domingo, 21 de fevereiro de 2016

ONDE ESTÁ DEUS ? ONDE ESTÁ SUA LEI ?




 Um homem perguntou ao Pontífice durante a visita a um antigo campo de concentração nazista, ao tomar conhecimento dos horrores que ali foram cometidos, onde estava Deus, durante o holocausto, que causou tantos sofrimentos e mortes a centenas de judeus, nessa hora de tanta dor e sofrimento?

Certamente que deve estar em todo o Universo e também em nosso coração  - Sim, está em nosso coração, na nossa sensibilidade, na nossa vontade de minorar e até  eliminar definitivamente o sofrimento alheio.  Está na caridade pura, no amor ao próximo, como nos ensinou Jesus, pois, “fora da caridade não há salvação”.

E é nestes valores que vamos entender que precisamos nos preparar para fazer parte do grande concerto universal, em evolução na Terra, seguindo o roteiro traçado por Jesus.  Precisamos ter no coração a semente divina que nos fará nos sensibilizar de nossos irmãos, menos felizes e buscar pelos impulsos do amor, o socorro de suas necessidades materiais e espirituais, e a pacificação do seu ser, aliviando os seus sofrimentos.

Assim, podemos participar da grande obra de Deus, cumprindo com Sua vontade, nos pequeninos detalhes que a vida nos oferece todos os dias, exercitando a nossa paciência, afabilidade, humildade, caridade, amor, seguindo o exemplo de Jesus que iluminou o caminho para marcar nossas vidas.

Deus está, portanto,  em nossas vidas,  em todos os momentos  em que praticamos o amor ao nosso próximo, que também nos aproxima do amor de Deus...


ONDE ESTÁ ESCRITA A LEI DE DEUS ?

O que se deve entender por Lei Natural? -  Essa Lei é a Lei de Deus. É a única e verdadeira lei para a felicidade do ser humano, indicando-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer, e ele só é infeliz quando dela se afasta.  A Lei de Deus é eterna e rege todas as leis da natureza, sendo, portanto, todas elas divinas, e apropriadas à natureza e ao grau de evolução de cada um, sendo necessário que o ser humano se ajuste a elas para ser feliz.

As leis físicas pertencem ao domínio da ciência que regula o movimento, a aplicação e as relações da matéria bruta. As leis morais que abrange o ser humano em sua relação com Deus e seus semelhantes regem os atos da existência, que influem no estado da alma, através da prática do bem, para sua evolução.

Deus se manifesta de várias maneiras; principalmente nos Dez Mandamentos, que representam as leis de adoração, de trabalho, de reprodução, de conservação, de progresso, de igualdade, de liberdade, de justiça, de caridade e de amor; no santuário íntimo do ser, na meditação, na oração, na execução, na voz interior da consciência, que rege nossa existência, por meio do nosso livre-arbítrio, tornando-nos responsáveis pela escolha que fizermos para o bem ou para o mal.

A Lei de Deus, portanto se manifesta em todas as pessoas; atua em todas as partes do mundo e do universo; a Lei de Deus, finalmente, ESTÁ ESCRITA EM NOSSA CONSCIÊNCIA...


Bibliografia: 
Gustavo fróes
Boletim do SEI
Pequenas modificações

Jc.
São Luís, 11/03/2010
Refeito em 17/10/2015

Nenhum comentário: