MA,  anunciada  que foi pela Dilma e colocada  a pedra fundamental pelo Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e que nunca saiu do papel. Mas sempre nos anos em que há eleições, para garantir a sua reeleição, o ex-ministro volta ao assunto da Refinaria, garantindo que dessa vez ela vai ser construída. Essa enrolação já vem se perpetuando há vários anos. Outro exemplo negativo é a situação em que se encontra o Canteiro de obras da Transposição do Rio São Francisco, que foi visitado por Lula quando presidente e Dilma, que deveria estar concluído em 2010, levando benefícios a vários estados e a milhões de nordestinos, propiciando a fixação das populações em sua terra natal, mas que, infelizmente, são obrigados a se sujeitarem a essa situação de dependência da mendicância, quando na verdade deveriam estar produzindo, com a água que deveria ter chegado há oito anos em suas localidades. O mesmo está acontecendo com a Ferrovia Transnordestina, que devia sair da cidade de Elizeu Martins-PI, no sentido de Salgueiro-PE, aonde se dividiria em dois braços, um seguindo no sentido do porto de Pecém-CE, e o outro rumo ao porto de Suape-PE., e que traria uma grande economia para esses estados, que deveria estar também pronta em 2010, mas, infelizmente, foi abandonada pelo governo federal, após ter dado prejuízos aos nordestinos, com a destruição de vilas e casas para dar lugar aos trilhos, sem que até hoje os que foram prejudicados tenham recebido a indenização pelos terrenos e casas. Lembramos ainda da Ferrovia Norte/Sul, que deveria fazer a ligação da cidade de Belém-PA, passando pelos estados do Maranhão, Tocantins, Goiás, até a cidade de Panoramas-SP, que vêm se arrastando desde o governo de Sarney, e até hoje também não concluída pelo governo federal, que geraria uma economia de custos de transportes sem precedentes no país. Essa foi á maneira que os governos do PT trabalharam com as classes sofridas do Nordeste, que em vez de lhes dar condições dignas de vida, lhes oferecem uma esmola mensalmente, e transformam as pessoas honestas e trabalhadoras, em parasitas e em eleitores dependentes, para lhes garantir o poder.
Com raras exceções, hoje no Brasil não existem mais pessoas de moral e honestidade, cuja palavra dada, antigamente, era recebida como garantia e um fio do bigode ou barba representava o fiador do compromisso, porque a impunidade a ganância fez com que a corrupção se espalhasse pelo país e se tornou uma prática normal e ás vezes até elogiada com os títulos de “vivo” e “esperto”, principalmente nos meios políticos. Desde o tempo do império essa situação vem se manifestando, o que obrigou Ruy Barbosa a dizer certa vez: “que de tanto ver triunfar a nulidade, o cidadão sente vergonha de ser honesto”. Hoje, vivemos o agravamento dessa situação, pois não existe um dia em que não vemos na televisão, lemos nos jornais e revistas, casos e mais casos de corrupção, furtos de bilhões, em virtude da impunidade reinante no país.
Os poderes constituídos do país estão falidos, corrompidos, desacreditados pelo povo que não mais acredita em justiça, até mesmo no S.T.F., com raríssimas exceções. Parece que não há mais esperança...
Fazendo parte da população deste país, e acreditando na Bondade Divina que tudo preside, tenho certeza que essas gerações corruptas irão desaparecer e outras gerações virão substituir as atuais, com propósitos altruísticos e fraternais, porque para o Brasil, está destinado o papel de “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”. Até lá, precisamos analisar o que é bom para nós; se continuamos a aceitar pacificamente essa vergonhosa situação de mendicância e dependência, ou se vamos reagir protestando e afastando esses políticos que prejudicam o país e as populações nordestinas. As eleições estão chegando e convido os irmãos nordestinos a darmos um basta a essa situação, não reelegendo aqueles que não se importam com o país e suas populações, visando apenas a si mesmos, ou baixamos a cabeça e aceitamos a situação humilhante que os governos do PT nos submeteram, durante anos, na condição de párias em vez de cidadãos, em nosso próprio Brasil.   NÃO PRECISAMOS MAIS DE ESMOLAS...  DÊ UM BASTA A ESSA SITUAÇÃO NÃO VOTANDO MAIS NO CONTINUISMO DO GOVERNO. VOCÊ NORDESTINO COMO EU, VAMOS RENOVAR O NOSSO PAÍS, ELEGENDO NOVOS CANDIDATOS QUE REALMENTE DEMONSTRARAM TER CAPACIDADE DE ADMINISTRAÇÃO EM SEUS ESTADOS, E NÃOTROQUE O SEU VOTO POR UMA MÍSERA AJUDA QUE OS COLOCA EM SITUAÇÃO VEXATORIA E SEM DIGNIDADE. DEUS COM CERTEZA VAI LHE DAR OUTRA CONDIÇÃO E AMPARÁ-LO A SOBREVIVER, PARA QUE VOCÊ NÃO NEGOCIE O SEU VOTO E A SUA CONSCIÊNCIA...

Jc
São Luís, 11/08/2014  
Refeito em 15/08/2018